De acordo com Rica Mello, palestrante e gestor de pessoas, essa metodologia pode auxiliar empresas a crescerem em tempo recorde, utilizando técnicas de gestão aprimoradas
POR: Carolina Lara
Com as constantes mudanças no universo corporativo pós-pandemia, a gestão exponencial tornou-se um dos principais pontos de atenção para empresários que procuram formas de alavancar seus negócios de uma forma superior à média apresentada pelo mercado.
Para Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, o crescimento acelerado precisa passar por quatro conceitos essenciais: agilidade no curto prazo com mindset de longo prazo, cultura de inovação e valorização do erro, uso inteligente da tecnologia para crescer e se diferenciar e aplicação de indicadores precisos para monitoramento e controle.
O ponto de partida é adotar uma estratégia que aceite correções de rota no curto prazo, evitando que se tornem questões difíceis de serem administradas ou que prejudiquem a qualidade do que é ofertado ao cliente. Ao mesmo tempo, é necessário manter o foco no longo prazo, pavimentando o crescimento do negócio. “Empresas relevantes da atualidade, como Facebook, Google e Tesla, apesar de passar por inúmeros ajustes e empregar a teoria de MVP (mínimo produto viável) para viabilizar seu crescimento, foram pensadas para perdurar por muito tempo, afinal uma aposta como a que a empresa de Elon Musk fez que poderia haver uma profunda mudança na matriz energética e na eletrificação dos carros tem que levar em conta um prazo muito extenso.
Para instigar soluções criativas, a empresa precisa de uma cultura tolerante a erros e que valorize a inovação. Segundo Rica Mello, esse conceito ainda engatinha no Brasil. “Poucos líderes têm esse tipo de visão e, infelizmente, ainda contamos com um modelo de negócios extremamente hierárquico, que pune o erro e bloqueia a inovação. Para que as coisas evoluam com agilidade, os empreendedores devem estar dispostos a movimentos mais arriscados”, declara.
Com uma operação enxuta e inteligente, é possível eliminar gargalos e direcionar os processos de maneira estratégica. Esse cuidado é essencial para o crescimento da empresa, trazendo foco para a realização das tarefas, otimizando tempo e evitando retrabalho, que mina a produtividade e a motivação do time.
Uma empresa que segue os princípios da gestão exponencial utiliza de maneira inteligente e pioneira a tecnologia a serviço da entrega de melhores produtos e serviços. Empresas como iFood e Uber não reinventaram a roda, mas souberam como colocar diferentes engrenagens que já existiam no mercado para trabalharem juntas, e assim criaram inovações que lhes conferiram diferenciação e forte crescimento.
Quanto ao controle e monitoramento dos projetos da empresa e de seus resultados, Rica Mello afirma que não é preciso adotar vários KPIs, mas sim os melhores. “Selecione três ou quatro que sejam indispensáveis para o seu negócio, monitore esses indicadores e realize as correções necessárias para alcançar os resultados desejados. Com o uso de dados precisos, dificilmente a tomada de decisão será equivocada”, finaliza.
Sobre Rica Mello
Rica Mello é apaixonado por gestão, números, estratégia e pessoas. Dedicou uma década auxiliando grandes empresas como consultor estratégico da McKinsey e Bain & Company antes de criar seus próprios negócios. É empreendedor serial e está à frente de negócios em diversos segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo, e-commerce e educação. Auxilia empresários a navegar no desafiante mercado brasileiro e é uma das lideranças da indústria que se preocupam com iniciativas de coleta e reciclagem de materiais. Possui MBA pela Kellogg School e especialização pela Singularity University. Ele aprendeu a gerenciar empresas de qualquer lugar do mundo, para alimentar sua outra grande paixão, que é viajar. Conhece 136 países e almeja visitar todos os países do mundo até 2025.
Para mais informações, acesse https://ricamello.com.br/ ou pelas redes @ricamello