POR: FSB Comunicação
- O crescimento orgânico atingiu 8,1%, com crescimento real (RIG) de 6,8% e variação de preços de 1,3%. O crescimento foi sustentado pelo impulso contínuo das vendas no varejo, o retorno do crescimento dos canais fora do lar, o aumento da variação de preços e ganhos de participação de mercado.
- As vendas totais reportadas aumentaram 1,5% para 41,8 bilhões de francos suíços (6M-2020: 41,2 bilhões de francos suíços). O câmbio reduziu as vendas em 3,5%, refletindo a valorização do franco suíço em relação à maioria das moedas. Os desinvestimentos líquidos tiveram impacto negativo de 3,1%.
- A margem de lucro operacional subjacente (UTOP) foi de 17,4%, permanecendo inalterada em relação ao ano anterior. A margem de lucro operacional (TOP) caiu 20 pontos-base para 16,7%.
- O lucro por ação subjacente aumentou 10,5% nas moedas constantes e 8,3% na base reportada para 2,17 francos suíços. O lucro por ação aumentou 3,2%, para 2,12 francos suíços na base reportada.
- O fluxo de caixa livre foi de 2,8 bilhões de francos suíços.
- Avanços adicionais na gestão de portfólio. Em abril, a Nestlé firmou um contrato para adquirir as principais marcas da The Bountiful Company. A transação deverá estar concluída em agosto. Em 26 de julho de 2021, Nestlé e Starbucks fortaleceram sua colaboração para oferecer bebidas de café prontas para beber em mercados selecionados de todo o Sudeste Asiático, Oceania e América Latina.
- Perspectiva atualizada para o ano de 2021: esperamos um crescimento orgânico das vendas para o ano entre 5% e 6%. Esperamos, também, uma margem de lucro operacional subjacente em torno de 17,5%, refletindo atrasos iniciais entre a inflação de custo dos insumos e a variação de preços, bem como dos custos de integração únicos relacionados com a aquisição das principais marcas da The Bountiful Company. Após 2021, nossa perspectiva de médio prazo de uma melhoria moderada contínua da margem permanece inalterada. O lucro por ação subjacente nas moedas constantes e a eficiência do capital devem aumentar este ano.
Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: “Gostaria de agradecer à equipe da Nestlé por seu compromisso contínuo para atender às necessidades do consumidor e o seu foco incansável no desempenho. O crescimento orgânico foi consistente na maioria das regiões e categorias, com forte impulso nas vendas de varejo e retorno do crescimento nos canais fora do lar. Por meio de inovação acelerada, forte suporte às marcas, maior digitalização e gestão de portfólio rigorosa, construímos a base para apresentar crescimento orgânico consistente de um dígito médio nos próximos anos.
A Nestlé continua investindo no futuro crescimento lucrativo. Estamos criando um líder global em vitaminas, minerais e suplementos com a aquisição das principais marcas da The Bountiful Company. A expansão de nossa parceria com a Starbucks para o café pronto para beber abrirá novas oportunidades em um segmento de rápido crescimento. Nossas escolhas de portfólio, desempenho consistente e ações decisivas na área de sustentabilidade nos permitem criar valor para todas as partes interessadas”.
Vendas do Grupo
O crescimento orgânico atingiu 8,1%, com crescimento real (RIG) de 6,8%. A variação de preços aumentou 1,3%, refletindo a inflação de custo dos insumos.
O crescimento foi amplo na maioria das regiões. O crescimento orgânico foi de 6,7% nos mercados desenvolvidos, com base principalmente no RIG. O crescimento orgânico nos mercados emergentes foi de 10,0%, com forte RIG e variação de preços positiva.
