POR: Caroline Teberga
A indústria da moda é uma das que mais polui o meio ambiente, porém na correria do dia a dia não paramos para pensar como as roupas que vestimos são feitas.
Pensar em moda sustentável significa apoiar marcas que são amigas do meio ambiente, ou seja, que se preocupam com o material que é usado nas peças e com a mão de obra que confecciona as roupas.
Análises recentes mostram que em 2018 a pesquisa por “moda sustentável” dobrou e muitas marcas já começaram a se adequar a esse novo mercado.
“O que muda de uma peça sustentável para uma não sustentável é a forma que ela foi feita. Não é porque o botão é de papel que você vai lavar e ele vai dissolver. Pelo contrário, uma peça sustentável foi feita para ter mais durabilidade, resistência, mais vida”, contou Larissa Perlin designer da Ymagy, marcar que confecciona camisa social sustentável.
“Um fornecedor de tecido sustentável é aquele que consegue dá uma nova vida para o que foi descartado. As aparas de tecidos das grandes fábricas, por exemplo, são desfibradas e viram novos fios incluindo matérias primas recicladas”, falou Larissa.
Mas se engana quem pensa que apenas o tecido pode ser amigo do meio ambiente, A Ymagy, por exemplo, se preocupa com o botão e até com a tag.
“Sustentabilidade não pode ser um diferencial e sim uma obrigação, tanto que somos uma marca em construção. Tentamos amenizar ao máximo o impacto na natureza pensando inclusive nos botões e nas tags. Usamos ecos botões que são feitos de matérias que não eram utilizados para isso, como café, papel e madeira. A tag é feita de semente e pode ser plantada”, finalizou a designer.
As camisas podem ser adquiridas pelo site do crowdfunding (bit.ly/campanhaymagy). Na compra de três peças, o cliente terá um desconto especial e poderá resgatá-las em até seis meses.
— Sobre as fundadoras —
Larissa Perlin
É Fashion Designer pela Universidade Paranaense e MBA em Marketing pela Universidade Estácio, onde fez aceleração como empreendedora da Startup Modellagio – primeiro software de modelagem online da web.
O projeto foi premiado pelo Lab Inovação na Cadeia da Moda do Instituto C&A e é validado por outras entidades como o Sesi Senai Inovação via Senai Cetiqt, Founder Institute e Startup Farm 14. Larissa luta contra o trabalho escravo e o desperdício na indústria da Moda.
Talita Lombardi
Possui mais de 17 anos de experiência no mercado B2B e é fundadora das marcas Menina Executiva e StartupsStars. Também escreveu o ebook de vendas SalesThinking e o livro infanto-juvenil Jessica Rainbow. Talita é considerada referência nas áreas de empreendedorismo, marketing de influência, vendas e startups no país.