CEO e fundador da Bio Mundo, Edmar Mothé, destaca as vantagens de investir em um segmento em constante expansão no Brasil
POR: Caroline Tondato – Dezoitocom
Para abrir o próprio negócio não basta apenas uma boa ideia, alcançar o sucesso demanda muita pesquisa e testes até achar o formato ideal, além, é claro, ter tempo e budget para colocar em prática tudo que foi planejado. Essa não é uma tarefa simples.
De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, os principais motivos que levam uma empresa a encerrar as atividades no primeiro ano de vida estão associados a falta de planejamento prévio. Dos negócios que fecharam, cerca de 39% não sabiam qual o capital de giro necessário para abrir o negócio, 33% não tinham informações sobre fornecedores, 55% não elaboraram plano de negócios. Até questões como desperdício, não identificar o público-alvo e experiência prévia foram apontadas como causa mortis desses empreendimentos.
Empreender é correr alguns riscos, mas existem algumas formas de reduzi-los, uma delas é se tornar um franqueado de uma marca já consolidada e com o segmento em ascensão. O CEO e Fundador da Bio Mundo, Edmar Mothé, traz alguns motivos para investir em uma franquia de alimentação saudável.
“O consumidor brasileiro tem se preocupado cada vez mais com a saúde e o bem estar. Esse é um dos motivos do mercado de alimentação saudável continuar em expansão no país. Uma análise da agência Euromonitor prevê um crescimento médio de 4,41% ao ano, até 2021. Este é o melhor momento para investir em uma franquia nesse segmento”, comenta Mothé.
UM NEGÓCIO JÁ TESTADO E APROVADO
Uma das vantagens em adquirir uma franquia é ter em mãos um modelo de negócio já testado e que rentabiliza. “Para abrir a Bio Mundo pesquisamos a melhor forma de estruturar a loja e de trazer um modelo diferenciado para o mercado de produtos saudáveis. Nos baseamos em modelos que encontramos em viagens dentro do Brasil e exterior, e estruturamos o melhor modelo de negócio. O benefício mais evidente de investir em uma franquia é adquirir todo o know-how que a marca adquiriu durante os anos de atividade”, explica o CEO da rede.
UM MODELO PARA CADA EMPREENDEDOR
Com 21 lojas próprias conseguiram testar vários modelos de franquias, cada um para atender diferentes necessidades da região e expectativas dos futuros franqueados. “Entendemos as necessidades das lojas de rua, shoppings centers, hipermercados, com diversos tamanhos e públicos. Padronizamos e adaptamos nossa rede para cada praça, facilitando para o franqueado e melhor gestão do seu negócio”, comenta Mothé.
UM PLANEJAMENTO DE GASTOS E DE NEGÓCIO EFICAZ E EFICIENTE
Ter na ponta do lápis os custos com fornecedores e estoque, capital de giro, instalações da loja, dentre diversas outras vantagens que oferecemos aos franqueados, vai ajudar o empreendedor a economizar tempo e reduzir os riscos de cometer erros. Essas são vantagens que uma franquia bem estruturada passa para o franqueado. “No segmento de alimentação, por exemplo, ter definido o custo que terá com os itens em estoque é de extrema importância. Primeiro para que não compre em excesso e haja desperdício, já que temos que ficar sempre atentos com a validade e qualidade dos produtos. Segundo ponto é não comprar menos que o necessário, para não gerar rupturas na loja”, explica o CEO da Bio Mundo.
SUPORTE PARA OFERECER O MELHOR ATENDIMENTO
Contar com o suporte da franqueadora é uma outra vantagem, não somente na hora de estruturar o plano de negócio, mas no momento de capacitar o empreendedor e seus funcionários a gerirem sua loja. “Na Bio Mundo temos uma grande preocupação com o atendimento e serviço oferecido, ainda mais por se tratar de uma extensa variedade de produtos e clientes com diferentes interesses, desde público fitness, com alguma restrição alimentar, veganos e vegetarianos. Por esse motivo fazemos treinamentos recorrentes de capacitação técnica e comercial e oferecemos supervisão periódica para que todos estejam preparados a atender o cliente da melhor forma possível”, completa Mothé.
“Esse é momento do empreendedor investir em um segmento que realmente acredita e queira colocar seus esforços. Os benefícios são para ambos. Com o crescimento da marca, o franqueado também cresce”, finaliza Edmar Mothé.
Sobre a Bio Mundo
Fundada em 2015 por um empresário com mais de 30 anos de experiência, na cidade de Brasília, a Bio Mundo nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos as lojas oferecem itens sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, bebidas, alimentos congelados e refrigerados e uma linha completa de suplementos esportivos. Além da venda a granel de grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com a própria linha de encapsulados naturais, produtos desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade, atendendo a diversos tipos e necessidades dos clientes, como repor nutrientes, manutenção e preservação da saúde. www.biomundo.com.br