
O Make Day, evento de encerramento da 3ª edição do projeto maquie&crie, realizado pela Muda Cultural, empresa que viabiliza iniciativas de impacto para diversas áreas (social, educacional, saúde, cultural, entre outros), será realizado no próximo dia 28 de junho (sábado), durante a tradicional festa junina da Escola Estadual Antônio Corrêa de Carvalho, em Varginha (MG). A atividade deve reunir cerca de 600 pessoas, entre estudantes, familiares e moradores da comunidade local, em uma celebração que une arte, cultura e protagonismo juvenil.
Durante o evento, parte dos jovens que participaram do projeto irão colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas oficinas de maquiagem cênica e figurino, produzindo maquiagens artísticas, com o apoio do Grupo Boticário, patrocinador da iniciativa.
O maquie&crie conta com coordenação pedagógica da maquiadora e caracterizadora de personagens Tiça Camargo. A iniciativa é viabilizada pela Lei Rouanet e tem o objetivo de ampliar o acesso de jovens ao universo artístico-cultural por meio de formações nas áreas de maquiagem, figurino e empreendedorismo criativo. A edição de 2025 passou pelas cidades de Varginha (MG) e São José dos Pinhais (PR), impactando diretamente 250 jovens e 30 professores, com oficinas práticas, palestras e saídas pedagógicas a espaços culturais.
Além das oficinas e palestras, o projeto realizou saídas pedagógicas a espaços culturais da região, reforçando o caráter educativo da causa ao promover cidadania, acesso à cidade e ampliação de repertório cultural.
“O Make Day é o ponto culminante da jornada formativa, pois oferece a experiência real de praticar o que aprenderam em um contexto cultural, coletivo e afetivo. Fazer isso durante uma festa junina, com a comunidade presente, torna o encerramento ainda mais simbólico e potente”, afirma Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da Muda Cultural.
Embora São José dos Pinhais (PR) não tenha a finalização da edição com um MakeDay, os participantes foram contemplados por uma bolsa-auxílio mensal.
SERVIÇO
Data: 28 de junho de 2025 (sábado)
Onde: Escola Estadual Antônio Corrêa de Carvalho – Varginha, MG,
Horário: Durante a festa junina da escola – de 11h às 14h
Acesso: Gratuito para alunos e familiares.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma empresa com 18 anos de experiência na criação de estratégias e gestão de incentivos fiscais para promoção de iniciativas de impacto. Sua atuação abrange várias áreas; desde inclusão digital, educação financeira, capacitação e democratização do acesso à arte e à cultura, até propostas de sustentabilidade com foco em reciclagem, projetos de apoio à criança e adolescente, público idoso, saúde e esporte, destacando-se também pela parceria com empresas e instituições que buscam investir em iniciativas alinhadas ao universo ESG, criando projetos para marcas como Grupo Boticário, Itaú e Claro.
Só em 2024, a empresa viabilizou 36 patrocínios e direcionou R$ 10 milhões em recursos, fortalecendo diversas marcas por meio dos mecanismos de incentivos fiscais criados com o suporte da Muda Cultural. Para 2025, a empresa visa fortalecer seu posicionamento institucional, se consolidando ainda mais nas áreas de gestão de incentivos, portfólio de projetos proprietários e desenvolvimento de projetos sob medida. Entre as iniciativas já realizadas este ano estão: Aprendizes Digital, Artistas de Rua e maquie&crie.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS, Au.migos Pets e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras. Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada em fazer o certo e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br
