Maior evento do segmento na América Latina abriu suas portas nesta terça-feira para os jornalistas. Programação seguirá na quarta-feira e evento abre ao público na quinta (8)
POR: ASSESSORIA IMPRENSA
Principal evento automotivo realizado na América Latina, o Salão do Automóvel fez uma sessão especial para jornalistas e convidados nesta terça-feira, no São Paulo Expo. As marcas reforçaram seu posicionamento voltado para a mobilidade urbana e seus desdobramentos para o futuro. Carros elétricos e híbridos cada vez mais conectados e modelos autônomos foram os grandes destaques do dia.
A programação seguirá exclusiva para a imprensa amanhã, dia 7, e abrirá suas portas para o público na quinta-feira, dia 8, com expectativa de receber mais de 700 mil visitantes até o próximo dia 18.
Novidades das montadoras:
Chevrolet – A marca celebra o terceiro ano consecutivo de liderança exibindo 20 veículos em seu estande. Entre as principais atrações e novidades o 100% elétrico Bolt EV e o novo Camaro. O Chevrolet Bolt EV é o primeiro carro elétrico do mundo a combinar preço e autonomia semelhantes ao de um carro médio a combustão igualmente bem equipado. Ele é capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias – número superior a qualquer outro veículo de sua categoria. Já o novo Camaro aparece pela primeira vez em um evento fora dos Estados Unidos. O superesportivo é apresentado no Brasil na versão SS cupê e conversível com aperfeiçoamentos na performance do motor 6.2 V8 de 461 cv. O modelo diferencia-se também pelo design mais imponente e esportivo. Outra novidade é o sistema de internet a bordo nos carros. A internet de alta velocidade em veículos passa a ser oferecida a partir do próximo ano em modelos da marca.
Fiat – Com um portfólio totalmente renovado a Fiat traz ousadia e inovação para o evento. Em um momento de retomada, a marca anuncia o investimento de R$ 8 bilhões até 2023 no Brasil. No seu espaço, conta com quase 30 carros com modelos conceitos e consagrados em versões inéditas. Entre as novidades, o Fastback, o novo concept car que representa a evolução da marca e o lançamento da área Fiat Professional, um conceito de incremento de serviços diferenciados para os clientes profissionais como horário de atendimento estendido, troca imediata de peças e carro reserva. O serviço começa a ser oferecido no primeiro trimestre de 2019. Outra novidade é a primeira Concessionária Digital do País que acaba de ser lançada em São Paulo, onde o grande diferencial é a alta tecnologia que permite ao cliente um verdadeiro self-service fazendo uso da navegação digital para conhecer, escolher e explorar os carros da Fiat.
KIA Motors – Entre seus 14 lançamentos, a KIA Motors destaca o modelo Stinger GT, o sedã esportivo que tem inúmeras evoluções tecnológicas, entre elas sua alta potência e velocidade que atinge 100 km/h em 4,9 segundos. Sua apostas sustentáveis ficam a cargo do Soul EV, Niro Hybrid e Optima Hybrid, todos produtos de alta tecnologia. A KIA Motors evolui a cada ano no Brasil, crescendo 42% em relação ao ano de 2017. Com os números favoráveis, pretende importar mais 20 mil unidades para solo brasileiro em 2019.
JEEP ® – A Jeep ® investe em duas novidades da categoria SUV’s para essa edição do Salão do Automóvel: Wrangler e o novo Cherokee. Seus lançamentos contam com o inédito motor turbo 2.0, 272 cv e oito marchas. Outra modernidade do Cherokee é o seu interior redesenhado e atualizado com hub de conectividade, liberando mais espaço para o porta objetos. O Wrangler estará disponível no primeiro semestre de 2019, enquanto o modelo Cherokee é a aposta da montadora para a possível volta da linha ao Brasil.
Ford – Com dois modelos que representam a inovação da montadora, a Ford traz para o Salão do Automóvel duas novidades que tem a tecnologia como maior pilar. O Edge ST 2019 é a primeira SUV da marca que possui a exclusividade da grife “Sport Technologies”, investida em alto desempenho e esportividade para a categoria e que refletem em segurança e conectividade para o consumidor. O modelo está em pré venda para os clientes Ford no evento. A Ford apresenta também o EcoSport Titanium, que promete ser a renovação da linha EcoSport. Nele, o estepe na traseira do carro é dispensável graças a categoria “Run Flat Tire” que dá aos pneus características construtivas diferenciadas, capaz de rodar mesmo à pressão zero por 80 km à velocidade de até 80 km/h. No mais, a Ford anuncia no evento que será a montadora oficial do Rock in Rio 2019.
