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Mudanças no comportamento do consumidor podem impactar vendas de fim de ano

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Segundo especialista, para além de um produto ou serviço, o cliente evoluiu e deseja uma conexão mais sólida com a marca

POR: Priscila Emery – Bolacha Comunicação

                O comportamento do consumidor está mudando. De acordo o Instituto Akatu, a aderência ao consumo consciente cresceu 6% no Brasil entre 2012 e 2018. A pesquisa, realizada no ano passado, indica que 38% dos clientes desejam uma vida mais saudável e sustentável. Isso significa mais critérios e exigências na hora de comprar. Não importa mais apenas o produto ou serviço, mas, também, o posicionamento das marcas perante o atual cenário mundial.

Para Fred Alecrim, especialista com mais de 20 anos de experiência no varejo e coautor do livro “Pare de Vender Assim” (obra que fala sobre vender com propósito), “neste final de ano, o consumidor consciente será ainda mais consciente. Ele está cada vez menos impactado por gatilhos de escassez e mais influenciado pelo propósito, ideais e valores que acredita. O cliente faz parte de uma comunidade que gosta de um produto ou serviço, mas que, também, defende bandeiras em comum com a marca. Por isto, é muito importante que as empresas trabalhem a comunicação dos valores e propósito dos negócios”.

Transparência, integridade e comprometimento com impactos socioambientais positivos, a despeito do lucro, são os maiores desejos deste novo perfil de consumo. A base dessa relação é pautada pelo ganho coletivo, onde são beneficiados empresa, funcionários, fornecedores, parceiros, clientes e mundo. “O consumidor consciente encara a compra como um ato político. Ele quer saber se aquele dinheiro que está gastando será usado para melhorar ou explorar o mundo. Então sempre opta por empresas de produção sustentável, com impactos positivos ou, pelo menos, neutros”.

Essa motivação vem a partir de tudo que está acontecendo. Fatores ambientais, econômicos e sociais influenciam o comportamento das pessoas, tornando-as cada vez mais conscientes. “A cada situação difícil nasce uma nova versão de consumidor que, consequentemente, demanda uma nova variante das empresas, que acompanhe sua evolução e exigências”. Além disso, o indivíduo não compra somente de uma companhia. Nessa procura por conexão, ele vai buscar cada vez mais marcas com as quais se identifica. O que torna fundamental a clareza e a comunicação dos propósitos das empresas.

Essas transformações deixam o processo de venda mais complexo, saindo do senso comum para uma relação mais profunda entre marca e consumidor. Pessoas que lidam diretamente com a área comercial de uma empresa precisam trazer sentido ao negócio: “A conexão por meio do significado faz o consumidor perceber o sentido de investir seu dinheiro com determinado produto ou serviço. Ela permite que uma empresa entenda as dores do cliente e desenvolva soluções que melhorem a vida desse ser humano, que não compra mais um bem, mas sim uma versão melhorada de si mesmo. A intenção é somar. Se uma empresa não soma, ela acaba sumindo. Entender o que as pessoas querem, precisam e podem pagar é o diferencial. O consumo se torna uma relação de merecimento”, finaliza Alecrim.

A Voo

Criada em 2015, a editora independente tem o propósito de despertar a consciência para um mundo que funcione melhor para todos. Seu objetivo é publicar histórias e ideias que impactam leitores, a fim de inspirá-los a diferença, nos ambientes corporativos, comunidades e até em suas próprias vidas, além de motivar para uma cultura organizacional com propósito e valores sustentáveis.

Certificada desde 2018 como Empresa B, a Voo é reconhecida como negócio que causa impacto positivo no mundo e possui compromisso formal com o bem-estar socioambiental de todos os envolvidos no negócio. Com essa certificação, a empresa passou a fazer parte do Sistema B, uma comunidade global de empresas que acreditam nos negócios como uma força para o bem.

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