Os Monarckas foi inspirado em um poema “Brasil Seja Monarca no Mundo” de autoria de um escritor literário japonês e humanista contemporâneo chamado Daisaku Ikeda.
POR: Maria Emilia Genovesi
À partir 2015 e 2016 o Trio Monarckas vêm realizando oficinas de RAP & HIPHOP em várias unidades da Fundação Casa , localizada na R. Florêncio de Abreu, 848 – Luz, São Paulo – SP, 01030-001, e, posteriormente nas escolas públicas especificamente da Zona Leste de São Paulo, Sapopemba que é um distrito situado na Parte Sudeste da Zona Leste do município de São Paulo, no Brasil. Foi criado pela Lei Estadual nº 4.954, de 27/12/1985, após pedido apresentado a Assembleia Legislativa de São Paulo no mesmo ano., e, algumas outras escolas públicas da Zona Sul , Norte e Leste.
As palestras são baseadas nas experiências em dar aula na Fundação Casa que abriga crianças e adolescentes detentos, objetiva incentivar e prevenir que essas crianças e adolescentes entrem no mundo do crime, já que as circunstâncias são bem atípicas nesta região para que as crianças entrem neste universo das drogas e crime.
Este é o trabalho educacional que os Monarckas vêm realizando, utilizar o RAP & HIPHOP como ferramenta de educação onde a educação está longe de acontecer.
Outro episódio marcante na carreira dos Monarckas – que já dividiu palco com nomes já estabelecidos no cenário da música brasileira, como Emicida, Leci Brandão, Nação Zumbi e Criolo, chegou até a paralisar o tráfico por algumas horas durante um evento cultural em São Paulo com o projeto “ A quebrada é boa” projeto promovido pelo grupo em regiões periféricas da Zona Leste de São Paulo com o objetivo de promover a cultura hip-hop — que ocorreu o contato com os chefes do tráfico locais.
— Por três a quatro horas, o tráfico ficou parado, e os caras ficaram com a gente assistindo. Deram ordem para não vender nada enquanto rolassem as atividades. É uma gota no oceano, mas mostra o poder que tem a cultura.
O grupo que vêm alcançado notoriedade através de sua música agregada a filosofia de suporte cultural a jovens e adolescente que não estão em um caminho legal, muito embreve fará sua primeira apresentação nos Estados Unidos em meados de setembro e outubro entre Nova Iorque e Florida.
A Fundação Centro de Atendimento Socieducativo ao Adolescente
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, tem a missão primordial de aplicar medidas socioeducativas de acordo com as diretrizes e normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
A Fundação CASA presta assistência a jovens de 12 a 21 anos incompletos em todo o Estado de São Paulo. Eles estão inseridos nas medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e semiliberdade. As medidas — determinadas pelo Poder Judiciário — são aplicadas de acordo com o ato infracional e a idade dos adolescentes.
O Trio de HIP&HOP Monarckas lançou novo clipe em outubro deste ano
O novo clipe 011 capital retrata o cenário da cidade de São Paulo e seus desafios
A idéia de superação à cada obstáculo , são desafios que transformam em oportunidade de crescimento e aprendizado, assim relata, um dos vocalista da banda – “Roney”.
Uma boa parte do clipe foi gravado em escolas públicas, onde foi palco de palestras e oficinas de Rap e poesia , onde o Grupo Monarckas vêm otimizando seus trabalhos sociais, na zona leste de São Paulo, principalmente nas escolas da região do Sapopemba.
Alguns alunos dessas escolas públicas também fazem parte da fotografia do clipe, ora encenando ao público , ora em suas atividades em sala de aula.
O novo trabalho 011 capital foi produzido pelo DJ Dablyo, composição da letra, Roney Cruz e Leo Thomas.
O lançamento está marcado para o dia 7 de Outubro às 19hs, no Teatro do Céu Rosa da China, Região do Sapopemba, Zona Leste de São Paulo.
O grupo Monarckas — cujo nome é inspirado pelo poema “Brasil seja Monarca do Mundo”, do poeta japonês Daisaku Ikeda — já dividiu palco com nomes de peso da música brasileira, como Emicida, Leci Brandão, Nação Zumbi e Criolo, e chegou até a paralisar o tráfico por algumas horas durante um evento cultural. O trio surgiu em 2004 e têm ganhado destaque pela sua preocupação na reeducação de menores detentos em alguns centros de recuperação na capital paulista.
MONARCKAS 011 Capital – Ficha Técnica
Direção: Marcelo Simões
Direção de fotografia: Marcelo Simões
Assistente de câmera: Gabriel Nascimento e Lucas Laureno
Produção Executiva : Pablo Ginevro
Edição: Zinho
Efeitos: André Ávila
@ladosujodafrequencia