Marcas se unem e lançam Edição Comemorativa que reforça a importância do UpCycling e responsabilidade socioambiental dentro dos universos do café e arte
POR: Weber Shandwick | Ideal H+K Strategies
A partir de 31 de agosto, chegam às Boutiques Nespresso os packs da Edição Comemorativa de 15 anos da marca no Brasil desenvolvidos em conjunto com a Faber-Castell. Comercializados em duas versões, Linha Original e Linha Vertuo, este pack é composto por cafés com grãos brasileiros – certificados pelo Programa AAA Nespresso de Qualidade Sustentável™ -, acompanhado de um estojo com cinco EcoLápis Supersoft da Faber-Castell, gerados a partir de madeira de reflorestamento certificada FSC (Forest Stewardhip Council – Certificação florestal internacionalmente reconhecida).
“A união das duas marcas materializa os compromissos da Nespresso e da Faber-Castell com a sustentabilidade, estamos muito orgulhosos dessa parceria. A collab integra a campanha global Com Todo o Cuidado, que a Nespresso lançou este ano e que evidencia o poder transformador da arte e o cuidado com o meio ambiente. Recentemente convidamos o grande nome da arte contemporânea brasileira Eduardo Kobra para uma intervenção que resultou em uma obra desenvolvida com com materiais que foram ressignificados, como por exemplo a cápsula reciclada, gerando uma reflexão sobre a importância do reuso de materiais”, contextualiza Monica Lopes, diretora de Marketing da Nespresso no Brasil, que lembra também que o compromisso da Faber- Castell com ações sustentáveis foi fator motivador para a viabilização da parceria.
“Sustentabilidade é uma grande preocupação para a Faber-Castell, desde sua criação. Há quatro décadas, iniciamos diversas pesquisas sobre o plantio de árvores próprias para a produção do lápis de forma sustentável. Todo o nosso ciclo produtivo evolui constantemente para incorporar cada vez mais práticas social e ambientalmente responsáveis. Por isso, é tão gratificante para nós realizarmos esta collab com a Nespresso. Acreditarmos que juntos podemos impactar e inspirar outras empresas e consumidores a fazerem a sua parte”, comenta Flavia Giordano, Diretora de Marketing da Faber-Castell.
O pack de Edição Comemorativa “Nossas Ações Dizem Tudo”, desenvolvido em parceria com a FutureBrand São Paulo, reafirma o compromisso das marcas com a sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente, além de ser um convite aos consumidores para unirem-se ao movimento sustentável. Com a iniciativa, não apenas os apaixonados por café e arte como também o público em geral, estão convidados a aderirem ao conceito do UpCycling, dando uma segunda vida para a embalagem ao personalizá-la com cores. Ao final dessa experiência lúdica e criativa, o consumidor terá a sua própria obra, e poderá compartilhar o seu resultado final nas redes sociais com a hashtag #ComTodoOCuidado.
O Pack de Edição Comemorativa estará disponível em todos os canais Nespresso, Boutiques, site , telefone e aplicativo, pelo valor de R$ 261,00 – contando com 100 cápsulas, ou R$ 183,00 – com 60 cápsulas.
Pack 100 cápsulas
2 sleeves Ristretto Italiano
2 sleeves- Genova Livanto
1 sleeve – Firenze Arpeggio
1 sleeve – Roma
1 sleeve – Venezia
1 sleeve – Capriccio
1 sleeve – Viena Linizio Lungo
1 sleeve – Volluto
Valor: R$ 261,00
Ou
Pack 60 cápsulas:
2 sleeves – Voltesso
2 sleeves – Altissio
1 sleeve – Double Espresso Chiaro
1 sleeve – Caramel Cookie
Valor Final: R$ 183,00
Sobre as Ações Sustentáveis da Nespresso
Ações no Campo – Regenerativo
Todas as xícaras de café Nespresso serão neutras em carbono até 2022. A marca vai atingir neutralidade em emissões de carbono por meio de iniciativas como redução da emissão de carbono com uso sustentável de energia na cadeia de valor e aumento da circularidade dos produtos e embalagens, insetting, com plantio de árvores nas fazendas das quais a Nespresso adquire café e arredores e offsetting, com suporte e investimento em projetos de compensação de carbono de alta qualidade.
Hoje, 100% das fazendas fornecedoras para Nespresso no Brasil fazem parte do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™️, desenvolvido em 2003 em parceria com a Rainforest Alliance, para fornecer aos produtores conhecimentos e técnicas que os apoiem na produção de um café de alta qualidade, utilizando práticas sustentáveis e também contribuindo para sua qualidade de vida. Atualmente, mais de 110 mil fazendas parceiras em 17 países participam e são auxiliados por mais de 450 agrônomos, que os ajudam a cultivar o café de forma ambiental, social e economicamente sustentável.