Volkswagen – A marca apresenta o primeiro modelo híbrido que será lançado no país, o Golf GTE. O modelo, que já é um sucesso no mercado europeu, chega ao mercado brasileiro em 2019, após passar por severos testes da adaptação às condições nacionais. A Volkswagen tambéḿ conta com o T-Cross, modelo que faz parte da estratégia da empresa de oferecer veículos globais com características específicas para atender às necessidades locais de cada região. Ele será o primeiro SUV produzido pela companhia no Brasil (São José dos Pinhais – PR) – para isso, a fábrica recebeu R$ 2 bilhões em investimentos. Além disso, a marca está desenvolvendo uma linha totalmente nova de veículos elétricos baseada em conceitos avançados e com estilo de vanguarda. O I.D. CROZZ é o primeiro veículo utilitário crossover (CUV). A produção plena começará em 2020, porém a fabricante alemã mostra no evento uma importante visão antecipada de sua nova família de veículos de mobilidade elétrica. Até 2025, a Volkswagen produzirá um milhão de carros elétricos por ano.
Audi – Mostra a sua linha renovada de produtos que chegará em breve ao mercado brasileiro. Até o final de 2019, 13 novos modelos, entre reestilizações, novas gerações e inéditos, estarão nas concessionárias da marca. A Audi anuncia que o novo Audi e-tron, primeiro carro totalmente elétrico da marca, está confirmado para o Brasil e chegará às lojas no segundo semestre de 2019. Também entre os principais destaques que a marca apresenta no evento estão os três modelos mais luxuosos da família A: A6, A7 e A8. As novas gerações dos veículos estão mais modernas, repletas de tecnologia embarcada e trazem acabamento impecável. Outro carro totalmente novo é o Q8, que passa a ser o SUV topo de linha da Audi. Esses quatro modelos contam com uma das mais recentes tecnologias da linha de motores da empresa: o sistema híbrido leve (MHEV, mild-hybrid system). A Audi também mostra a nova geração do RS 4 Avant, versão mais “apimentada” da família A4, que estreia no mercado brasileiro no início de 2019 e será o primeiro modelo apresentado na exposição a chegar às concessionárias do país.
Toyota – A Toyota apresentou modelos futuristas e inovadores, comemorando os 60 anos da empresa no Brasil. A empresa aproveitou seus lançamentos para reforçar a campanha para uma sociedade inclusiva e sustentável, com investimentos em tecnologia híbrida para trazer mais mobilidade aos centros urbanos.
A marca japonesa apresentou o Concept-i, protótipo de veículos equipados com inteligência artificial. Mostrou novidades no automobilismo com o Yaris X Way que estará no Brasil a partir de 2019 e a Hilux GR que será o primeiro modelo disponível da GAZOO Racing no Brasil, uma edição limitada com 420 unidades, que vem com um diferencial no conjunto de suspensão garantindo mais esportividade. A Toyota dividiu seu stand por temas para facilitar a movimentação dos visitantes: Futuro da Mobilidade, Tecnologia Híbrida, GAZOO Racing e Mais Toyota.
Mercedes-Benz – Há 133 anos no mercado, a marca premium do setor automobilístico apresentou novidades com ares futuristas, que prometem atrair e fidelizar clientes de todas as idades e nacionalidades. O conjunto de automóveis de alta performance e avançada tecnologia marca um momento de definição dos rumos e conceitos da empresa. Esses novos rumos são baseados no conceito CASE, que significa Conectado, Autônomo, Serviços & Compartilhamento e Eletrificação.
Entre os lançamentos está o Concept EQ, que antecipa a nova geração de veículos 100% elétricos. O seu design combina elegância com tecnologia elétrica inteligente, proporcionando dizeres únicos e exclusivos. Na linha de SUV, o destaque vai para o Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+. Com frente marcante e linhas suaves, o modelo possui um abrangente conjunto de equipamentos de segurança e tração, proporcionando uma condução confortável em diferentes terrenos. Já a Mercedes-AMG ONE coloca os motores das pistas da Fórmula 1 nas ruas das cidades. O modelo é impulsionado por uma unidade inteligente composta por um motor V6 turbo, capaz de atingir 11 mil rpm e quatro motores elétricos que giram a até 50 mil rpm.
Já as outras novidades, a nova Mercedes Classe A, Mercedes-AMG G 63 Edition 1, o Smart EQ Forfour, Mercedes-AMG E 53 4MATIC+, Mercedes-AMG C 63 S, Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+, também combinam conforto, estilo e tecnologia, trazendo o futuro para o agora.
Honda – A montadora japonesa possui um amplo portfólio no Brasil e para esta edição do Salão do Automóvel aposta em experiências imersivas em seus modelos. Focada em segurança, qualidade e tecnologia a Honda está focada na expansão da mobilidade urbana e para isso apresenta modelos como o HRV 2019, que está mais completo e tecnológico, além de ser uma referência entre os modelos SUVs. Outro destaque é o HRV Touring que tem motor 1.5 turbo e proporciona mais sofisticação, segurança e conforto. Sucesso global, o Honda Accord é o modelo top de linha da marca que traz todo o refinamento da empresa com seus câmbio de dez marchas.
Um dos maiores destaques dos modelos da marca é a tecnologia Honda Sensing, um pacote que proporciona uma condição ao veículo com frenagem automática. O sistema identifica a saída da pista e evita possíveis acidentes usando uma inteligência de velocidade programada automaticamente.
