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Cultura

Mês do Estudante: como um curso de gastronomia transformou a vida de jovem empreendedora

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Mês do Estudante, comemorado em agosto, é uma data para celebrar quem busca conhecimento e crescimento pessoal através da educação. Dentro desse tema, a gastronomia ganha cada vez mais adeptos, tendo cerca de 24.274 estudantes cursando faculdades e universidades, mas os cursos profissionalizantes, de curta e média duração, também conquistam milhares de alunos brasileiros.

Este campo tem experimentado um crescimento significativo, impulsionado pelo aumento da demanda por experiências gastronômicas diferenciadas e pela valorização da culinária como uma forma de expressão cultural. Programas de televisão como MasterChef, Bake Off Brasil, Que Seja Doce e Jogo de Panelas, também contribuíram para o aumento da procura por especializações dentro da área.

Um exemplo de como a educação é transformadora é a história da empreendedora Ana Paula, da Ana Cakes. Ela encontrou na confeitaria uma paixão e uma oportunidade de transformar sua vida. Nascida no Amapá, norte do Brasil, ela começou a vender biscoitos com receitas caseiras. Em 2022, em busca de oportunidades, se mudou para Florianópolis.

Inicialmente, ela vendia apenas biscoitos, de forma informal. Mas foi através do Instagram que sua vida tomou um novo rumo. O gerente do Instituto Gourmet de Florianópolis a encontrou na rede social e a convidou para estudar na instituição.

Ana começou seus estudos, focando especialmente em bolos de casamento e confeitaria profissional. Com dedicação, ela aprendeu não apenas técnicas culinárias, mas também estratégias de vendas e a importância de usar produtos de qualidade.

“Era um sonho. Eu saí do Amapá para tentar uma vida melhor. E ter a oportunidade de estudar e me qualificar foi o diferencial. Eu entendo a importância de me qualificar. Os cursos no Instituto Gourmet me proporcionaram ampliar minha área de atuação”, explica a empreendedora.

Atualmente, ela fábrica seus doces em casa. Produz além dos biscoitos a palha italiana. Para vender seus produtos ela utiliza a estratégia do marketing de experimentação, distribuindo pequenas amostras. “Eu abordo o cliente. Ofereço uma amostra dos meus produtos e peço para seguirem o meu perfil no Instagram. É um sucesso”, comenta a empreendedora.

Com um menino de três anos e uma menina de nove meses, Ana divide seu tempo entre a família e a confeitaria, encontrando nos filhos a motivação para seguir em frente. “Hoje faço o que amo e perto deles”, diz ela, lembrando que, apesar de ser formada em Letras, nunca se identificou com a área. Na confeitaria, descobriu uma paixão e uma habilidade natural para aprender e reproduzir receitas.

As metas de Ana vão além das vendas. Ela sonha em se tornar professora de confeitaria e, futuramente, abrir um instituto no Amapá para oferecer oportunidades às pessoas de lá. “Quero dar aulas sobre confeitaria, que é a coisa que mais amo, e futuramente ter um instituto no Amapá para dar oportunidade para as pessoas de lá”, explica Ana.

O Instituto Gourmet, durante o mês de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante, oferecerá “bolsa parcial de estudos”. Uma oportunidade para tornar possível os estudos e transformar o sonho de novos empreendedores.

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