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Moeda Forte

Logística é principal desafio para o mercado brasileiro de tintas

2 Mins read

POR: Jaqueline Santos – JS Press Comunicação 

Alguns dos maiores desafios a serem conquistados no Brasil são o seu tamanho e a malha logística defasada. Com uma malha viária de 1,8 milhões de km, o transporte de cargas é, fundamentalmente, feito com caminhões. Em um território de 8,5 milhões de km², o envio de mercadorias de uma extremidade a outra do Brasil pode acabar levando até 7 dias.

Levando em consideração que, no mercado de tintas, os grandes fabricantes se concentram nas regiões sul e sudeste, os custos de transporte para as regiões mais afastadas acabam gerando valores maiores do que o próprio produto a ser vendido. Sendo que 40 a 50% de uma tinta é formada por água, realizar o transporte apenas de insumos já acaba gerando um grande ganho e uma melhora na razão custo/benefício de se fabricar a própria tinta.

Além disso, os comerciantes se veem obrigados a terem um estoque regulador maior, com grandes áreas de estocagem e a incerteza de desovar os produtos em um prazo razoável. Em uma média conservadora, sabemos que em torno de 3 a 5% dos produtos estocados acabam vencendo antes da sua comercialização. Este problema é agravado pela grande variedade de cores e produtos.

Assim, as lojas também acabam não sendo competitivas para o mercado de construtoras e, inevitavelmente, endividam-se ano após ano por metas agressivas de vendas que não conseguem atingir.

Qual seria a saída, então? Para muitos, a ideia de iniciar e administrar uma indústria acaba sendo assustadora. Porém, foi baseado nestes pontos que a Franpaint nasceu. Enxergamos um potencial muito grande de redução de custos e aumento de lucratividade para os lojistas.

Desde o início das operações, o franqueado recebe todo o apoio necessário para começar a produzir, armazenar e gerenciar a sua fábrica, com um leque completo de fórmulas e cores para o seu negócio.

Todos os franqueados se beneficiam de uma negociação global de matérias primas, alcançando, assim, um preço mais competitivo do que aquele obtido ao comprar dos fornecedores de forma isolada. Isso reduz os lotes mínimos de compra e otimiza os prazos de entrega.

Produzindo localmente, os estoques são mais facilmente controlados, acabam sendo menores, o risco de produtos vencidos diminui e a agilidade no atendimento aumenta.

Com uma produção enxuta, altamente automatizada e fórmulas em constante atualização, uma maior lucratividade acaba aparecendo naturalmente e os benefícios se multiplicam. Desta forma, o franqueado tem a possibilidade de entrar no mercado das construtoras, cortar atravessadores e aumentar a sua lucratividade de forma sustentável.

Atualmente, empresários que tentam abrir uma indústria sozinhos, sem apoio nas áreas de logística, administrativa e comercial acabam fechando as suas portas nos primeiros cinco anos em 90% dos casos (Fonte Sebrae/FGV e ABF). Com a ajuda de um franqueador, a chance de sucesso aumenta e esses números de reduzem a 10%.

Manfred Wimber, Diretor de Operações da FranPaint

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