Por categoria de produto, o maior contribuidor para o crescimento orgânico foi o café, impulsionado pela forte demanda das três principais marcas Nescafé, Nespresso e Starbucks. Os produtos da Starbucks registraram crescimento de 16,7%, com vendas atingindo 1,4 bilhão de francos suíços em 79 mercados. Purina PetCare teve crescimento de dois dígitos liderado pelas marcas com base científica e premium Purina Pro Plan, Purina ONE e Felix, bem como pelos produtos veterinários. Pratos prontos e produtos culinários registraram alto crescimento de um dígito, com base na forte demanda de Maggi e Stouffer’s. Ofertas de alimentos vegetarianos e à base de vegetais continuaram a apresentar forte crescimento de dois dígitos, liderados pela Garden Gourmet. Laticínios registrou alto crescimento de um dígito, liderado por leites fortificados, cremes para café e sorvetes. Confectionery apresentou crescimento de dois dígitos, sustentado pelo forte desenvolvimento das vendas de produtos por impulso. As vendas da Nestlé Health Science cresceram à taxa de dois dígitos, refletindo a forte demanda de vitaminas, minerais e suplementos e produtos para o envelhecimento saudável. Nutrição Infantil teve uma queda nas vendas, impactada pelas menores taxas de natalidade no contexto da pandemia. Waters voltou a apresentar crescimento positivo liderado pelas marcas internacionais premium S. Pellegrino e Perrier .
Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo foi de 7,3%, restringindo-se à taxa de um dígito no segundo trimestre devido à base de comparação elevada em 2020. As vendas no comércio eletrônico cresceram 19,2%, atingindo 14,6% das vendas totais do Grupo, com forte impulso na maioria das categorias, principalmente café, Purina PetCare e produtos culinários. O crescimento orgânico dos canais fora do lar foi de 21,3%, auxiliado pela flexibilização das restrições de movimento em algumas geografias.
Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 3,1%, em grande parte relacionados aos desinvestimentos das marcas Nestlé Waters North America, do negócio de charcutaria Herta e dos negócios de leite de amendoim e mingau de arroz enlatado Yinlu. O câmbio reduziu as vendas em 3,5%, refletindo a valorização do franco suíço em relação à maioria das moedas. As vendas totais reportadas aumentaram 1,5% para 41,8 bilhões de francos suíços.
Lucro Operacional Subjacente
O lucro operacional subjacente aumentou 1,3% para 7,3 bilhões de francos suíços. A margem de lucro operacional subjacente foi de 17,4%, permanecendo inalterada em relação ao ano anterior nas moedas constantes e na base reportada.
A margem bruta aumentou 20 pontos-base para 48,8%. As despesas de marketing voltadas para o consumidor aumentaram 80 pontos-base acima dos níveis de 2019, após a redução da ativação nas lojas em 2020. A inflação de custos também impactou o desenvolvimento da margem no segundo trimestre. Alavancagem operacional, redução de custos estruturais, aumento de preços e menores custos relacionados à COVID-19 contrabalançaram esses aumentos.
As despesas de reestruturação e outros itens líquidos aumentaram 78 milhões de francos suíços para 264 milhões de francos suíços, refletindo maiores perdas de ativos. O lucro operacional aumentou 0,2% para 7,0 bilhões de francos suíços. A margem de lucro operacional foi de 16,7%, uma redução de 20 pontos-base nas moedas constantes e na base reportada.
Despesas Financeiras Líquidas e Imposto de Renda
As despesas financeiras líquidas caíram 6,9% para 416 milhões de francos suíços, refletindo o menor custo da dívida.
O Grupo reportou que a alíquota tributária diminuiu 970 pontos-base para 17,4%, como resultado de itens não recorrentes. A alíquota tributária subjacente caiu 120 pontos-base para 20,2%, principalmente devido ao mix geográfico e de negócios.
Lucro Líquido e Lucro Por Ação
O lucro líquido cresceu 1,1% para 5,9 bilhões de francos suíços. A margem de lucro líquido diminuiu 10 pontos-base para 14,2%, como resultado da receita não recorrente relacionada a desinvestimentos em 2020.
O lucro básico por ação aumentou 10,5% nas moedas constantes e 8,3% na base reportada para 2,17 francos suíços. O aumento resultou, principalmente, do melhor desempenho operacional. O programa de recompra de ações da Nestlé contribuiu com 1,4% para o aumento do lucro por ação subjacente, líquido de custos financeiros. O lucro por ação aumentou 3,2% para 2,12 francos suíços na base reportada.
