Novo benefício facilita acesso de Consultoras de Beleza a cursos de formação superior em instituições de todo o Brasil. Oferta amplia portfólio de iniciativas educacionais da marca, como o programa de crédito educacional, que já financiou mais de 500 mil reais em estudos para as Consultoras desde 2020.
POR Weber Shandwick
Em celebração ao Dia da Consultora de Beleza Natura, comemorado nesta quarta-feira (22), a marca anuncia a ampliação de seu ecossistema de educação. Com a nova parceria com a Quero Bolsa, mais de 1,5 milhão de Consultoras poderão ter acesso a bolsas de estudo com até 80% de desconto na mensalidade em cursos de graduação, pós-graduação e tecnólogo em mais de mil instituições de ensino espalhadas por 5 mil municípios de todo o país.
Com a iniciativa, a Natura busca ampliar a capilaridade de cursos de formação superior, buscados pela maioria das Consultoras que acessam a plataforma de benefícios Natura Educação. Além da bolsa de estudos por meio do parceiro, a Natura subsidia parte do valor da pré-matrícula cobrada no momento da inscrição.
“Este é um movimento importante para ampliar o ecossistema Natura Educação para as Consultoras. Temos uma solução para qualquer pessoa, independentemente do seu grau de escolaridade ou idade, que queira começar o retomar um projeto de vida. A educação é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento de cada uma de nossas Consultoras e de suas famílias, e para o avanço de nosso modelo comercial. Nosso entendimento é que, a partir de uma perspectiva integrada que transcenda a geração de renda, podemos contribuir cada vez mais para que elas tenham real prosperidade e se tornem protagonistas de suas histórias”, afirma Erasmo Toledo, vice-presidente de Negócios da Natura no Brasil.
A plataforma também conta desde 2020 com o programa Crédito Educacional Natura, voltado para Consultoras que desejam financiar um curso para si ou para um membro da sua família. O valor é repassado diretamente para a instituição educacional escolhida e aprovada pelo parceiro no projeto, a startup MOVA. No momento da solicitação do crédito, a Consultora escolhe a quantidade de parcelas para quitar o empréstimo social, que é concedido sem juros, financiado pela Natura. Desde 2020, o programa já repassou R$ 500 mil em créditos educacionais que viabilizaram cursos de formação superior nas mais diversas áreas do conhecimento, como Administração, Logística, História, Educação Física, Enfermagem, Direito e Tecnologia da Informação.
“A premissa do nosso Crédito Educacional é ser um modelo sustentável de financiamento educacional que opera dentro de um ciclo virtuoso, uma vez que o mesmo dinheiro que financia uma consultora hoje, financia outra amanhã – e o risco é assumido pela Natura. Ações como essa simbolizam muito bem o nosso propósito de inovar: criar soluções disruptivas que gerem impacto social, econômico e ambiental positivo e que são capazes de beneficiar todas as partes da nossa cadeia de valor”, acrescenta Erasmo.
A maior parte dos recursos usados no eixo de educação da Natura tem como fonte a comercialização dos produtos da linha Crer Para Ver, cujo valor integral do lucro obtido com as vendas é investido em projetos para aprimorar a qualidade da educação pública e impulsionar a educação da rede de consultoras. Em 2020, pelo terceiro ano consecutivo, a Natura atingiu recordes de arrecadação com a linha Crer para Ver: foram mais de R$ 79,3 milhões no Brasil e nos demais países da América Latina, aumento de quase 50% em relação a 2019. No Brasil, o engajamento das consultoras com a comercialização dos produtos também aumentou – mais de 1,1 milhão de consultoras venderam ou compraram pelo menos um produto da linha ao longo do ano.
Iniciativas guiadas pelo IDH
Todos os benefícios que constituem o ecossistema de educação da Natura, incluindo a parceria com o Quero Bolsa e o Crédito Educacional Natura, são resultado do Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras Natura (IDH-CN), o primeiro do tipo no mundo. Lançado em 2014, a métrica inspirada no indicador do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) permite acompanhar as condições de vida das Consultoras nas dimensões saúde, conhecimento e trabalho e, a partir dos resultados, definir estratégias para construir soluções sociais de acordo com as necessidades da rede.
Também nasceu desse estudo a oferta de cursos preparatórios para o ENEM, cursos técnicos e de idiomas, além de cursos de educação financeira e de inclusão digital. Até o momento, mais de 110 mil Consultoras já concluíram algum curso no portal de treinamentos da Natura, mais de 42 mil fizeram cursos online para capacitação via WhatsApp e mais de 4 mil já utilizaram algum benefício educacional oferecido pelos parceiros da Natura.
Em 2019, a Natura registrou avanço de 3,1% no IDH-CN em comparação com 2017. O resultado positivo foi impulsionado pelos indicadores de saúde e de educação financeira. O índice também revelou que as Consultoras de Beleza Natura possuem cerca de 12,4 anos de estudos, uma média acima do IDH do Brasil, que é de 7,7 anos, e que, ao trabalhar como Consultora Natura por um ano, o IDH-CN aumenta, em média, 1,8%.
As ações de educação são coordenadas pelo Movimento Natura – área da marca que há mais de 15 anos se dedica exclusivamente à geração de impacto social através da venda direta – em parceria com Instituto Natura. Os projetos liderados pelo Movimento, como a plataforma Natura Educação e o IDH de toda a rede de Consultoras, buscam aumentar o desenvolvimento social das Consultoras de Beleza Natura e empoderá-las como agentes de transformação social dentro de suas comunidades.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visit https://www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn , Facebook e Instagram .
Crédito: divulgação