Na história podemos contemplar diversos reis que eram bem-sucedidos pelo estilo de espiritualidade, liderança e vida que adotavam, assim como reis derrotados, fracassados, substituídos em virtude dos mesmos fatores.
Quando um rei se sobressaía aos olhos dos povos, isso acontecia porque ele era uma autoridade que reconhecia, valorizava e dava prioridade às ideias de seus subordinados. Embora o estilo “liderança do Reino” ainda seja pouco conhecido no Brasil, cada vez mais tem se fundamentado pelo mundo.
Essa modalidade de liderança consiste em liderar a partir de preceitos que influenciam mudanças dentro da equipe em que atuam, transformando colaboradores, a organização, os clientes e a sociedade no geral.
A visão oferece uma liderança de excelência e gera colaboradores, times e equipes treinadas para expandir, multiplicar e administrar. Mas para que esse resultado seja possível, é necessário ser um líder capaz de cativar, atrair, satisfazer e “fidelizar os seus funcionários”.
O líder deve se preocupar constantemente com a qualidade do tratamento que oferece aos seus colaboradores, consultando a opinião deles para promover melhorias contínuas, obter novas ideias e atingir resultados mais elevados. Diante disso, o líder tem a oportunidade de crescer em harmonia com as expectativas de sua equipe, formar e capacitar outros para se tornarem líderes também e contribuir com uma gestão que valoriza o capital humano.
A visão embora tenha sido concebida com base Bíblica, analisando conceitos cristãos, observando cases de sucesso e fracasso de reinados e reis egocêntricos e humildes, que serviam o seu povo, entendemos que o conceito é bastante amplo, interessante e claro, benéfico até mesmo para os líderes que não são religiosos, que não praticam a espiritualidade ou sequer acreditam em um Poder Superior.
Isso porque, o assunto carrega um modelo de governo que serve, que entende qual o seu propósito como líder, acima de seus interesses de carreira pessoais. Que estimula a criatividade, o serviço aos subordinados, e a excelência no serviço/atendimento prestado.
A cultura da Liderança do Reino incentiva a criatividade e dá voz aos liderados
Um dos pilares dessa visão é a criatividade, que por sinal está fundamentada e alicerçada em ser um líder a frente de sua época. Por isso, o líder desta modalidade deve ser visto como uma inspiração a ser seguida, um modelo a ser adotado, semelhantemente um estilo que os outros líderes/empresas queiram copiar. Isso implica em dar voz ao time, incentivar a criatividade, treinar outros para se tornarem líderes e futuros sucessores.
Liderança que visa mais o propósito do que o seus próprios ganhos pessoais
Garantidamente, em algum momento da vida você já se questionou sobre qual é o propósito de sua liderança, não é mesmo? Se até agora você não encontrou uma resposta, saiba que a sua maior missão não é só a de obter um retorno financeiro estável que proporcione conforto, qualidade de vida e bem-estar a você e sua família. Isso vai muito além!
Na visão liderança do Reino, todo líder precisa ter um objetivo maior que transcende os ganhos financeiros. Tem a ver com a missão de vida, com o chamado, o propósito de fazer o que faz e o porquê disso.
Tem pessoas que dedicam tempo em ONGs, acreditando que sua contribuição pode melhorar o mundo, outras se dedicam a obras religiosas, a ações sociais voluntárias, e tem também àqueles que entendem que podem melhorar o mundo por meio das funções e cargos que desempenham, como por exemplo o líder que estimula a sua equipe ao crescimento, que motiva e capacita outros a serem melhores do que ele mesmo. Existe um propósito em ser líder!
A partir dos valores pregados pelo Kingdom Business, uma liderança bem posicionada pode se tornar ainda mais forte sabendo que ela já nasceu com um objetivo determinado, bastando apenas ajustar o seu modelo de gestão e abordagem para aumentar as chances de sucesso na hora de liderar.
Os principais Hacks para que a sua gestão tenha o formato Kingdom Business e um sinal de Reino e governança.
- Fortalecer os funcionários em seu máximo potencial: uma liderança do Reino tem como propósito o crescimento contínuo do time, focando em beneficiar cada vez mais pessoas, sejam elas os clientes, os superiores ou os colaboradores. Por isso, um dos princípios desse modelo de liderança é desenvolver a equipe até conseguir o seu máximo potencial, com a finalidade de alcançar melhores resultados em todos.
- Realizar cada tarefa com visão de reino – Nesse sentido, a empresa, o líder e os seus colaboradores devem se esforçar para executar cada tarefa como sendo um ato de serviço ao outro, seja ele um cliente interno ou externo, um superior, subordinado ou colega de trabalho.
- Ter foco no objetivo – E qual o objetivo deste conceito? Simples! É o de potencializar o crescimento da organização para conquistar novos níveis no mercado. Logo, a liderança adota estratégias que aperfeiçoam as competências de seu time, além de disponibilizar as melhores condições e ferramentas de trabalho, pois para uma liderança bem-sucedida, não pode faltar boas condições de trabalho, não é mesmo?
- Criar um ótimo ambiente organizacional – No conceito de liderança Kingdom Business Framework, importa criar uma relação com a equipe em que no ambiente de trabalho ela se sinta confortável, acolhida, aceita, valorizada, reconhecida, confiante e motivada. Com colaboradores bem preparados, a liderança se organiza melhor, gerando mais engajamento e resultados. Dentro da visão de reino na liderança, cabe ao líder criar um ambiente agradável para se trabalha, onde os colaboradores são parceiros, indivíduos felizes em suas funções e local de atuação. Afinal, passamos mais parte do nosso tempo no trabalho do que em nossos lares.
O que você tem feito em sua empresa ou equipe para proporcionar características como essas? Saiba que não se trata de religião, mas de um estilo de vida e forma de liderar, ensinado há mais de 2mil anos por alguém que veio a este mundo para servir e ensinar o amor.
Espero que tenha gostado dessa reflexão e que possa aplica-la em sua vida pessoal e profissional.
Abraço
Marcelo Simonato
Escritor, Palestrante, Mentor e Conselheiro
Especialista em Liderança Humanizada