[radio_player id="1"]
Informações

Mulheres transformando o mercado de trabalho

9 Mins read
Líderes de empresas que geram resultados e oportunidades para pessoas e negócios refletem o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil

POR: Seven PR

A integração e a liderança das mulheres no mundo dos negócios cresce a cada ano. Os movimentos feministas, que defendem a igualdade de gênero e batalham para reforçar o posicionamento das mulheres no mercado, possuem um papel importante para esses resultados. Hoje não é mais um “diferencial” para as empresas permitirem que mulheres se sentem nas cadeiras de chefia e que sejam as últimas a “bater o martelo” nas decisões de uma corporação. Negócios originariamente femininos pegaram embalo nesse movimento e caminham a passos largos.

Em 2019, 25% das aberturas de empresas foram feitas por mulheres, enquanto em 2016 esse número era de 18%. O ano de 2019, também revelou que 49% das startups abertas tinham mulheres no comando. Os dados são da Contabilizei, escritório especializado em contabilidade.

Apesar do notado crescimento, a liderança feminina ainda é muito sensível às oscilações do mercado. Dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que no ano passado houve, em decorrência da pandemia, uma piora no mercado de trabalho brasileiro e que o maior impacto ocorreu sobre as mulheres. Ao comparar o terceiro trimestre de 2020 com o mesmo período de 2019, a queda na parcela de mulheres que estavam no mercado de trabalho foi de 7,5 pontos percentuais (de 53,3% para 45,8% – o menor índice desde 1990). O retrocesso foi menor entre os homens, de 6,1 pontos percentuais (de 71,8% para 65,7%). As razões do levantamento do IPEA apontam que as categorias em que há mais mulheres trabalhando foram as que mais perderam população ocupada. Em alojamento e alimentação, categoria em que 58,3% dos profissionais são mulheres, a queda foi de 51%. Nos serviços domésticos, em que 85,7% dos profissionais ocupados são mulheres, a queda foi de 46,2%. Em educação, saúde e serviços sociais, a queda foi de 33,4%. 76,4% dos profissionais da área são mulheres.

Na outra ponta, temos líderes mulheres que estão inovando no mercado de trabalho:

Camila Potenza é cofundadora da Mindset Ventures , gestora internacional de venture capital que investe em empresas de tecnologia em estágio inicial localizadas nos Estados Unidos e Israel, principalmente aquelas com potencial de operação no Brasil. Atualmente, Potenza é responsável pela parte de criação de valor para empresas do portfólio, operação, compliance e gestão de fundos da gestora de venture capital. A executiva começou sua carreira como advogada empresarial, tendo atuado para grandes escritórios que assessoram empresas listadas na Fortune 500 e, posteriormente, para startups no Vale do Silício e fundos de VC brasileiros. Tendo passagem por UC Berkeley, ela é considerada uma das primeiras mulheres brasileiras a fundar uma gestora de venture capital no Brasil, além de atuar como mentora, participar do Conselho Fiscal da ONG SAS Brasil e apoiar iniciativas de diversidade, integrando a “Venture Women Brazil” e participando da maior comunidade global de “Women in VC”.

Camila Potenza é cofundadora da Mindset Ventures (Foto: divulgação)

Mariana Dias criou a Gupy, startup líder no Brasil em recrutamento, seleção e admissão com base em inteligência artificial. Formada em Administração pela USP, Mariana tem especialização em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade de Stanford. Começou sua carreira como trainee da Ambev, onde trabalhou por quatro anos e ocupou o cargo de Business Partner para a América Latina. É CEO e co-fundadora da HRTech Gupy , empresa que fundou em 2015 junto com o irmão e dois amigos. Sua startup torna mais eficiente o recrutamento e melhora a experiência de candidatos, gestores e profissionais da área de RH durante processos seletivos por meio de Inteligência Artificial. Cada vez mais exemplos femininos como estes incentivam outras mulheres a fortalecerem e enaltecerem suas presenças frente às empresas.

Mariana Dias é CEO e co-founder Gupy (Foto: divulgação)

Betina Wecker é cofundadora e uma das líderes na Appmax , startup de Porto Alegre que oferece soluções completas de pagamentos para e-commerces e negócios digitais. Com a promessa de aumentar em até 50% o faturamento de seus clientes, a empresa vem conquistando um novo público e teve um crescimento de 300% no último ano. Ao lado do irmão Marcos Wecker e o do sócio Gustavo Krüger, a empresária de apenas 27 anos é responsável pela gestão do negócio e por um time de 300 colaboradores.

Betina Wecker, cofundadora da Appmax (Foto: divulgação)

Erika Monteiro, é Graduada em Nutrição e Metabolismo pela USP com graduação sanduíche na Monash University (Austrália). Possui experiência em ambiente hospitalar, devido ao período de estágio no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – USP, que a levou a fundar junto com mais dois amigos, a Carefy, uma empresa de gestão e monitoramento de internações hospitalares. Atualmente, Erika é COO da healthtech e atua nos processos operacionais, marketing, design, implementando e monitorando as estratégias de crescimento e produtos.

