[radio_player id="1"]
Negócios

Mulheres da Mooca apostam em economia colaborativa

3 Mins read
O projeto Bellas Empreendedoras, criado pela empresária Marcella Porta, foi desenvolvido com o objetivo de promover a sustentabilidade do bairro da Mooca por meio da troca de serviços e experiências.

POR: Marcia de Oliveira 

Atualmente cerca de 2000 mulheres empreendedoras e moradoras do tradicional bairro italiano da Mooca, zona leste de São Paulo, SP, passaram a interagir entre elas e os moradores da região para usufruir do comércio local. Nomeado de Bellas Empreendedoras, o projeto tem o objetivo de incentivar a economia colaborativa, ou seja, fazer com que elas comprem os produtos umas das outras, promovendo uma economia autossustentável. Marcella Porta, fundadora do Bellas, conta que o grupo tem o objetivo de proporcionar aos moradores da região a oferta de serviços e produtos dentro do próprio bairro. Uma das ações do Bellas são encontros, palestras e workshops como forma de instruir as participantes a divulgar, aperfeiçoar e profissionalizar seus negócios de forma estratégica.

“Existem casos de mulheres que começaram a empreender despertadas pelo grupo e viram a oportunidade de monetizar atividades que inclusive enquanto auxiliares do lar já desenvolviam com maestria; outras aperfeiçoaram as suas empresas e tiveram ganho de eficiência e novos clientes ao aderir o movimento”, diz Marcella. A economia colaborativa visa o compartilhamento de serviços, produtos, mas também a troca intelectual. A dica que pode impulsionar os negócios de uma pode conter dicas importantes de vendas para outras, por exemplo. Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 89% dos brasileiros que já experimentaram esta modalidade de negócios colaborativos ficaram satisfeitos com seus resultados. O mesmo estudo revela que a cada dez consumidores brasileiros, nove acreditam que a economia compartilhada é uma prática que vem ganhando mais espaço. Outro dado importante é que 61% dos usuários considera que o consumo colaborativo foi uma estratégia para economizar, sendo que 88% acham que a quantia poupada é significativa.

“É possível o convívio entre mulheres sem competição e é preciso desmitificar isso. A mulher tem habilidades que são reconhecidas mundialmente, inclusive no mercado de trabalho são gestoras e lideres aptas. Hoje somos mais de 50% da população brasileira, temos que entender a responsabilidade e a relevância desses números. O Bellas Empreendedoras tem como foco a sustentabilidade e esta é nossa única bandeira”, comenta Marcella Porta.

Uma história real Nalva Alves, membro do grupo Bellas Empreendedoras, relata sua experiência antes e depois de fazer parte da comunidade: “era tudo muito solto, transitava em muitas regiões e públicos de São Paulo, conseguia atender somente um cliente por dia. O restante do tempo era no trânsito, em média 4 horas por dia, e no outro dia tinha que atender os clientes que ficaram pendentes e, com isso, trabalhava 51% do tempo, o restante era só em deslocamentos. A partir da primeira reunião tive uma transformação desse quadro e, com a economia colaborativa local, tive a redução de tempo no trânsito, do combustível e da alimentação. Ganhei mais tempo para minha vida pessoal, ganhei novos clientes da própria rede e ainda ganhei de patrocínio um uniforme personalizado. Tenho respaldo nas áreas de marketing, vendas e entre outras formações profissionais”, declara.

Sobre Marcella Porta Uma das mulheres mais influentes da Mooca, é bacharela em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Empresária e administradora de negócios desde os 22 anos, sua principal habilidade é desenvolver networking. Também é apresentadora do Programa Ela é Show Tv que tem como foco o fomentar e empreendedorismo feminino. Apaixonada por pessoas, Marcella desde pequena faz conexão de pessoas e negócios com um único propósito: ajudar a estabelecer relações entre os amigos e ver os negócios acontecerem entre eles.

Related posts
Negócios

Transformando o Mercado Imobiliário: O Sucesso do Primeiro Encontro Feminino do R496

4 Mins read
No último dia 15 de janeiro, o mercado imobiliário foi palco de um evento inovador: o Primeiro Encontro Feminino do R496, que…
Negócios

Comprar um imóvel pode ser uma decisão mais Estratégica e Inteligente

3 Mins read
Comprar um imóvel é, sem dúvida, uma decisão importante para qualquer pessoa, seja como primeira residência, segunda moradia ou uma oportunidade de…
Negócios

Crescimento do mercado de contact center

2 Mins read
Tecnologia, personalização e análise preditiva definem as tendências para 2025 O mercado de Contact Center está em expansão acelerada, com projeções de…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.