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Marketing

Marketing de afiliados auxilia empresas a ter bom desempenho mesmo com custo de vida mais caro

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Em tempos nos quais o custo de vida está mais alto é preciso reestabelecer a confiança dos consumidores e o marketing de afiliados é uma opção para que as marcas se comuniquem com seus clientes, com custos mais acessíveis

POR Ink Comunicação

Com o arrefecimento da pandemia, as empresas se veem hoje diante do desafio de ampliar seus negócios mesmo diante de uma crise econômica nacional, marcada principalmente pelo aumento da inflação. O fato é que todos os setores do Brasil, sem exceção, estão sentindo o impacto do aumento do custo de vida, seja de forma indireta devido ao aumento de custos na cadeia produtiva, pela menor disponibilidade de estoque, redução dos gastos dos consumidores ou pela ação da concorrência.

“Em 2022, as marcas precisarão ser mais criativas do que nunca em suas estratégias de marketing. Embora possa ser tentador concentrar-se em políticas de descontos competitivas durante este período, na prática isso significa absorver diretamente os custos da inflação, comprometendo a qualidade da oferta, e arriscando perder credibilidade”, afirma Rodrigo Genoveze, country manager da Awin Brasil.

Em vez disso, ele recomenda a adoção de uma abordagem mista, combinando preços mais atraentes, com reforço na comunicação da qualidade dos produtos da marca. “Com estratégias de marketing digital e de afiliados mais segmentadas, os anunciantes terão mais chances de garantir efetividade na geração de novos negócios mais lucrativos”, acredita Genoveze.
Com o objetivo de ajudar os anunciantes na definição de estratégias bem-sucedidas diante deste e de futuros cenários adversos, a Awin, umas das líderes em marketing de afiliados no mundo, faz algumas recomendações para anunciantes e afiliados:

  • Pesquise primeiro, compre depois — Em abril, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA-15), que apontou uma alta 1,43% na inflação, o que confirma a tendência de aumento dos preços de maneira global e deve impactar diretamente os seus padrões de consumo. Com os preços mais caros para a população, a tendência é que antes de comprar algum produto o processo de pesquisa seja mais intenso. Por isto, envolver os consumidores na fase de pesquisa é fundamental para os profissionais de marketing de afiliados. As marcas devem considerar a promoção de parcerias com influenciadores e criadores de conteúdo, para educar e interagir simultaneamente com clientes em potencial.

“A Awin espera ver um aumento no espaço de micro e nano influenciadores este ano, à medida que a transparência, a relação e os detalhes dos produtos se tornam componentes cruciais do funil de compras. Com isso, será possível verificar o crescimento das compras de produtos domésticos ou pessoais de luxo, com um certo afastamento dos descontos instantâneos esporádico, porque com o apoio dos influenciadores serão contadas histórias mais interessantes e comunicadas claramente sua oferta para públicos estrategicamente selecionados”, acredita Genoveze.
O executivo reforça que as parcerias com influenciadores são versáteis e podem gerar vendas para itens de luxo menores também. Muitas vezes referido como “o efeito batom”, muitos consumidores impactados pela inflação ainda desejam a sensação de se tratar e sentir bem. Os varejistas de saúde e beleza podem otimizar isso com conteúdo de influenciadores, como guias de “como fazer” e conteúdo de “antes e depois” para incentivar a motivação de compra do consumidor. A construção de parcerias de longo prazo com influenciadores permite que os anunciantes se previnam contra as pressões de preços e alcancem consumidores altamente segmentados, prontos para se comprometer com aquela compra de luxo menor, que melhora o humor no dia do pagamento.
Segundo Genoveze, a Awin viu um aumento notável no número de anunciantes incorporando influenciadores em suas estratégias nos últimos 12 meses. O aumento das plataformas de mídia social está possibilitando mais oportunidades para as marcas trabalharem com criadores de conteúdo. As marcas continuam a impulsionar o conteúdo de vídeo devido aos algoritmos de mídia social favoráveis ​​e à abundância de Instagram Reels e YouTube Shorts se tornando virais. A crescente demanda e uso de conteúdo criado por influenciadores demonstram como o comportamento do consumidor está evoluindo para uma entidade baseada em experiência, com pessoas desejando uma conta honesta ou revisão de um produto/serviço por meio de alguém com quem se relacionem.”
As parcerias com influenciadores são versáteis e podem gerar vendas para itens de luxo menores também. Muitas vezes referido como “o efeito batom”, muitos consumidores impactados pela inflação ainda desejam a sensação de se tratar com luxos menores que os fazem se sentir bem. Os varejistas de saúde e beleza podem otimizar isso com conteúdo de influenciadores, como guias de “como fazer” e conteúdo de “antes e depois” para incentivar a motivação de compra do consumidor. A construção de parcerias de longo prazo com influenciadores possibilita que os anunciantes se previnam contra as pressões de preços e alcancem um público de compra de consumidores altamente segmentados, prontos para se comprometer com aquela compra de luxo menor que melhora o humor no dia do pagamento.

