A Bibli-ASPA recebe cerca de 300 pessoas em situação de refúgio semanalmente e busca recursos para a manutenção de seu trabalho
POR: Stéfanie Rigamonti – Diretora de Comunicação da Bibli-ASPA
A fim de dar continuidade a seu trabalho junto aos refugiados, a Bibli-ASPA, organização sem fins lucrativos sediada na cidade de São Paulo, lançou na internet a campanha de crowdfounding “Apoie os refugiados você também! #BibliASPA”. A ação tem o objetivo de garantir recursos que auxiliarão na manutenção das atividades sociais da ONG. E a instituição conseguiu um nome de peso para apoiar a campanha: Murilo Rosa se apaixonou pela causa e decidiu abraçar a iniciativa.
O artista conheceu a Bibli-ASPA em julho de 2017 e ficou admirado por todo o trabalho desenvolvido junto aos refugiados. Murilo literalmente vestiu a camiseta da ONG e, sem pedir absolutamente nada em troca, decidiu apoiar a instituição, que já tem o reconhecimento de grandes órgãos nacionais e internacionais, como a Acnur – Agência da ONU para Refugiados.
Agora, o ator estampa a campanha de crowdfunding da ONG na internet, ao lado de refugiados e imigrantes atendidos pela instituição. Além de ter participado de uma sessão de fotos, Murilo Rosa ainda aparece no vídeo pílula da ação.
O apoio do ator é mais do que bem-vindo em um momento como o atual, em que se vive uma crise humanitária no mundo todo. Diante disso, um número cada vez maior de refugiados chega ao Brasil, e a Bibli-ASPA se vê em uma importante missão de colaborar com a adaptação dessas pessoas no país. Por isso, precisa de um suporte cada vez maior para seguir adiante com seus trabalhos.
Hoje, há 70,8 milhões de pessoas em situação de refúgio no mundo; a quantidade de refugiados na atualidade já ultrapassou períodos de grandes crises da história, como na Segunda Guerra Mundial. Somente no Brasil, país da América Latina que acumulou o maior número de pedidos em 2018, já foram reconhecidos 10.145 refugiados, mas ainda há tantos outros que estão lutando para conquistar esse reconhecimento.
A fim de acolher essas pessoas, semanalmente, a Bibli-ASPA recebe cerca de 300 refugiados de mais de 40 nacionalidades, os quais têm a oportunidade de aprender na ONG a língua portuguesa e cultura brasileira com professores voluntários, que chegam até a instituição por meio de uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Outros cursos de curta extensão também são periodicamente oferecidos, com o intuito de preparar os alunos para o mercado de trabalho e para a área acadêmica.
Como muitos dos refugiados que chegam ao centro de estudo e ações sociais não têm condições financeiras de pagar suas passagens para se deslocar até o local, e de se alimentar no período em que estão na ONG, a Bibli-ASPA ainda entrega bilhetes de metrô e oferece alimento a todos. Além disso, fornece roupas e objetos de higiene pessoal, assistência jurídica e social, apoio psicológico e de saúde, tradução de documentos e apoio para o acesso a serviços públicos. Tudo de forma totalmente gratuita.
A ONG também promove o Programa de Idiomas e Culturas por Refugiados para a sociedade brasileira, que aprende francês, árabe, inglês e espanhol, com a intervenção de cultura africana, árabe, sul-americana, magrebina ou haitiana. Esses cursos geram renda para os refugiados e conhecimento para a sociedade brasileira sobre a causa.
Para manter todas essas atividades, a Bibli-ASPA espera arrecadar R$ 30 mil com a campanha de crowdfunding lançada na internet. Para os interessados em colaborar, clique aqui.
Sobre a Bibli-ASPA
A BibliASPA é uma ONG que presta apoio a refugiados de diversas nacionalidades, e um centro de pesquisa e cultura criado com o objetivo de promover a reflexão crítica por meio da pesquisa, produção e difusão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos. Para isso, congrega pesquisadores e acadêmicos de centenas de países e desenvolve cursos de língua, cultura, literatura, história, arqueologia e caligrafia, exposições, festival de arte, publicação de livros, pesquisas, consultoria para projetos especiais, mostras de cinema e teatro, bibliotecas especializadas e saraus, entre outras ações.
Sobre Murilo Rosa
O ator brasiliense Murilo Rosa é multipremiado dentro e fora do Brasil. O artista acumula, em seu portfólio, novelas de sucesso como “O Cravo e a Rosa”, “Caminhos das Índias” e “Salve Jorge”, além de produções cinematográficas de sucesso como “Olga”, “Aparecida, o Milagre” e “A Menina Índigo”.