Loja cria “caixas surpresa” para oferecer produtos aos clientes em época de lockdown
Por: Vera Longuini
Comerciantes precisam ser cada vez mais criativos para vender os produtos em estoque, movimentar a economia, garantir os empregos e evitar o fechamento do negócio. Além de surpreender o cliente, ideias criativas estimulam as vendas, fidelizam o cliente e o faz sentir-se especial.
Com o abre e fecha do comércio e o vai e vem das restrições de circulação de pessoas devido a pandemia da Covid-19, cada vez mais as lojas pareciam estar limitadas às vendas pela internet se não fosse a criatividade dos comerciantes para movimentar os seus negócios. E é justamente criatividade que não falta à artista plástica Silvana Chiodi, responsável pela administração de duas lojas – de decoração e de moda feminina -, em Holambra. A Casa Bela Decorações, por exemplo, foi um dos estabelecimentos que mais sentiu a forte queda nas vendas, principalmente com a redução dos turistas devido o adiamento dos grandes eventos na cidade. Preocupada com os estoques de produtos de decoração adquiridos antes da pandemia e sem muitas alternativas para comercializá-los, ela decidiu ir além das disputadíssimas ofertas nas redes sociais: montou “caixas surpresa” com variedades de “ofertas” da loja e as enviou para “degustação” dos clientes.
Loja vai ao cliente
“Se o cliente não pode vir até a loja, temos que dar um jeito de ir até eles. Na loja de roupas, já encaminhávamos sacolas com sugestões para os clientes. Por que também não mandar os artigos utilitários e de decoração?”, resume Silvana. Primeiro, ela analisou o perfil de seus clientes, verificando as linhas e os tipos de produtos que eles costumavam adquirir, e anotou os endereços. Selecionou o que mandar para cada um. A loja investiu na aquisição de caixas de plástico resistente (45 X 15), em envelopes e em papel para as cartinhas personalizadas. Os produtos foram higienizados, envoltos separadamente em plástico bolha ou em papel de seda, organizados nas caixas e entregues nas casas ou escritórios dos clientes selecionados.
Silvana imaginou oferecer produtos para deixar os ambientes mais aconchegantes, alegres e bonitos para quem está trabalhando (em home-office) ou estudando (ensino à distância) em casa. Separou, ainda, utilitários, como xícaras, copos, utensílios para cozinha etc., considerando que também aumentaram muito as refeições feitas nos lares. “Fazer as refeições com a família, em casa, virou o principal programa para muitos. Assim, arrumar a mesa com uma louça diferenciada garante um outro sabor aos alimentos”, sugere a esperta gerente.
“Vasos, cachepôs e floreiras de várias cores, formatos e tamanhos para comportar flores e plantas estão tendo uma excelente saída”, comenta Silvana. Não é por acaso. Segundo o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – com mais gente ficando em casa, o consumo de flores e plantas ornamentais cresceu 10% no ano passado. “Nossos vasos e cachepôs são bem diferenciados e não há quem resista em valorizar as suas plantas com eles”, diz.
Carta personalizada
Na carta personalizada com o primeiro nome do cliente a gerente explica a proposta, deixa-o à vontade para escolher ou devolver os produtos, explica os procedimentos e oferece o telefone e Whatsaap para o esclarecimento de dúvidas. Junto com a carta, acompanha a relação dos produtos enviados. “Esperamos que, ao receber essa caixa, você tenha tido uma experiência encantadora”, escreve, ao se despedir. As caixas ficam nas casas dos clientes por, aproximadamente, um dia. “A aceitação tem sido excelente. Geralmente, os clientes acabam comprando entre 20% e 45% dos produtos oferecidos. Além de adquirir produtos para eles próprios, acabam também comprando presentes para amigos e familiares, aproveitando que a loja foi até eles. Muitos retornam solicitando alguns produtos que viram nas fotos enviadas e, assim, ainda conseguimos vender um pouquinho mais e estimular o delivery”, comenta Silvana