POR: viveiros
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda para Microempreendedor Individual (MEI) terminará no dia 31 de maio. Segundo o professor de Ciências Contábeis da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Waldir Ladeira, como o profissional MEI precisa enviar informações para Receita Federal como pessoa física, é necessário que ele redobre a atenção durante o preenchimento do documento.
“A extensão do prazo permite aos trabalhadores reunir dados sobre a renda obtida e evitar erros na prestação de contas. É preciso que ele saiba quais informações devem ser incluídas, tanto no documento para pessoa física quanto para o MEI. Isso vai evitar que ele caia na malha fina”, analisa o professor.
Essa prestação de contas é referente aos rendimentos alcançados no último ano, e os profissionais que trabalham de forma autônoma devem somar a renda obtida. O MEI que recebeu o auxílio emergencial em 2021 (ou algum de seus dependentes) tem o limite para declaração menor, R$ 22.847,76. Para quem não recebeu, segue sendo R$ 28.559,70.