Erika Monteiro, COO da Carefy (foto:divulgação)
Maria Eduarda Herriot, CLO da LegAut, proptech voltada para a análise automatizada de documentação imobiliária, é advogada, com atuação na área de Relação com Investidores do Gera Venture Capital e em escritórios de advocacia voltados para área empresarial, além de ser membro da comissão de Direito e Inteligência Artificial da OAB/RJ. Dentre as suas qualidades, está a compreensão do contexto legal e qualificação para atuar tanto no setor jurídico quanto em empresas cuja governança e conformidade são parte relevante na atividade empresarial.

Maria Eduarda Herriot, CLO da LegAut (Foto: divulgação)

Cláudia Pátria, Head de Design na Escale, uma startup de tecnologia, formada em Design Digital. Trabalha com produtos digitais desde 2006, há mais de 10 anos focada em experiência do usuário, design de interação, pesquisas com usuários e design de produtos. Construiu uma sólida experiência por meio da gestão de site de conteúdo, agência de publicidade, consultoria de usabilidade e empresa de Telecom. Hoje é Head de Design na Escale.

Cláudia Pátria,Head de Design na Escale (Foto: divulgação)

Mayra Massuda, coordenadora de cultura e engajamento na Escale, foi responsável por começar a frente de Diversidade na Escale, onde fundou os comitês de representatividade “Escale como uma Garota”, “Todas as Formas de Ser – Corpos”, “Todas as Formas de Ser – LGBTQIA+”, “Todas as Formas de Ser – Masculinidades”, “Todas as Formas de Ser – Raças” e “Todas as Formas de Ser – Acessível” e levou parcerias com profissionais para formação e transformação para a empresa.

Criou campanhas de engajamento e bem-estar específicas para a quarentena: yoga online, ginástica laboral online, talks sobre saúde mental, competições e happy hours virtuais.

Atuando na área de Talent Acquisition, foi responsável pelo recrutamento para vagas de tecnologia (Software Engineering, Data Analytics, UX Design) com foco em diversidade de gênero – 50% das vagas fechadas em tecnologia no período de 1 quadrimestre foram mulheres.

Embaixadora de Employer Branding em comunidades de tecnologia para mulheres.

Mayra Massuda,coordenadora de cultura e engajamento na Escale (Foto: divulgação)

Silmara Reis Salles é Head of Sales Brasil da Logan. Formada em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduada em Comunicação Corporativa pela Anhembi Morumbi. São 14 anos de experiência, com passagens pela EBIT, Editora Símbolo como Executiva Junior, o Portal MINHA VIDA, Editora Globo, a Smartclip, iniciou na Logan em 2017 e desde 2019 assumiu como Head de vendas do Brasil.

Seu dia a dia é igual ao de qualquer homem em cargo de liderança: muito trabalho! “Sou uma pessoa extremamente organizada e comprometida com meu trabalho e meus objetivos”, afirma Silmara. Ela comanda reuniões de estratégia de vendas com o time. Os planejamentos das ações do Brasil também passam por sua aprovação. Está completamente por dentro de tudo que acontece na empresa e sua opinião conta para as decisões da companhia.

Laura Castro é sócia e diretora de psicologia na Vigilantes do Sono (Foto: divulgação)

Laura Castro é sócia e diretora de psicologia na Vigilantes do Sono. Psicóloga clínica e consultora (CRP: 06/83226), formada em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Sua área de pesquisa no mestrado foi Medicina e Biologia do Sono. Atuou como pesquisadora, estatística e gerente administrativa de operações no Instituto do Sono. É psicóloga do sono pela Associação Brasileira do Sono e Sociedade Brasileira de Psicologia, com mais de 15 anos de experiência.

Paula Mendes Caldeira é co-fundadora e CFO da Plugify , startup de hardware as a service que simplifica o acesso e a gestão da infraestrutura de TI para empresas de todos os portes. Paula lidera todos os processos financeiros da empresa, de contas a pagar a relacionamento com investidores.

Em 2020, liderou também a primeira emissão de debêntures da empresa na B3, uma iniciativa que viabilizou a empresa mais que dobrar o ritmo de crescimento, mesmo em um ano de pandemia. Criada em 2017, a Plugify terceiriza a área de infraestrutura de TI e destrava o crescimento de empresas, oferecendo notebooks, desktops e celulares por meio de assinaturas de 24, 36 e 48 meses, bem como ferramentas de organização, localização e gestão de hardware.

Formada em Economia pelo Insper, a executiva possui extensa experiência em instituições financeiras, ocupando posições de destaque em bancos de investimentos como BTG Pactual, Merrill Lynch e Moelis.

Gabriela Lea é co-fundadora e COO da Unbox , startup brasileira de soluções de vendas on-line. Atualmente, ela atua no comando das áreas de operações, atendimento e sucesso do cliente. Formada em Administração de Empresas pela FGV, com MBA Executivo em Business Analytics e Big Data, começou sua carreira no mercado financeiro. Neste período, trabalhou no time Corporate Banking do Itaú BBA e posteriormente em Investment Banking na Goldman Sachs.

