A transação financeira, referente a 100% do capital social total e votante, foi concluída por uma parcela inicial de R$13 milhões, sujeita a ajustes usuais em operações desta natureza. Adicionalmente, os vendedores terão direito a receber eventual Earnout, custo adicional que dependerá do atingimento de determinadas metas financeiras apuradas pela Promobit.
Fundado em 2013, o Promobit promove a troca de informações e opiniões sobre produtos e promoções, entre seus usuários. Por meio de site, aplicativo e extensão para navegador, em 2020, a plataforma ultrapassou a marca de 1 milhão de membros cadastrados. O Social-commerce, modalidade que o Promobit se encaixa, é uma tendência mundial, tendo como seu maior expoente o aplicativo chinês Pinduoduo.
Em relação aos principais números operacionais, em 2020, o Promobit obteve uma receita líquida de R$ 5,2 milhões e originou um GMV total de R$ 160 milhões, com um CAGR (Compound Annual Growth Rate ou taxa de crescimento anual composta) superior a 40% entre 2018 e 2020. Possui um tráfego majoritariamente direto e de alta qualidade e, nos últimos seis meses (Nov 20 – Abr 21), teve um total de 63 milhões de visitas, uma média de 10,4 milhões de visitas por mês.
A aquisição amplia a capacidade do Méliuz de se posicionar e se fazer presente em mais etapas do funil de tomada de decisão do consumidor, além de ser uma importante fonte de tráfego qualificado e a baixo custo, minimizando os gastos da companhia com a aquisição de novos usuários.
Outro importante ganho com a aquisição é a qualidade do time. Atualmente, o Promobit possui 40 colaboradores – sendo 40% deles da área de tecnologia.
“Esta aquisição faz parte do nosso objetivo de aumentar nossos pontos de contato com os usuários ao longo da jornada de compra, transformando o tráfego qualificado do Promobit em clientes de verdade, que é o que a gente vem fazendo com o Méliuz desde 2011. Além disso, o Promobit é um site que possui na sua essência o nosso espírito de ganha-ganha-ganha. Nos unirmos a eles só reforça nossa busca por soluções que contribuam para que usuários e parceiros possam ganhar mais”, explica Israel Salmen, CEO do Méliuz.
Durante os primeiros anos, as empresas seguirão operando com as marcas individualmente.
Sobre o Méliuz: Fundado em 2011, o Méliuz é uma empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para conectar marcas e lojas a consumidores por meio do seu marketplace e da oferta de serviços financeiros. No primeiro trimestre de 2021, abriu 2,4 milhões de novas contas – em média, 27 mil contas por dia corrido – e atingiu o total de 16 milhões de usuários cadastrados, que podem receber benefícios como o cashback em cerca de 800 lojas parceiras e ao usarem o Cartão de crédito Méliuz. Em 2020, foi a primeira startup a abrir capital na Bolsa de Valores brasileira, formando o grupo CASH3, que ainda conta com o site Picodi.com, marca global presente em 44 países, e o iDinheiro, marketplace de serviços financeiros com mais de 2 milhões de visitas por mês.