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Empreender

Meta para franquias – como criar a cultura de vendas na sua empresa

2 Mins read

POR: Agência Deadline

Quando falamos de metas nas empresas parece ser uma coisa óbvia que todo modelo de negócios deve ter não é mesmo? Só que na prática não é bem assim que acontece, muitas franqueadoras e franqueados não possuem objetivos claros e bem definidos para suas unidades. Sempre quando vejo uma empresa passando por qualquer tipo de desafios uma das primeiras perguntas que faço é “me fale um pouco das metas de vocês” e nesse momento fica claro o real problema.

As metas funcionamento como direcionamento para o crescimento e sucesso da franqueadora e franqueado, quando falo em objetivos, não apenas em vendas, existem outras métricas que podemos colocar para traçar o crescimento e medir constantemente o desenvolvimento das unidades.

Quando um modelo de franquia nasce, um dos principais objetivos é a escala e multiplicação do que já deu certo para alguém certo? Na teoria sim, só que na prática nem sempre é assim, muitas empresas, sem cultura de vendas e indicadores resolvem franquear seus negócios e acabam não sabendo como fazer seus franqueados performarem e crescerem.

Como começar a criar a cultura de metas e resultados na franqueadora?

– Estabeleça metas para as unidades próprias, teste o time e direcione para alcance desses resultados.

– Tenha um gestor focado no comercial, alguém que conheça muito o modelo de negócio e mercado, que tenha sede de aprendizado e crescimento, esteja disposto formar um time.

– Defina quais os indicadores para medição desses resultados.

– Tenha encontros periódicos com os franqueados, fale de metas o tempo todo, é necessário aculturar, treinar e mostrar como fazer.

– Crie uma gamificação para incentivar os franqueados no alcance das metas.

– Monitore os números sistematicamente, mês, semana, dia até mesmo hora, pois, metas precisam ser acompanhadas.

A franqueadora pode criar alguns pilares para medir a performance do franqueado, tudo vai depender do segmento, separei alguns pilares abaixo, veja quais deles faz sentido para você.

Total em Vendas

Número de clientes atendidos

Ticket Médio

Itens por clientes

Lucratividade

Produtividade por colaborador

A princípio parece assustador e muita coisa para fazer, a curto prazo o resultado pode não acontecer da forma desejada, porém, a médio e longo prazo o crescimento sustentável das empresas vai fazer valer toda energia colocada.

Quando me perguntam quando é o melhor momento para colocar a meta, eu sempre digo AGORA, seja a do dia ou da semana, meta de um produto ou serviço, apenas comece, vai ser incrível essa jornada de resultados pode ter certeza. Venda é igual a renda, faça o dinheiro entrar nas franquias e todo o resto será resolvido aos poucos, com dinheiro no caixa fica mais fácil ajustar os outros pilares de melhoria.

Priscila Guskuma – Especialista em Estratégias de Negócios. Fundadora do IGDH (Instituto Guskuma de Desenvolvimento Humano), instituição com a missão de transformar pessoas. Ministrou treinamentos e palestras para empresas como: Porto Seguro, Shell, Locaweb, Google, além de ter sido palestrante da Feira do Empreendedor do Sebrae nos anos de 2018 e 2019. Empreendedor

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