Fluxo de Caixa
O caixa gerado pelas operações permaneceu essencialmente inalterado em 5,8 bilhões de francos suíços. O fluxo de caixa livre diminuiu de 3,3 bilhões de francos suíços para 2,8 bilhões de francos suíços, principalmente devido a um aumento temporário nas despesas de capital para atender à forte demanda de volume, especialmente com relação a Purina PetCare e cafés.
Programa de Recompra de Ações
No primeiro semestre, o Grupo recomprou 3,1 bilhões de francos suíços de ações da Nestlé como parte do programa de recompra de ações de três anos no valor de 20 bilhões de francos suíços, iniciado em janeiro de 2020.
Dívida Líquida
A dívida líquida subiu para 38,5 bilhões de francos suíços em 30 de junho de 2021, em comparação com 31,3 bilhões de francos suíços em 31 de dezembro de 2020. O aumento refletiu o pagamento de dividendos de 7,7 bilhões de francos suíços e a recompra de ações de 3,1 bilhões de francos suíços, que contrabalançou amplamente a geração de fluxo de caixa livre e a entrada de caixa líquida proveniente de alienações e aquisições.
Gestão de Portfólio
A Nestlé está transformando seu negócio global de águas, intensificando seu foco em marcas de água mineral internacionais premium e produtos de hidratação saudável. Em 5 de março de 2021, a Nestlé concluiu a aquisição da Essentia Water, uma marca de água funcional premium nos Estados Unidos. Em 31 de março de 2021, a Nestlé concluiu a venda de suas marcas regionais de água mineral, negócios de água purificada e serviço de entrega de bebidas nos Estados Unidos e Canadá por US﹩ 4,3 bilhões.
A Nestlé Health Science continua a se concentrar na construção de uma potência em nutrição e saúde. Em 30 de abril de 2021, a Nestlé firmou um contrato para adquirir as principais marcas da The Bountiful Company por US﹩ 5,75 bilhões. The Bountiful Company mantém uma liderança incontestável na categoria altamente atraente e crescente de suplementos e nutrição global. A transação deverá estar finalizada em agosto. Em 1º de julho de 2021, a Nestlé concluiu a aquisição da Nuun, uma empresa líder no setor de rápido crescimento do mercado de hidratação funcional. Em 1º de julho de 2021, a Nestlé Health Science firmou um contrato com Seres Therapeutics para a comercialização conjunta do SER-109, um microbioma terapêutico oral experimental nos EUA e Canadá. Se aprovado, SER-109 se tornaria o primeiro microbioma terapêutico aprovado pela FDA.
Com base na aliança global de café de grande sucesso, a Nestlé continua a expandir o alcance dos produtos de café e chá da marca Starbucks fora das lojas de varejo Starbucks. Em 26 de julho de 2021, Nestlé e Starbucks anunciaram uma nova colaboração para oferecer as bebidas de café prontas para beber da Starbucks em mercados selecionados no Sudeste Asiático, Oceania e América Latina.
Zona Américas (AMS)
• 7,6% de crescimento orgânico: 5,3% de crescimento real (RIG); 2,3% de variação de preços.
• A América do Norte teve crescimento orgânico de um dígito, com RIG e variação de preços positivos.
• A América Latina atingiu crescimento orgânico de dois dígitos, com fortes RIG e variação de preços.
• A margem de lucro operacional subjacente aumentou 40 pontos-base para 19,3%.
O crescimento orgânico foi de 7,6%, com forte crescimento real de 5,3% sustentado por volume e mix. A variação de preços aumentou significativamente para 2,3%. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 4,3%, já que os desinvestimentos das marcas Nestlé Waters North America e do negócio de sorvetes nos EUA contrabalançaram amplamente as aquisições da Freshly e da Essentia Water. O câmbio teve impacto negativo de 6,3%, refletindo a ampla depreciação das moedas em relação ao franco suíço. As vendas reportadas na Zona AMS caíram 3,1% para 16,2 bilhões de francos suíços.
A zona AMS reportou alto crescimento orgânico de um dígito, com base de comparação elevada em 2020. O crescimento foi sustentado pela inovação contínua, forte impulso no comércio eletrônico e recuperação dos canais externos. A Zona registrou amplos ganhos de participação de mercado, liderados por café, alimentos para animais de estimação, laticínios e nutrição infantil.
