Evento demonstrou que setores de logística, transportes de cargas e comércio exterior estão preparados para novas perspectivas no mercado
POR: Helmuth Hofstatter
São Paulo, abril de 2019 – Durante sua participação na Intermodal South America 2019, Francisval Mendes, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), anunciou que há uma expectativa de que os portos e terminais em operação no Brasil tenham um crescimento de 3,5% neste ano, movimentando 1,156 bilhões de toneladas.
O evento que promoveu debates e compartilhamentos entre lideranças e representantes do mercado provou que os setores de logística, transportes de cargas e comércio exterior estão antenados e preparados para possíveis mudanças e desafios que podem ocorrer ao longo deste ano.
A LogComex marcou presença apresentando sua plataforma que utilizam a inteligência artificial como principal motor. Para Helmuth Hofstatter, fundador da StartUp e especialista em inovação e logística internacional, os softwares e as tecnologias, dentro da logística internacional, estão se tornando cada vez mais micro segmentadas. “Por isso, a LogComex usa avançados algoritmos para ler e interpretar a informação, a fim de levantar dados mais exatos para os seus clientes”, destaca.
Apesar de todos os bons anseios para o desenvolvimento do mercado, os participantes levaram em consideração os principais planos econômicos e crises mundiais, a fim de analisarem tanto os cenários otimistas quanto os pessimistas, apontando novos e possíveis rumos. “Estamos, também, trabalhando para apontar caminhos de melhoria operacional com uso dos dados e das inteligências preditiva. A partir de milhões de dados geramos insights comerciais, estratégicos e operacionais para nossos clientes”, ressalta Helmuth.
Não é à toa que durante os três dias de participação na Intermodal, a LogComex pôde contar com 116 leads quentes, 727 contatos com grandes nomes do mercado e 8 novos contratos. “Hoje os maiores operadores logísticos do Brasil já são clientes da LogComex que também oferece módulos de automação e tracking dos embarques de importação”, finaliza o especialista.
Sobre a LogComex
A Plataforma LogComex torna as empresas mais eficientes e assertivas nas suas operações de logística internacional. Através de uma tecnologia desenvolvida especificamente para esta atividade, são coletados e analisados milhares de informações diariamente e em tempo real, para indicar previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Paraguai no segmento de importação, exportação, cabotagem no modal marítimo e aéreo e ainda é dividido em quatro módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração, Big Data Analytics e SearchX. Para saber mais, acesse – http://www.logcomex.com/
Sobre Helmuth Hofstatter
Helmuth Hofstatter desenvolveu sua carreira profissional sempre ligado a empresas que atuam no segmento do Comércio Exterior, especificamente ligadas à logística internacional. Foi contratado pelo TCP Terminal de Contêineres de Paranaguá como Coordenador de Projetos TI em que liderou diversas iniciativas que resultaram em melhoria e também de automação de rotinas e processos de um dos mais importantes portos de entrada e saída do país. Em paralelo a essa atividade, o especialista começou a criar a tecnologia que serviu de base para a LogComex, hoje uma das startups que mais cresce e revoluciona o Comércio Exterior Brasileiro.