POR: Natália Chaves – Canal Comunicação
A demanda de roupas em tamanhos grandes cresce a cada ano. Foi-se o tempo em que o padrão de beleza era ter um corpo super magro. Hoje, o importante é assumir sua identidade e valorizar o corpo que você tem. De olho neste mercado, várias marcas estão se especializando neste nicho e outras criando linhas especiais.
Segundo dados da Associação Brasileira de Vestuário (Abravest), o mercado plus size cresce 6% anualmente e movimenta cerca de R$5 bilhões. Esse percentual corresponde a cerca de 300 lojas físicas e aproximadamente 60 virtuais. A expectativa, segundo a associação, é de um crescimento de pelo menos 10% ao ano.
A carioca Delphina é uma dessas marcas que trabalha exclusivamente com tamanhos grandes (do 46 ao 56). A designer Renata Amaral, também consumidora da moda plus size, quebra paradigmas e mostra ao mundo que beleza não é um corpo livre de gorduras. Além de valorizar o corte e o caimento, que precisam ser diferentes para se adaptarem aos diferentes corpos, a marca também investe em tecidos de qualidade, como o linho. E depois do sucesso nas feiras especializadas e no e-commerce, montou um espaço acolhedor para atender as clientes.
Já a DeMillus, de lingerie, aumentou a sua grade numérica há 10 anos e recentemente criou uma linha específica de tamanhos maiores. Da demanda, surgiram as numerações até o 54 e espaço nos catálogos para modelos plus.
A Leader é uma das grandes marcas populares que também resolveu investir neste público. Criada há alguns anos, a T-Plus, chegou para homens e mulheres.