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Empreender

Mulheres superpoderosas: Cristina Sindicic e Beatriz Samara são responsáveis por tornar a Olga Ri uma referência para a alimentação saudável

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Muito além de um delivery de saladas, a startup liderada por um time predominantemente feminino apresenta crescimento de mais de 100% ano a ano, atendendo mais de 10 mil clientes por mês e com faturamento de R$ 20 milhões nos últimos doze meses.

POR: NB PRESS

A Olga Ri vem transformando o segmento de healthy food e proporcionando outro olhar para a alimentação saudável e o consumo de saladas. Fundada em 2016 e liderada por mulheres, a startup tem um crescimento de mais de 100% ao ano, atendendo mais de 10 mil clientes mensalmente e com faturamento de R$ 20 milhões nos últimos 12 meses.  Por trás desse sucesso estão os fundadores Cristina Sindicic, diretora de marketing, Beatriz Samara, diretora de produtos, e Bruno Sindicic, CEO.

O início de tudo

Cristina, arquiteta formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) não pensava em empreender, estava satisfeita com sua escolha profissional, mas impulsionada por seu irmão Bruno, aceitou o desafio de iniciar do zero o projeto, aos 26 anos. Já a também arquiteta Beatriz, sempre teve a veia empreendedora. Aos 18 anos fazia brigadeiros e vendia para amigos e familiares, e chegou a ter encomenda com mais de mil unidades para um casamento. Desse encontro, nasceu a Olga Ri.

Entre os pontos de convergência entre elas, sempre procuraram encantar seus clientes e entregar um produto que pudesse se encantador: “Queríamos que as pessoas vissem o carinho e a dedicação que colocamos em cada salada feita”, afirma Cristina.

Os desafios

O fato de sua área de formação ser distante da gastronomia não foi empecilho para as empreendedoras. Os desafios estavam lançados e elas aprenderam o passo a passo de como operar um restaurante, construir uma marca digital e tecnológica, olhar para a padronização dos alimentos, desenvolver cardápio, criar uma rede de fornecedores e, principalmente, se  conectar com os clientes, de modo que eles fossem os principais embaixadores dessa marca.

Em paralelo, existia a dificuldade em se inserir no mercado e ser reconhecida, o que leva tempo e muito esforço, além de outro obstáculo: as barreiras impostas em função do gênero. A maioria dos empreendedores são homens e as mulheres ainda estão conquistando os seus espaços. A jornada ainda é longa em prol dos direitos iguais, mas nem por isso elas jogaram a toalha.

Empreender requer paciência, esforço e otimismo, e é preciso se manter forte e ser muito resiliente. “Fazer bem-feito é inegociável. Acredito que a qualidade do produto ou serviço é o grande segredo. Atualmente temos muitas opções no mercado. Apenas uma empresa que se propõe a seguir o seu propósito e entregar um produto excelente vai se destacar”, afirma Beatriz.

As conquistas

Tijolo por tijolo foi construído e edificado e essas são as maiores conquistas da Olga Ri. Atualmente a companhia conta com mais de 160 colaboradores dedicados que fazem acontecer diariamente.

Em 5 anos de atuação conquistaram o NPS de 90 (Net Promoter Score, uma metodologia que permite mensurar o nível de satisfação e lealdade dos clientes com as empresas) e pretendem seguir na toada de crescimento enquanto mantêm a qualidade e transmitem sua essência e propósito.

Os números refletem isso. Quando abriu, a Olga Ri foi de 0 a 5 milhões de faturamento ao ano, sem marketing digital, apenas com o boca a boca dos clientes. Foi construída uma fundação sólida do negócio e tiveram o privilégio de testar o produto, estar bem próximos dos clientes o que permitiu esse crescimento extraordinário.

Hoje, a companhia conta com um time predominantemente feminino (6 em cada 10 líderes são mulheres) a ópera  5 cozinhas espalhadas por São Paulo. Com isso, conseguem ter agilidade, preço justo, salada apetitosas e ingredientes sempre frescos, tornando a Olga Ri mais do que um delivery de alimentação saudável. Preocupada com a sustentabilidade, a marca ainda conta com o selo Eu Reciclo, que certifica que a cada salada vendida sejam retiradas do meio ambiente e recicladas duas vezes a quantidade de plástico e papel consumidos no processo.

“A nossa maior conquista é ver as pessoas se apaixonando pela nossa salada. Vemos muita gente que não curtia um prato de folhas e hoje não para de pedir. Todos ganham: a saúde e bem estar de quem consome, nossos fornecedores, nossos funcionários e o meio ambiente. Isso dá um orgulho danado!”, comemora Cristina Sindicic, fundadora e diretora de marketing da Olga Ri.

Sobre a Olga Ri

A Olga Ri é uma startup de alimentos que opera a partir de cloud kitchens entregando saladas para clientes residenciais e corporativos. Com tecnologia de ponta, excelência na operação e uma marca com propósito, trabalha para criar a próxima geração do foodservice no Brasil. Em 2019, recebeu o primeiro aporte de um dos maiores fundos de venture capital da América Latina – a Kaszek Ventures. Mais informações acesse:  https://www.olgari.com.br/ .

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