[radio_player id="1"]
Moeda Forte

Mazzaferro Monofilamentos é umas das indústrias de transformação que mais crescem no Brasil

3 Mins read

Foco em estratégia, inovação e governança colocam a empresa no ranking Deloitte/Exame das 100 PMEs que mais crescem no país

 A pesquisa anual realizada pela Deloitte em parceria com a revista Exame, coloca a Mazzaferro Monofilamentos, uma empresa do Grupo Mazzaferro, na 85ª posição geral do ranking, 13ª indústria de transformação do país e 6ª em São Paulo, em 2017. Além de listar as 100 PMEs que mais crescem, o ranking apresenta as principais práticas para expansão num momento de fraca recuperação econômica do país.

No caso da Monofilamentos, os elementos do sucesso estão muito claros. Desde a sua fundação, a empresa mantém em seu DNA uma forte perspicácia para a identificação de oportunidades. “Estamos o tempo todo buscando entender, atender e surpreender os clientes e os mercados em que atuamos. Essa é a nossa principal vocação, a nossa essência, aquilo que está implícito em tudo o que fazemos”, afirma o CMO, Fabrício Saad.

Nos últimos dez anos, a empresa passou por uma revisão estratégica, partindo então das commodities para as especialidades. “Saímos da economia de escala, para a economia de escopo. Estamos sempre buscando novas aplicabilidades, mercados e produtos de maior valor agregado. Reinventamos a empresa todos os dias”, afirma Claudio Mazzaferro, CEO da Monofilamentos. A inovação tem se tornado uma marca registrada em tudo o que a companhia faz. Trata-se de algo que já está intrínseco à cultura.

Se no início a sociedade era dividida apenas entre os dois irmãos fundadores e suas esposas, hoje são 4 irmãos sócios herdeiros. Foi preciso criar instrumentos capazes de garantir a perfeita continuidade da companhia. “Planejamento foi a palavra chave para esse processo. Atuamos nas três dimensões da governança: família, negócio e propriedade. Além da profissionalização da gestão e da implementação de um código de conduta, a criação de um conselho foi fundamental”, diz o CEO, que revela também que a segunda geração assinou um acordo de acionista válido até 2031.

Chegar até aqui demandou muito foco e perseverança, mas acomodar é um verbo que simplesmente não existe no vocabulário da empresa, que tem apostado na diversificação dos negócios. Entre as iniciativas mais recentes, estão as unidades Color Charts, que fabrica cartelas de mechas para coloração capilar; Medical, que atua no segmento de suturas e telas cirúrgicas; e a 3Chology, uma agência de marketing integrado especializada no mercado de beleza – a primeira iniciativa na área de serviços.

Além de tudo isso, para continuar acelerando, a empresa tem feito contínuos investimentos na expansão do parque fabril. Nos últimos anos, foram mais de R$ 10 milhões aplicados na modernização, automação e programas de sustentabilidade e logística reversa. Estão previstos mais R$ 5 milhões só na linha Medical, para o lançamento de duas novas linhas de produtos, as suturas para ortopedia e cardiologia, nos próximos meses. “Estamos em constante movimento, estudando o mercado e buscando ampliar nossos horizontes”, afirma o CFO, Wesley Ortolani.

Engana-se quem pensa que a estratégia de atuação da Mazzaferro Monofilamentos fica limitada apenas ao Brasil. A empresa tem metas agressivas de exportação, visando ampliar seus resultados externos dos atuais 30 para 50% da receita líquida. “Já somos líderes nacionais em muitos dos segmentos em que atuamos. Para expandir, estamos investindo ainda mais nas exportações. Queremos levar toda a qualidade do Brasil para o mundo”, revela o CEO. Toda essa energia e foco vem do grande amor que a empresa tem pelo que faz. A essência italiana com a dedicação e a adaptabilidade própria do brasileiro vem sendo o seu maior diferencial.

Sobre a Mazzaferro Monofilamentos:
http://mazzaferromonofilamentos.mazzaferro.com.br/
Fundada em 1984, a Mazzaferro Monofilamentos é a maior produtora de fios técnicos da América Latina e serve a mais de 50 diferentes cadeias industriais de transformação. Além da unidade de negócio de Monofilamentos, a empresa opera com mais três unidades: Linea Bella (utilidades domésticas), Mazzaferro Medical (dispositivos médicos) e Mazzaferro Color Charts (catálogos e displays para o setor da cosmética).

Related posts
Moeda Forte

Transfeera movimenta mais de R$18 bilhões no primeiro semestre de 2024 e lança pagamento via link com cartão de crédito

2 Mins read
Empresa cresceu 58% nos primeiros seis meses do ano e foca no produto para PMEs, que é utilizado para vendas rápidas, redes…
DestaquesMoeda Forte

A ousadia do Poder

1 Mins read
* Por Laura Porto, Administradora, Escritora e Mentora Organizacional Dizem que poder e sedução são armas infalíveis de sucesso; o poder é…
BusinessMoeda Forte

Funcional celebra um ano do seu cartão multibenefícios Funcional Multi com lançamentos e expectativa de movimentar R$ 1 bi em transações

3 Mins read
Empresa anunciou no CONARH 2024 o lançamento da carteira Multi CashCare, que reverte o valor gasto nas compras de medicamentos em créditos para investimento…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.

Deixe um comentário