O processo que visa otimizar a gestão de um negócio e desenvolver uma nova consciência empresarial tem sido cada vez mais incorporado pelos executivos
POR: Duetto Comunicação
Em um cenário financeiro onde o mercado se transformou completamente em relação ao tamanho das empresas e, onde as grandes almejam economizar e as pequenas e médias encontram maiores oportunidades e crescem com uma taxa muito maior, não é tarefa fácil sobreviver e alcançar o sucesso.
Tornar o caminho menos árduo e poder contar com estratégias específicas pode ser a resposta para um negócio mais assertivo e, às vezes, a única maneira de se alcançar um funcionamento pleno sem a necessidade da contratação de inúmeros profissionais individuais. É nessa hora que entra o mentoring, processo que visa otimizar a gestão de um negócio por meio uma nova consciência empresarial.
Podemos dizer que o mentoring é uma espécie de serviço que atua sobre a construção do conhecimento e das lideranças do futuro. O impacto positivo que exerce no ambiente corporativo e, sua importância no fortalecimento das organizações, pode agregar trazendo luz sobre as escolhas e objetivos, promovendo assim uma nova visão sobre as perspectivas e valores.
Erroneamente comparado ao trabalho de coaching, onde a estratégia se baseia em conversas produtivas embasadas por orientações para um resultado produtivo, o mentoring funciona num contexto que exige total e completo envolvimento, com o propósito de diagnosticar os desafios de uma empresa e consequentemente colocar em prática, com a atuação de profissionais especializados, estratégias específicas para solucionar as questões.
Visto por muito tempo como um “serviço de luxo” e na maioria das vezes incorporado apenas por grandes corporações, o mentoring tem sido implementado em diversos segmentos. A busca por um lugar ao sol no mundo dos negócios tem se tornado cada vez mais desafiadora, com o aumento da competitividade empresarial e o advento do marketing digital, que aproxima empresas de distintos portes e encorpa a concorrência, as que possuem um diferencial competitivo certamente atrairão mais clientes.
De acordo com Jota Junior, experiente estrategista do mercado publicitário e Chief Strategy Officer da agência MKTautomation, o processo de mentoring empresarial é de estrema importância, pois, a partir de uma visão externa, sênior, com conhecimentos ou experiências que podem ser complementares e até provocar verdades inconvenientes, se promove a reflexão dos colaboradores e dirigentes de uma empresa a respeito dos problemas ou novos desafios apresentados ao negócio.
“Isso é muito rico em resultados, uma vez que, o processo encoraja discussões francas sobre pontos polêmicos, desconfortos da gestão e questões que muitas vezes são varridas para debaixo do tapete. O mentor empresarial também pode encurtar o caminho entre a tentativa, o fracasso e o sucesso, pois normalmente traz para a discussão, experiências vividas em outros segmentos. Isso contribui para o “fail fast”, muito defendido em projetos e cultura de inovação, por exemplo,” relata Jota.
No final das contas, o que todas as empresas querem é estabelecer sua posição de preferência entre os consumidores, aumentando assim seu marketshare e, com certeza, contar com agências com a expertise necessária, que diminuem os riscos de falência e encurtam o caminho para a liderança.
Sobre a MKTautomation
A MKTautomation é uma agência de marketing estratégico que oferece às empresas os serviços de integração entre a construção de estratégias competitivas de posicionamento e a criação de ações táticas de comunicação.
A agência, que conta com metodologia especifica para cada momento ou necessidade, desenvolve estratégias de conteúdo e ações de comunicação INBOUND e OUTBOUND compatíveis com os objetivos de mercado da empresa e o comportamento do consumidor, para que assim seja possível reforçar esta importante vantagem competitiva. Cria também soluções de conteúdo e presença multicanal para que a marca se mantenha viva na mente do consumidor, além de armar gatilhos para que outro ciclo de venda seja concluído de forma rápida e com o menos custo possível.
Em uma época de muita informação e monitoramento de praticamente todo o ambiente digital, a MKTautomation pode auxiliar a separar e controlar os indicadores de cada etapa do funil de vendas ou das ações de marketing que realmente importam para a estratégia de awareness, engajamento, crescimento ou retenção de clientes.
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