  • Sustentabilidade por favor – Curiosamente, um aspecto de compra que pode ser menos afetado pela inflação são os produtos ou serviços associados à sustentabilidade. Depois da COP 26, há uma maior conscientização sobre o consumismo ético e um impulso consciente de marcas e profissionais de marketing para ajudar a combater as mudanças climáticas por meio de melhorias de produção e logística. “A M&S anunciou recentemente fora do país um plano para incentivar os clientes a devolverem roupas indesejadas em troca de pontos de fidelidade no programa Sparks Rewards. Essa ideia foi baseada no feedback dos clientes, afirmando que 65% dos clientes planejam renovar seus guarda-roupas em 2022. Essas iniciativas demonstram as ações proativas que marcas estão realizando para incorporar e promover estratégias sustentáveis ​​e éticas, ao mesmo tempo em que aumenta a fidelidade do cliente por meio de benefícios de recompensas”, exemplifica Genoveze.

O setor de Viagens, por exemplo, não está historicamente associado à sustentabilidade, no entanto, 59% dos viajantes estão dispostos a pagar mais para garantir que suas férias sejam mais sustentáveis. Os dados da Awin apoiam essa tendência, acompanhando um aumento constante no valor médio do pedido nas transações de viagem este ano. Além disso, como resultado do hiato imposto nas viagens devido à pandemia, mais pessoas estão reservando férias, apesar das viagens serem consideradas compras de alto valor. “Apesar desse gasto inicial, prevemos uma mudança na maneira como as pessoas escolhem viajar nos próximos 12 a 18 meses”, Genoveze. Ele afirma ainda que as mudanças no comportamento do consumidor devem ser monitoradas pelos anunciantes do setor de viagens, principalmente ao considerar quais locais ou métodos de viagem promover. A fusão do tradicional “gostaria de estar aqui” e mensagens eticamente conscientes provou ser um sucesso para a G Adventures alcançar clientes em potencial. A empresa trabalha com blogs de viagens e influenciadores por meio de afiliados para destacar o poder das viagens de fazer o bem por meio do turismo comunitário e da distribuição de riqueza. Seu primeiro sistema Ripple Score mede o dinheiro gasto localmente pela G Adventures em serviços de férias, como acomodação, restaurantes e transporte, e é publicado on-line em cada página de viagem. Quanto maior a pontuação, mais dinheiro gasto na comunidade local.

  • Dê um desconto, onde é devido — o aumento do custo de vida pode afetar a prevalência de códigos de desconto na estratégia de afiliados em 2022. O envolvimento com os editores e influencers será crucial para os anunciantes, pois, diante deste cenário, os consumidores são forçados a se tornar mais conscientes da economia. As marcas precisarão equilibrar cuidadosamente o volume e o valor como parte de sua estratégia de descontos para combater o impacto dos aumentos de preços em seus negócios também. Um setor a ser considerado é o dos grandes supermercados, onde esperamos ver a fidelidade à marca diminuir para itens do dia a dia, como leite e pão, com prioridade de preço. A retenção do envolvimento do cliente deve se tornar mais competitiva, com essas marcas se concentrando fortemente no envolvimento com seus clientes e no aprimoramento dos esquemas de fidelidade.

O canal de afiliados capacita as marcas a extrair dados de desempenho e personalizar promoções. A análise de conversão da Awin pode ser utilizada para fornecer insights de dados aprimorados. Ao passar informações adicionais por meio de parâmetros de rastreamento personalizados, os anunciantes podem relatar as métricas que são mais importantes para eles e obter informações mais detalhadas sobre suas atividades de afiliados e categorias de compra de público. Embora um código de desconto sempre ativo possa ter funcionado bem anteriormente, a adoção de uma abordagem orientada por dados permitirá que os anunciantes ofereçam descontos personalizados com base no entendimento do público-alvo, garantindo conversões mais fortes. O uso de dados do cliente para formar uma justificativa para escolhas promocionais e o potencial de parceria com códigos de desconto e parceiros de reembolso serão cruciais para otimizar a receita e as vendas.
Um tipo de afiliado em ascensão neste espaço são os editores “Compre agora e pague depois” (Buy Now Pay Later – BNPL). As empresas BNPL, como a Klarna, tiveram um crescimento exponencial no canal de afiliados ao longo de 2021 e, com mais investimentos focados em personalização, gerenciamento de orçamento e obtenção de uma experiência geral de compra no aplicativo perfeita, espera-se que haja um grande crescimento nos volumes de vendas. A psicologia emocional em torno de pagar uma quantia menor “no momento” faz com que os clientes sintam que estão fazendo um bom negócio. Trabalhar com provedores de BNPL por meio do canal de afiliados contribui para que os anunciantes ofereçam mais variação e acessem um público que muitas vezes já tem motivação para comprar algo.
Sobre a Awin

Com vinte anos de experiência, nossa rede oferece uma comunidade global de pessoas, tecnologia e inteligência empresarial. Não importa que tipo de parceiro, nível de serviço ou ferramentas sua empresa precisa, a Awin fornece soluções para impulsionar o crescimento sustentável. Parte dos Grupos Axel Springer e United Internet, com ShareASale e Commission Factory, a rede global de afiliados da Awin é composta por 15 escritórios em todo o mundo, mais de 1.000 funcionários, 211.000 afiliados contribuintes e 15.200 anunciantes. Conectando empresas com clientes em todo o mundo nos setores de varejo, telecomunicações, viagens e finanças, a Awin gerou 11,1 bilhões de euros de receita para seus anunciantes e 818 milhões de euros para seus afiliados no último ano fiscal.
Crédito: divulgação

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