Empresa buscará ativos para continuar a crescer em 2022, incluindo áreas como wealth management e seguros
POR: Ricardo Viveiros & Associados (RV&A)
A Messem Investimentos, um dos maiores escritórios da XP no País, atingiu, neste mês de dezembro, R$ 20 bilhões em ativos administrados. O resultado foi alcançado em razão dos diferenciais dos seus serviços, com foco total no cliente, e da fusão com escritórios e operações em diversas localidades do País que passaram a operar com sua marca. Foram sete negociações em 12 meses, sendo seis em 2021 e três no último trimestre. Em 2022, o sócio e head de M&A e Novos Negócios, Willian Kahler, revela que a empresa continuará a buscar opções no mercado, olhando para escritórios e operações em todo o Brasil e em áreas como wealth management, consultorias e seguros.
De acordo com Kahler, os escritórios que se incorporaram à Messem respondem por cerca de 30% do crescimento recente de custódia da Messem. “Um dos principais critérios que adotamos para essas negociações foi que os futuros parceiros já tivessem uma filosofia de trabalho em comum com a Messem, ou seja, foco do atendimento de qualidade no cliente. Por isso, os bons resultados apareceram”, diz ele.
Outro fator preponderante foi a incorporação de profissionais — tanto os sócios, quanto assessores — que trouxeram experiência e conhecimento para a Messem, que se somaram à equipe que já atuava na casa. Enxergamos que ao abrir novas praças é fundamental também contarmos com pessoas que conheçam a região, dessa forma o crescimento é ainda mais assertivo, o que transforma a união de forças não apenas em uma soma, mas sim uma multiplicação”, resume Kahler.
Mauro Silveira, CEO da Messem, lembra que a empresa, seja por meio de escritórios que se incorporam à marca, seja com a abertura de novas unidades, tem hoje atuação nacional e está preparada para atender os mais variados perfis de clientes. “Abrimos frentes de negócios inéditas. Recentemente, começamos a atuar mercado do Nordeste, associados com a Veneza. Iniciamos negócios na Baixada Santista, em fusão com a Argos, e reforçamos a atuação em São Paulo, com a Panda”, enfatiza Silveira.
“E tudo isso sem deixar de lado as premissas que sempre pautaram a atuação da empresa. A Messem continua a se expandir, mas priorizando o nível de qualidade no atendimento aos clientes”, complementa Silveira. O NPS (Net Promoter Score / índice de satisfação de clientes) da Messem atingiu o recorde histórico de 89% em 2021.
Novos planos
Willian Kahler adianta que em 2022 a Messem deverá manter a postura arrojada deste ano e não descarta que a empresa faça fusões em novas frentes para a empresa, como seguros. “Acreditamos que a consolidação é uma tendência do setor financeiro brasileiro e a Messem, como uma das líderes de mercado, tem que estar à frente desse processo”, opina Kahler.
A Messem iniciou suas atividades em 2007, em Caxias do Sul (RS). Atualmente, está presente em mais de 20 cidades no Brasil, entre escritórios e operações.
No mês de maio, em sociedade com a própria XP, foi anunciada a criação de uma corretora. A Messem terá 50,1% e a XP será dona do restante do capital. A operação está prevista para 2022. O negócio ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores, incluindo o Banco Central, além do cumprimento de determinadas condições precedentes.