Vendas para o exterior devem passar dos atuais 30 para 50% da receita líquida da empresa
Das commodities para as especialidades, do local para o global. Essa tem sido a estratégia da Mazzaferro Monofilamentos que, há 34 anos, iniciou na transformação do nylon uma ampla gama de produtos e hoje tem diversificado as suas atividades. Passando da economia de escala para a economia de escopo, a empresa opera cinco diferentes unidades de negócios, que produzem desde fios de sutura para uso médico até vassouras, passando por cartelas de cores para cosmética capilar, cordas para violão e cerdas para escova dentária. Sempre no caminho da inovação, a empresa acaba de criar uma agência de marketing integrado para o setor de beleza, a 3Chology.
Para continuar crescendo, só nos últimos três anos a Mazzaferro Monofilamentos investiu mais de 10 milhões de reais na ampliação de sua capacidade produtiva. As unidades de negócios Medical e Color Charts (que produz cartelas de cores) tem grande potencial de inserção em cadeias de transformações globais e já são líderes absolutas no mercado brasileiro. Ambas as unidades vêm incrementando suas vendas ao redor do mundo, alavancando a meta da companhia de ampliar suas exportações de 30 para 50% da receita líquida nos próximos cinco anos.
Na Mazzaferro Color Charts, onde a empresa investiu R$ 5 milhões, o resultado logo apareceu com o crescimento superior a 100% no faturamento anual, de 2016 para 2017, e de 113% só no primeiro semestre de 2018. Além de continuar avançando por aqui, onde detêm 50% de market share, a unidade amplia suas exportações com foco nas Américas. “Hoje, 38% da produção é destinada aos Estados Unidos (maior mercado de beleza do mundo), Canadá e vários países da América Latina”, afirma Fernanda Zanella, international sales manager da companhia.
Já a Mazzaferro Medical, que detém 85% de market share no Brasil, com capacidade produtiva anual de 100 milhões de metros de fios para sutura humana e veterinária, exporta 57% dessa produção, com destaque para Índia e China. Atuando exclusivamente no segmento de suturas não absorvíveis, ainda no próximo ano a empresa deve lançar ao mercado sua linha de produtos para ortopedia e cardiologia, sendo que 90% destes devem se destinar a exportação.
Na unidade de Utilidades Domésticas, que atua sob a marca Linea Bella e produz vassouras, rodos, escovas e pás de lixo, os investimentos também foram da ordem de R$ 5 milhões, dobrando a produção para 1 milhão de unidades/mês. “A nova capacidade produtiva será destinada ao incremento do market share no Brasil, mas principalmente para as exportações para países como Rússia, Ucrânia, Estados Unidos, América Central e México”, revela Fernanda.
Para atingir suas metas de exportação, a Mazzaferro Monofilamentos marca presença em feiras, eventos internacionais, simpósios e visitas. “Nos destacamos pela personalização no atendimento ao cliente. Queremos residir no íntimo da inteligência de negócio deles”, afirma Fernanda. Outro ponto fundamental é conhecer bem o país com o qual se pretende atuar. Cada mercado tem as suas peculiaridades e preferências. “Nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento está sempre atenta às exigências de cada país, conseguindo customizar os produtos de acordo com as demandas específicas de cada um”. Para a Mazzaferro Medical, por exemplo, as exigências são maiores. A empresa oferece testes de biocompatibilidade para todos os produtos vendidos e a certificação ISO 13485, específica para dispositivos médicos.
No quesito legal, conta ainda com parceiros benchmarks nas áreas logística e serviços aduaneiros. “Exportamos para mais de 30 países, alguns dos quais nem sempre são tão tradicionais nas relações comerciais com o Brasil, como é o caso do Irã, Vietnã, Romênia, Turquia, Índia, Tailândia, Jordânia, Polônia, República Tcheca, África do Sul, Marrocos, entre outros. Isso exige muitos cuidados com documentação e atendimento 24 horas por dia”, revela Fernanda. A relação com esses fornecedores que possuem escritórios em vários outros países é o que garante tranquilidade e agilidade. “Enquanto a maioria das empresas do segmento podem demorar até oito meses para fazer uma entrega, nossos prazos variam de cinco a 20 dias”, garante a manager.
Para garantir seu plano contínuo de expansão e globalização, a companhia continua investindo em novas linhas de atuação, e hoje exporta até mesmo fios de costura, bem como vem treinando seus business managers com competência de avaliar as cadeias de valor dos diferentes setores de atuação. “Somos formados para estudar cada detalhe do mercado onde o nosso cliente atua para podermos ser vistos não somente como agentes promotores de valor, mas também de inovação e resultado”, finaliza Fernanda.
Sobre a Mazzaferro Monofilamentos:
http://mazzaferromonofilamentos.mazzaferro.com.br/
Fundada em 1984, a Mazzaferro Monofilamentos é a maior produtora de fios técnicos da América Latina e serve a mais de 50 diferentes cadeias industriais de transformação. Além da unidade de negócio de Monofilamentos, a empresa opera com mais três unidades: Linea Bella (utilidades domésticas), Mazzaferro Medical (dispositivos médicos) e Mazzaferro Color Charts (catálogos e displays para o setor da cosmética).
FONTE: Juliana Colognesi – InformaMídia Comunicação