Natura é uma das poucas empresas no mundo a pontuar em seis modelos de negócio de impacto. Em sua terceira certificação, a marca ainda aumentou sua pontuação em comparação a anos anteriores
POR: Weber Shandwick
A Natura recebeu, pela terceira vez consecutiva, a certificação de empresa B. A marca ainda aumentou sua pontuação em 24% quando comparada à certificação anterior, realizada em 2017. Em 2020, a Natura conquistou 153 pontos; em 2017, a marca chegou a 123.8 pontos e, em 2014, 108,4 pontos. A certificação requer atingir um mínimo de 80 pontos de um total de 200. Mais de 170 colaboradores participaram ativamente do processo de recertificação.
A Natura é uma das poucas empresas no mundo a pontuar em seis modelos de negócio de impacto (IBMs) que refletem o DNA das empresas. São eles: Desenvolvimento de Funcionários, Mitigação da Pobreza, Conservação de Recursos, Conservação do Solo e Vida Silvestre, Redução de Toxinas e Processos de Fabricação Ecológicos e Inovadores. A primeira certificação foi concedida em 2014, quando se tornou a primeira empresa de capital aberto da América Latina a conquistar o selo.
Em 2020, os destaques de pontuação foram o modelo de negócios de impacto positivo com sua rede de Consultoras de Beleza, como proposta para geração de renda, resposta rápida à pandemia com a criação do Fundo de Emergência e ações contra violência doméstica. Na esfera ambiental, os destaques foram o Programa Carbono Neutro, inovações em embalagens sustentáveis e calculadora ambiental de produtos. No cuidado à biodiversidade, a Natura se destacou pelo fortalecimento de suas iniciativas do Programa Amazônia com cadeias de sociobiodiversidade. Para estratégias com a diversidade, a Natura foi reconhecida por seu programa de inclusão entre os colaboradores, além de contar com alto número de lideranças femininas e oferecer salários dignos.
“A nova certificação nos mostra que mantemos nosso compromisso em estar constantemente evoluindo para promover impacto positivo nas esferas econômica, social e ambiental”, afirma Andrea Alvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura. “É uma grande conquista para a Natura, pois mesmo com o período desafiador que estamos passando, as equipes se mantiveram engajadas, por isso o resultado reflete a dedicação de todos os colaboradores nos últimos anos. É importante lembrar que, do outro lado, quando uma pessoa escolhe um produto de uma empresa B, ela também faz parte desse importante movimento de geração de impacto positivo e consumo consciente”, conclui a executiva.
Além da Natura, outras duas marcas do grupo Natura &Co são certificadas como empresas B, a The Body Shop, desde 2019, e a Aesop, que acaba de receber o reconhecimento.
As Empresas B utilizam seus modelos de negócios para gerar impactos positivos nas esferas econômica, social e ambiental, se comprometendo a estar em constante evolução. Para ser considerada uma Empresa B, a empresa é avaliada a partir de critérios como Governança, Transparência, Colaboradores, Comunidades de Fornecedores, Meio Ambiente e Clientes. Para obter a certificação, é necessário alcançar, no mínimo, 80 pontos. A certificação é entregue pelo B Lab, uma instituição independente e sem fins lucrativos que integra o Movimento B, uma comunidade global que deseja transformar a economia através de negócios mais inclusivos, equitativos e regenerativos.
Os principais objetivos da certificação como empresa B são apontar as áreas em que a empresa pode melhorar e identificar oportunidades para que a companhia se torne um agente transformador. A certificação é uma das mais completas que existe e está em constante atualização para elevar o nível de exigência de performance. Atualmente, existem 3.562 empresas B no mundo, sendo a América Latina o segundo maior continente com maior número de certificações, logo atrás da Europa.
A Natura gera impactos positivos através das causas “Amazônia Viva”, “Mais Beleza, Menos Lixo” e “Cada Pessoa Importa”. Pela causa “Amazônia Viva”, a Natura atua com iniciativas que visam a conservação da floresta. Atualmente, a empresa contribui para a conservação de 1,8 milhão de hectares da Amazônia por meio de seu modelo de negócios que alia comércio justo, manejo sustentável assim como a repartição de benefícios. Por meio de “Mais Beleza, Menos Lixo”, a marca apoia o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis para gestão de resíduos. A empresa foi a primeira marca brasileira de cosméticos a adotar refis em seus produtos, ainda em 1983, evitando o descarte diário de lixo equivalente a quantidade produzida por 4,7 milhões de pessoas. Por fim, com a causa “Cada Pessoa Importa”, a Natura busca promover a diversidade e inclusão, além de garantir o acesso da sua rede de relações à uma renda justa para assegurar que necessidades primordiais sejam atendidas, como alimentação, moradia, educação, assistência médica e transporte.
Em 2020, o grupo Natura &Co (que reúne Avon, Natura, The Body Shop e Aesop) divulgou seu Compromisso com a Vida – Visão 2030, com plano para enfrentar desafios globais urgentes, como a crise climática e a proteção da Amazônia. Entre as metas estão zerar emissões líquidas de carbono e reunir esforços coletivos para a garantia do desmatamento zero da floresta até 2025. No caso das metas que visam proteger os direitos humanos, o grupo deseja aumentar a diversidade da empresa em 30%, incluindo a diversidade étnico-racial, sexual e de identidade de gênero e a inclusão de pessoas com deficiência e desfavorecidos social e economicamente. Para incentivar a economia circular e a regeneração, Natura &Co quer garantir a circularidade de embalagens até 2030 para que 100% de seus materiais sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 1.8 milhão de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite https://www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn , Facebook e Instagram .
O sobre o Sistema B
O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no Brasil e América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No centro deste movimento estão as Empresas B Certificadas, 182 Empresas B no Brasil e 672 na América Latina, que compartilham um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente.