
A 19ª edição do SAHIC, Hotel & Tourism Investment Forum – Latin America and The Caribbean reuniu grandes líderes do setor hoteleiro, investidores e representantes governamentais no Rio de Janeiro. Com mais de 70 palestras, painéis e uma ampla área de exposição, o evento proporcionou ativações de marca e experiências imersivas, consolidando-se como um dos principais encontros da indústria do turismo na região.
Nos dias 25 e 26 de março, o hotel Fairmont, em Copacabana, foi palco para discussões estratégicas sobre o futuro do setor, contando com a presença de nomes de peso como Thomas Dubaere (Accor), Gustavo Viescas e Maria Carolina Pinheiro (Wyndham), Andres Fajardo (GHL Hoteles), Ron Pohl (BWH Hotels), Bojan Kumer (Marriott), Abel Castro (Accor), Cristiano Gonçalves (Hyatt) e Richard Rehwaldt (BWH Hotels).
Expansão e oportunidades no setor hoteleiro
Bojan Kumer, da Marriott International, destacou o crescimento da marca no segmento de luxo, com expansão em destinos como Porto de Galinhas. Abel Castro, da Accor Américas, ressaltou o sucesso da rede no Brasil, onde iniciou suas operações em 1975 e, posteriormente, ampliou sua atuação com franquias geridas por equipes brasileiras.
Maria Carolina Pinheiro, da Wyndham América Latina, apresentou os desafios e oportunidades da expansão da rede na região e enfatizou: “nosso foco de crescimento está em projetos que atendam às necessidades dos viajantes”. Já Cristiano Gonçalves, do Hyatt, destacou que a rede investiu recursos próprios ao longo de 20 anos, alcançando a marca de 1.500 hotéis ao redor do mundo.
Andres Fajardo, da GHL, pontuou a estratégia da empresa em administrar diferentes marcas, apostando na multipropriedade. “Temos escala com mais de 1.000 acomodações e trabalhamos diretamente com o público final”, afirmou.
Brasil no radar dos investidores
O Ministro do Turismo, Carlos Henrique Menezes Sobral, reforçou o potencial do Brasil para investidores, citando o número expressivo de mais de 90 milhões de viagens nacionais registradas em 2024. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também fez um chamado para novos investimentos: “Queremos investidores comprometidos com o Brasil. Vai valer a pena!”. O Secretário de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca, destacou a crescente demanda por hospedagem no estado e a recuperação do aeroporto internacional do Galeão.
Arturo García Rosa, CEO do SAHIC Group, ressaltou a importância do governo no impulsionamento do turismo: “O turismo tem capacidade de gerar grandes oportunidades de negócio. O Brasil e o Rio de Janeiro vivem um momento propício para investimento e crescimento do turismo doméstico”.
Projetos inovadores e expansão de redes
O CEO do Grupo GR, Gustavo Rezende, detalhou os investimentos da empresa na construção de empreendimentos hoteleiros, incluindo 950 apartamentos da Wyndham em Olímpia, 450 em Gramado e 450 em Natal. Segundo ele, “o maior desafio é o investimento, pois os recursos são altos e as linhas de crédito para hotelaria ainda são limitadas”. O Grupo GR possui atualmente oito grandes resorts espalhados pelo Brasil e um clube de férias, o My Desty, com oito hotéis.
A Promperu, Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e Turismo, marcou presença no evento, destacando os atrativos naturais, culturais, de aventura e luxo do país para fortalecer o turismo internacional no Brasil.
Tendências e novas iniciativas
Entre os temas debatidos nos painéis, estiveram o Turismo Regenerativo e Hospitalidade Experiencial, as tendências futuras para a América Latina, o impacto dos aluguéis de curto prazo e o uso da Inteligência Artificial na hotelaria. Também foram discutidas estratégias de multipropriedade como mecanismo de financiamento para novos hotéis e o papel dos fundos imobiliários no setor.
Um dos destaques do evento foi a apresentação do projeto Maraey, conduzida pelo CEO Emilio Izquierdo. O empreendimento, reconhecido mundialmente por sua abordagem sustentável, prevê a construção de uma universidade de hotelaria, hospital, clube de tênis, escolas internacionais, hotéis de luxo e até um hotel temático do Rock in Rio em Maricá, no Rio de Janeiro.
Outra novidade foi o anúncio da construção de um novo resort all inclusive da Marriott em João Pessoa (PB), o segundo da rede no Brasil. O lançamento contou com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo, do diretor do Grupo PGA, Eduardo Malheiros, além das artistas Elba Ramalho e Mayana Neiva.
Com debates relevantes e importantes anúncios para o mercado, a 19ª edição do SAHIC reafirmou o Brasil como um dos principais destinos para investimentos hoteleiros na América Latina e Caribe, evidenciando o crescimento e as oportunidades do setor.