Presente em mais de 180 países e líder no segmento de doces no Brasil, a Fini tem como posicionamento ser a marca que cria as boas surpresas do dia a dia. Isso por meio de um extenso portfólio que aposta regularmente em novidades e soma mais de 200 produtos com diversidade de sabores, formatos e texturas, e uma experiência de marca especial em todos os pontos de contato com consumidores, clientes e parceiros. Os carros-chefes são as balas de gelatina (dentadura, banana, ursinho, minhoca, amora e beijo) e o tubes de morango cítrico.
Para o diretor executivo financeiro da FINI no Brasil, Donizeti Ferreira, o país tem potencial e deve melhorar nos próximos cinco anos. “Enxergamos o potencial no mercado brasileiro para os próximos cinco anos e pensamos com otimismo na melhora da economia do país. Portanto, precisamos nos preparar pra isso desde já. O Brasil está no topo do ranking de maiores mercados de candies (balas, chocolates e amendoins) do mundo. Por essa razão, é muito importante para a Fini conseguir manter uma proximidade e afirmar a nossa liderança de mercado. Tendo em vista o potencial do mercado brasileiro, a empresa já está se preparando para expandir a planta fabril, seu portfólio com produtos fixos e sazonais, além de aumentar a presença com quiosques e lojas, canais e parques parceiros, e em pontos de venda”, explicou.
Serão investidos R$70 milhões, entre máquinas, equipamentos e construção, nos próximos três anos. “Com a expansão pretendemos dobrar a capacidade das linhas de Balas de Gelatina e Regaliz”, explicou Ferreira.
O crescimento do faturamento do ano de 2016 foi equivalente a cerca de 25% e o objetivo é que esse aumento seja maior a cada ano. Nos últimos 10 anos, A Fini cresceu em ritmo de dois dígitos por ano. Atualmente a Fini conta com mais de mil colaboradores.
Atualmente, a marca está em aproximadamente 180 mil pontos de venda, 47 franquias e 2 lojas próprias. Todos os produtos encontrados em farmácias e lojas, como as Lojas Americanas, são produzidos no Brasil. Os produtos diferenciados encontrados em franquias e Lojas Fini são importados da Espanha.
“A marca não para de inovar e sempre busca lançar novos produtos e aumentar ainda mais o seu portfólio, de acordo com o gosto do consumidor. A previsão é que lancemos 25 novos produtos neste ano”, comentou.
Grande aposta da FINI é na linha Natural Sweets, que traz à tona um lifestyle considerado saudável e funcional ao consumidor. Ao todo, são oito produtos que fazem parte da linha; a bala de Colágeno, Fibras, Vitamina C, Ômega 3, Mel e Limão, Menta, Ursinhos diet e o chicle de menta.
Outro ponto de importância são as embalagens; o grande desafio é a aposta em novos SKUs, para expandir o target.
História da Marca
Ainda na década de 1980, nasceram as balas em formato de Dentaduras e Minhocas e, depois desse pontapé inicial, surgiram outros produtos como as Regaliz (Tubes, Tiras, Tijolinhos) e chicles. Atualmente a empresa é uma das principais produtoras de guloseimas da Europa.
No Brasil, os produtos desembarcaram em 1998. E, já em 2001, foi inaugurada a primeira e única fábrica fora da Europa, em Jundiaí (SP). O pátio fabril brasileiro tem 60 mil m², opera com quatro linhas de produção (gelatinas, chicles, marshmallows e regaliz) e exporta para a América Latina e África do Sul.
“Somos uma empresa familiar com membros da família fundadora na liderança e no conselho. Começamos há mais de 40 anos, quando D. Manuel Sánchez Cano (que deu origem ao nome da fabricante, a Sánchez Cano) começou a produzir, na cozinha de sua casa, gomas de mascar artesanais. Desde então, evoluiu e inovou nos sabores, que resultaram na construção de uma fábrica na década de 1980. Trinta anos depois do surgimento da empresa, já existiam cinco centros de distribuição na Europa, espalhados pela Espanha e Portugal.”finalizou.
Sempre fui empreendedora desde cedo e a franquia sempre foi o meu foco. Adoro conteúdo deste tipo muito obrigada!
Vou compartilhar com meus amigos!
Ficamos muito felizes que gostou do conteúdo.
E obrigada por compartilhar!