Escritórios compartilhados contribuem para a integração entre diferentes profissionais e aumenta a qualidade de vida dos colaboradores
POR: Press Pass
A pandemia da Covid-19 impôs uma nova realidade para o mercado de trabalho mundial. Grandes, pequenas e médias empresas deixaram seus escritórios tradicionais em prol da saúde e segurança de seus colaboradores e adotaram o regime remoto ou híbrido. Desde então, os coworkings tiveram uma expansão significante e se tornaram cada vez mais comuns no mundo dos negócios: segundo o Censo Ancev, divulgado em 2021, 75,2% das empresas de coworking sentiram essa mudança no perfil do cliente e realizaram algum investimento entre 2020 e 2021.
Atualmente, a procura pelos coworkings continua crescente. Outras variáveis, como a facilidade do contrato do aluguel sem burocracia e taxas e a diminuição dos gastos, são características que estão sendo altamente valorizadas pelos empresários que procuram por novos espaços para suas empresas. Além do custo-benefício, eles não têm a necessidade de gerir tarefas administrativas, como pagamentos de contas fixas mensais ou a compra de materiais variados, por exemplo, e otimizam o dia a dia dos funcionários.
Outra vantagem são as oportunidades de networking que acontecem nos espaços comuns entre os profissionais de diversas áreas, que contribuem para o aumento na rede de contatos e até mesmo para novas possibilidades de negócio. Também existem os eventos organizados pelos coworkings para integração dos clientes – conforme os dados levantados pelo Censo Ancev 2021, 26,1% realizam palestras e workshops, 19,8% preparam cafés da manhã e tarde e 23,9% fazem happy hour.
Além disso, estar em uma região bem localizada, principalmente na cidade de São Paulo, é fundamental para a qualidade de vida dos profissionais que ficam alocados nos coworkings. O Club Coworking, por exemplo, além de prezar o atendimento humanizado e desenvolver uma troca entre os seus clientes, também oferece escritórios em dois importantes pólos econômicos da capital, localizados nas avenidas Paulista e Faria Lima. Ambos contam com espaços colaborativos e salas privadas, além de uma estrutura de descompressão para todos os colaboradores, com jogos, varandas, cabines telefônicas, área de café, entre outros.
Segundo Patrícia Coelho, diretora de operações e novos negócios do Club Coworking, os empresários perceberam uma mudança de comportamento entre seus colaboradores nos últimos dois anos. “Hoje, dificilmente os funcionários optam por trocar a qualidade de vida de um home office ou trabalho híbrido pela rotina de um escritório tradicional. Com o nosso coworking, conseguimos oferecer essa flexibilidade que atende a esta nova realidade, e diferenciais importantes para o dia a dia corporativo”, afirma. “Estar em regiões bem localizadas e oferecer espaços de networking e happy hours semanais, por exemplo, são benefícios que atraem novos talentos para as empresas que estão alocadas no coworkings”, finaliza.