Nissan – Completando 18 anos de Brasil a Nissan comemora o sucesso de vendas no país. Em 2018 a marca registrou um aumento de 30%, muito por conta do Nissan Kicks. A empresa pretende seguir evoluindo com o objetivo de surpreender cada vez mais os exigentes consumidores com foco na mobilidade.
O Nissan Leaf chegou em sua nova versão mais conectado, com maior autonomia, potência e desempenho. O modelo foi totalmente reinventado para oferecer mais dinamismo, além de incorporar tecnologias avançadas. O Nissan LEAF é o ícone da Nissan Intelligent Mobility, visão da marca que busca transformar a maneira na qual os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade, para atingir um futuro com zero emissão e zero acidente.
Renault – A Renault abre a venda de seu modelo elétrico mais vendido na Europa para o consumidor brasileiro, o Renault Zoe, até então somente comercializado para empresas envolvidas em projetos de mobilidade zero emissão. 100% elétrico, a novidade rende até 300 km de autonomia e chega ao mercado brasileiro com o valor de R$ 149 mil. O modelo estará disponível para testes no evento e já pode ser comprado a partir de amanhã.
Mais uma novidade da Renault está presente no Salão do Automóvel, o modelo Symbioz, carro este, que é a visão de 2030 da marca. O destaque está no seu novo design e no conceito de mobilidade do futuro, pois a Renault desenvolve seus modelos, sempre pensando no ecossistema do mundo.
BMW Group – A BMW Group traz, entre outros modelos, dois carros inéditos para o Brasil que se tornam destaque no Salão do Automóvel: a BMW Série 8 e o novo X5.
A série de alto luxo da montadora está representada pela Série 8 Coupé que será lançada em 2019. O modelo investe em avançados termos de tecnologias de comando e controles, assistência à condução e conectividade, motor V8 à gasolina. 350 cavalos de potência e velocidade máxima de 250 km/h.
Já a linha X5 chegou repaginada. É um pioneiro aprimorado com as mais recentes tecnologias, 400 cavalos de potência, quadriturbo, movido a diesel e velocidade de 250 km/h. O conjunto motriz agrega ainda transmissão automática esportiva Steptronic, de oito marchas, e tração integral inteligente xDrive. Isso tudo agregado ao design robusto da BMW Group.
Porsche – A fabricante alemã apresentou dois grandes lançamentos durante o evento. O novo Porsche Macan e o superesportivo Porsche 911 GT3 RS, além de outros modelos da marca como Novo Cayenne Turbo, 718 Boxster GTS, 911 Carerra T, entre outros. Com mais de 350 mil unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento, em 2014, o Novo Macan chega ao Brasil com adaptações no design e maior conectividade. Ele inaugura um visual ainda mais esportivo e moderno, com detalhes que se alinham ao Porsche 911.
Já o 911 GT3 RS chega ao Brasil para desempenhar o papel de ser um dos carros mais rápidos que a Porsche já produziu em todos os tempos. Voltado à performance, o modelo possui teto de magnésio e componentes aerodinâmicos específicos que reforçam a tecnologia de competição incorporada a um carro esportivo homologado para uso urbano. Todos os modelos podem ser encomendados em um dos nove Porsche Centers distribuídos pelo Brasil, em breve contarão com dez ao inaugurar a mais nova unidade em Belo Horizonte, e durante a exposição no estande da marca.
Hyundai – A marca japonesa Hyundai trouxe como novidade as novas tecnologias na mobilidade com automóveis sustentáveis e classificados como verde, que tem desempenho híbrido que usa combustível e eletricidade. A grande novidade é o Ioniq elétrico que tem três opções: elétrica, híbrida e híbrida plug-in, com faróis em LED, desenvolvido para uma mobilidade limpa e com conexão inteligente.
Outra novidade é o novo HB20 Motorsport, inspirado nos carros de corrida grid, com motor 1.6, câmbio manual, suspensões dianteiras e traseiras, rodas com 15” de diâmetro. A Hyundai apresentou também os novos modelos: Vision Grand Turismo N2025, Creta, Santa Fé, Azera e Elantra.
Cinco marcas e New Mobility são as atrações de quarta-feira – Suzuki, Subaru, Chery, Mitsubishi e Lexus apresentarão suas novidades para a imprensa no pavilhão. Além disso haverá a coletiva da ANFAVEA e a apresentação do New Mobility, espaço único e completo que, alinhado ao momento do setor automotivo, debaterá o futuro da mobilidade com conteúdo.
Serviço:
Evento: Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Data: 08 a 18 de novembro de 2018
Horário: das 13h às 22h / das 11h às 19h (último domingo 18/11/2018)
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda
Informações e ingressos: http://www.salaodoautomovel.com.br/
Informações à imprensa:
MktMix Assessoria de Comunicação
Ivan Carvalho – ivan.carvalho@mktmix.com.br
Vinícius Cabral – vinicius@mktmix.com.br
Tania Otranto/ Balia Lebeis/ Roberto Ethel
(11) 3060-3640 Ramal: 3631 / R:3615