Com o objetivo de restaurar 277 hectares da floresta de Mata Atlântica, a Nespresso se uniu com a Fundação SOS Mata Atlântica em uma parceria que pretende revitalizar a região da bacia do Rio Pardo, em São Paulo. A Nespresso já investiu US﹩ 170 mil na iniciativa, que resultou no plantio de 70 mil árvores de mais de 60 espécies nativas, em 30 hectares. A ação criará corredores ecológicos, recuperando a mata na margem de rios e nascentes. Fazendas de café com espécies nativas também farão parte da restauração. A previsão é chegar a quase 700 mil árvores plantadas, além do cuidado, restauração e proteção de 154 nascentes.
Economia Circular – Reciclagem
A Nespresso investe mais de R$ 5 milhões por ano em ações relacionadas a reciclagem, e o programa de reciclagem da marca completa 10 anos em 2021. As cápsulas usadas são encaminhadas ao Centro de Reciclagem da marca, que fica em Osasco, região metropolitana de São Paulo, para separação mecânica da borra de café e do alumínio sem a utilização de água.
Todas as cápsulas de café Nespresso são feitas de alumínio, material reciclável, que protege cuidadosamente o frescor, a qualidade e o sabor dos cafés por mais tempo. A expectativa é que, em menos de 2 anos, todas as cápsulas da linha Original serão feitas com 80% de alumínio reciclado e da linha Vertuo, 85%.
Hoje 100% dos consumidores tem acesso a uma alternativa para coleta cápsulas usadas, sem custo e em qualquer lugar do Brasil. A marca conta com mais de 200 pontos de coleta de cápsulas espalhados pelo Brasil e a solução de logística reversa Entrega Verde em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Quem não está próximo dos pontos de coleta, ainda pode enviar as cápsulas gratuitamente pelos Correios, solicitando uma “Autorização de Postagem” no site https://www.nespresso.com/reciclagem.
Sobre as Ações Sustentáveis da Faber-Castell
Sobre as Ações Sustentáveis da Faber-Castell A Faber-Castell é a única empresa do mundo a plantar árvores para produção de madeira dos seus EcoLápis, com cerificação FSC® (Forest Stewardship Council – Certificação florestal internacionalmente reconhecida). Isso faz com que a companhia se diferencie das demais fabricantes do produto, atendendo a elevados critérios de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Além disso, a fábrica brasileira produz mais de 2 bilhões de EcoLápis de madeira por ano e é a líder mundial do setor. A empresa cultiva cerca de 20 metros cúbicos de madeira por hora no Brasil e um terço de suas florestas próprias permancem intocadas, abrigando cerca de 660 espécies endêmicas de animais e plantas. O Grupo Faber-Castell também trabalha na redução do uso de plásticos ou na sua substituição por alternativas recicladas. As florestas da empresa absorvem mais de 900.000 toneladas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. Servindo não apenas como uma fonte sustentável de matéria-prima, mas também para compensar 100% da pegada de carbono das unidades de produção em todo o mundo. O que confere a Faber-Castell a certificação Carbono Neutro para suas fábricas de produção. Em 2018, a Faber-Castell implantou um projeto de reuso de água na maior fábrica de lápis do mundo, em São Carlos, buscando minimizar o lançamento de efluentes no meio ambiente. Já foi evitado o lançamento de mais de 15 mil metros cúbicos de efluente na rede municipal. A companhia utiliza ainda fontes de energia renováveis. E, no Brasil, 100% da energia utilizada na operação é proveniente dessas fontes. 4 Há mais de 8 anos, a Faber-Castell, em parceria com a TerraCycle – empresa especializada em soluções ambienteis – lançou o Programa Nacional de Reciclagem para instrumentos de escrita, possibilitando que esses resíduos tenham uma nova vida. São mais de 5 mil pontos de coleta em escolas, empresas, condomínios, cooperativas e ONGs. No ano de 2020, a parceria atingiu a marca de mais de 16 toneladas de itens encaminhados para reciclagem. Tal marco histórico só foi possível graças ao engajamento dos consumidores que participam ativamente da iniciativa.
Sobre a Nespresso
A Nespresso é pioneira em café em porções individuais da mais alta qualidade sustentável. No Brasil desde 2006, conta com 33 Boutiques e cerca de 700 colaboradores nas principais cidades do país. A linha doméstica da marca oferece 29 variedades de cafés, além de máquinas e acessórios para uma experiência completa. Já a linha Nespresso Profissional apresenta 15 cafés e máquinas adequadas para estabelecimentos de alta rotatividade, como hotéis, restaurantes e empresas. Por meio do compromisso The Positive Cup™, a Nespresso atua na gestão sustentável do café, do alumínio e em práticas relacionadas ao clima. No Brasil, a marca tem investido no sistema de reciclagem de cápsulas e possui mais de 200 pontos de coleta. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site no site www.nespresso.com.
Sobre a Faber-Castell
Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira reflorestada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 2 bilhões de EcoLápis por ano. Com mais de 70 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfólio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010.
Saiba mais em: Site I Instagram I Facebook I YouTube I Twitter I LinkedIn