[radio_player id="1"]
Informações

Mudar para lucro real é opção para diminuir tributos em 2020 perante à crise da Covid-19

2 Mins read
Orientação é da ROIT Consultoria e Contabilidade, e vale também para pequenas empresas. Prazo para mudança neste ano se encerra em 30 de abril.

POR: Engenharia de Comunicação

A crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus obriga as empresas a buscarem saídas para a redução de custos e a sustentabilidade no mercado. Uma das formas de diminuir despesas está na gestão fiscal, que inclui migrar de regime tributário: o que pode significar pagar menos impostos.

Para diminuir as perdas de 2020 devido à Covid-19, uma opção é mudar do regime de Lucro Presumido ou mesmo do Simples Nacional para o de Lucro Real: regime recomendável nesse momento de margens baixas e prováveis prejuízos. A orientação é da ROIT Consultoria e Contabilidade – organização que tem sede em Curitiba e escritórios em São Paulo e Brasília.

De acordo com o sócio-diretor da ROIT, Lucas Ribeiro, há uma série de vantagens em adotar este regime como base de cálculo para o pagamento de tributos, inclusive para as pequenas empresas. “A opção pelo lucro real pode ser utilizada por empresas de todos os portes e segmentos, inclusive para quem está no Simples Nacional. Para estas é possível migrar e garantir uma tributação muito inferior, considerando benefícios fiscais e diversas oportunidades nesse momento de crise”, atesta.

Lucas pontua também que, por ser mais complexo, o regime do Lucro Real exige uma gestão financeira e documental mais rigorosa da empresa. Isso, porém, não deve ser encarado como impeditivo para optar por esse regime. Ao contrário: o rigor na gestão fiscal e financeira é indispensável para a sobrevivência do negócio.

A consultoria lembra que a migração de regime só pode ser feita no início de cada ano fiscal, mediante o primeiro recolhimento de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, o IRPJ. Para quem pretendia seguir pelo Lucro Presumido, tem até 30 de abril para decidir migrar para o Lucro Real.

VANTAGENS

O especialista lista uma série de vantagens da opção pelo lucro real. Nesse regime, por exemplo, depreciações, amortizações e juros fazem diminuir a incidência de tributos. São aproveitados, nesse regime, créditos do PIS e do Cofins, entre outros benefícios de ordem tributária.

“É possível remunerar os sócios a título de juros sobre o capital próprio, o que permite reduzir até 19% da carga tributária sobre os lucros. Caso haja prejuízos fiscais, não há tributação de IRPJ e CSLL, que são pagos sempre no Lucro Presumido e no Simples Nacional. E a empresa pode optar pela apuração do lucro trimestral ou anual, acumulando prejuízos para compensar com momentos em que vier a ter lucro. Enfim, o regime leva em conta a situação real da empresa, e não o que ela presume que venha a ser. O valor a ser pago em tributos se torna o mais justo”, explica Lucas Ribeiro.

O executivo, por outro lado, adverte: embora, de um modo geral, a opção por lucro real tende a ser mais vantajosa, cada caso precisa ser minuciosamente analisado. O empresário deve buscar auxílio do seu contador e advogado tributarista – um investimento para que o empreendedor adote uma gestão financeira e tributária mais eficiente, sem correr grandes riscos. “As contas precisam ser feitas com muito cuidado”, sublinha.

Related posts
Informações

Nelson Paschoaloto Advogados realiza primeira apreensão extrajudicial de veículo via Detran no Brasil

3 Mins read
Escritório pioneiro aplica novo procedimento do Marco Legal das Garantias, trazendo mais agilidade e segurança ao mercado financeiro A Nelson Paschoalotto Advogados Associados (NPAA)…
Informações

A Era dos Relacionamentos: os impactos da geração da desconexão conectada

3 Mins read
Por Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação Corporativa na Progic* Estava refletindo sobre os relacionamentos interpessoais, em sociedade e no corporativo, e em como nosso…
InformaçõesTecnologia

Mesmo sem grandes datas comemorativas, veja o que é tendência no mercado online para o primeiro trimestre de 2025

3 Mins read
E-commerce e marketplaces em baixa? Não para a Nubimetrics. De acordo com levantamento da plataforma, materiais escolares, uniformes, artigos para natação, produtos…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.