Em 2018, iniciou uma transição para o mundo de startups e atuou como Key Account Manager na Loggi, onde teve a oportunidade de conhecer as maiores operações de e-commerce da América Latina. Foi quando resolveu criar sua própria loja on-line e começou a entender o quão complicado e demorado era empreender digitalmente no Brasil. Em 2019, Bruno Pereira, fundador e CEO da Unbox, a chamou para participar da iniciativa e ajudar milhares de lojistas a criarem uma loja virtual de forma simples e descomplicada. Hoje, um ano depois, a Unbox já apoia milhares de pequenas e médias empresas por meio de sua tecnologia.

Daniella Doyle é head de Marketing da eNotas, legaltech que oferece soluções inovadoras para automatização da emissão de notas fiscais eletrônicas de serviços (NFS-e), comércio (NF-e) e varejo (NFC-e/CF-e). Daniella está à frente de toda a estratégia de marketing e comunicação da empresa, liderando um time com nove profissionais.

Com vasta experiência em cargos de gerência ao longo da carreira, a executiva ajuda a promover a proposta de dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente, focando exclusivamente nos seus negócios.

Daniella possui graduação em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, além de especialização em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Processos Criativos em Palavra e Imagem, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos e Gestão Estratégica de Marketing.

Renata Fonseca é coordenadora financeira da eNotas . Atualmente é responsável por todo o setor (planejamento, métricas e KPIs, controladoria, tesouraria, administrativo, jurídico e DP) na startup, onde atua desde o início da operação.

Com especialização voltada para finanças e tecnologia, possui atuação estratégica na legaltech com objetivo de gerar crescimento, engajamento, retenção, eficiência da operação e escalabilidade por meio de melhorias em processos e fluxos.

Thais Campos é Head de Marketing na Skore, e advogada formada pela Universidade Mackenzie, especialista em Direito em Startups, trabalhou como advogada para diversas startups e VCs assessorando em seus investimentos e outras questões societárias e jurídicas, antes de ingressar no setor empresarial.

Focada em Desenvolvimento de Negócios, atuou em todas as áreas de uma startup em estágio inicial, principalmente operações e marketing e, desde então, tem sido uma das principais responsáveis ​​pelo crescimento e escala da Skore. Motivada por novos desafios e apaixonada pela educação e aprendizado. Atualmente, lidera o time de marketing na Skore e potencializa a máquina de clientes através de estratégias de marketing B2B, especialmente Account Based Marketing (ABM).

Cibele Stefani é Head of Talent Experience na Skore, formada em Coach desde 2011 e pós graduada em Gestão de Pessoas pela FGV. Com mais de 20 anos de carreira corporativa, Cibeli começou a carreira no Mc Donalds, trabalhou em grandes organizações ao longo dos anos atuando em Recursos Humanos e no papel de líder.

Cibele, também possui um trabalho autoral, em seu canal no Youtube fala sobre o autoconhecimento feminino, como lifecoach pauta uma visão holística da mulher. E ministra um curso online MAPA DOS SONHOS com mais de 1300 alunas.

A alagoana Cynthya Rodrigues foi contratada em setembro de 2020 pelo Grupo Logan, empresa líder em marketing móvel na América Latina, para ser a Business Development Director (Diretora de Desenvolvimento de Negócios) da recém-criada PMP.bid, novo braço programático da Logan. Ela é responsável por comandar toda a operação desta empresa do grupo, já que tem um extenso background com mídia programática: além de dar aulas na IAB, já trabalhou na área em companhias de outros países e também no Brasil.

Cynthya se orgulha de representar as mulheres e o Nordeste à frente de um projeto grande, e espera transformar a PMP.bid em um dos principais veículos de mídia programática do Brasil.

Sobre a Seven PR

Agência de Comunicação especializada em startups e segmento de pequenas e médias empresas (PMEs). Criada pelo jornalista Nelson Rodrigues a Seven PR tem se consolidado no setor na geração de negócios aos clientes e parceiros, por meio da construção e fortalecimento da reputação das marcas das empresas, em especial no mercado de startups, tornando-se precursora nesse segmento. A agência oferece soluções e estratégias de Comunicação nas áreas de: conteúdo, digital e influência. Atualmente conta com um portfólio com cerca de 38 clientes.
Related posts
DestaquesDestaques1Destaques2Destaques3Informações

Economia SA: 15 Anos de Trajetória e Parceria com a UOL!

1 Mins read
Hoje, a Economia SA comemora 15 anos de uma história marcada pelo compromisso com a informação de qualidade e pela expansão contínua….
BusinessInformaçõesTecnologia

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

5 Mins read
O anúncio foi feito ontem à noite (17) em Viracopos (Campinas-SP) e será implantado, não só no eixo Rio-São Paulo como também…
CarrosInformaçõesTecnologia

BYD oferece política exclusiva para PCD sem isenção e anuncia descontos para motoristas de táxi

2 Mins read
Além de pessoas com deficiência, iniciativa de vendas da marca também valoriza os motoristas de táxi com a possibilidade de ter uma…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.