A América do Norte registrou crescimento de um dígito. O maior contribuidor para o crescimento foi Purina PetCare, com impulso sustentado no e-commerce. Suas marcas de base científica e premium Purina Pro Plan, Purina ONE e Fancy Feast cresceram à taxa de dois dígitos. As bebidas, incluindo produtos para consumo caseiro da Starbucks, Coffee mate e Nescafé, tiveram alto crescimento de um dígito. Alimentos congelados e resfriados registraram crescimento de um dígito. O forte desenvolvimento das vendas de Stouffer’s, Lean Cuisine e Freshly foi parcialmente contrabalançado por uma queda nas vendas de pizzas. Produtos de panificação doméstica, incluindo Toll House e Carnation, tiveram queda nas vendas após uma demanda excepcionalmente alta em 2020. As vendas de sorvetes e confeitos no Canadá cresceram à taxa de dois dígitos, impulsionadas por Häagen-Dazs e KitKat. Águas apresentou crescimento positivo, com forte demanda pelas marcas premium internacionais S.Pellegrino e Perrier, além da Essentia. Nestlé Professional voltou a apresentar crescimento positivo.
A América Latina atingiu crescimento de dois dígitos, com fortes contribuições da maioria das regiões e categorias de produtos. O Brasil registrou crescimento de dois dígitos, refletindo a forte demanda por KitKat, Nescafé e o recém-lançado Ninho Forti+. As vendas no México cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por cafés e confectionery. O Chile também registrou crescimento de dois dígitos, sustentado por sorvetes e confectionery. Por categoria de produto, confectionery, Purina PetCare e cafés cresceram à forte taxa de dois dígitos. O crescimento nos laticínios restringiu-se à alta taxa de um dígito, após uma demanda excepcionalmente forte em 2020, especialmente de produtos culinários e de panificação caseira. Nutrição Infantil teve crescimento de um dígito, apoiado pela forte demanda por novos produtos premium e funcionais. Nestlé Professional registrou forte crescimento de dois dígitos, com as vendas praticamente atingindo os níveis de 2019.
A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 40 pontos-base. A alavancagem operacional, as reduções de custos estruturais e o mix de produtos compensaram amplamente a inflação de custos dos insumos e o aumento das despesas de marketing voltadas para o consumidor.
Zona Europa, Oriente Médio e Norte da África (EMENA)
• 7,3% de crescimento orgânico: 6,7% de crescimento real (RIG); 0,6% de variação de preços.
• A Europa Ocidental apresentou alto crescimento orgânico de um dígito com forte RIG, parcialmente contrabalançado pela variação de preços negativa.
• A Europa Central e Oriental alcançaram crescimento orgânico de dois dígitos, com RIG forte e variação de preços positiva.
• O Oriente Médio e Norte da África registraram crescimento orgânico de um dígito, com base em RIG e variação de preços positivos.
• A margem de lucro operacional subjacente aumentou 50 pontos-base para 18,8%.
O crescimento orgânico atingiu 7,3%, com forte crescimento real de 6,7% sustentado por volume e mix. A variação de preços tornou-se positiva, contribuindo com 0,6%. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 4,1%, principalmente relacionados com o desinvestimento do negócio de charcutaria Herta. O câmbio impactou negativamente as vendas em 1,4%. As vendas reportadas na Zona EMENA aumentaram 1,8%, para 10,2 bilhões de francos suíços.
A zona EMENA reportou alto crescimento orgânico de um dígito, apoiado por inovações bem-sucedidas e forte impulso contínuo no e-commerce. Todas as regiões apresentaram crescimento positivo, com sólido desenvolvimento de vendas na Rússia, Turquia, Reino Unido e Itália. A Zona continuou a registrar amplos ganhos de participação de mercado, especialmente em alimentos para animais de estimação, cafés, produtos alimentícios à base de vegetais e águas.
Por categoria de produto, cafés e Purina PetCare registraram crescimento de dois dígitos. O café foi sustentado pelo forte impulso dos produtos de consumo caseiro Nescafé e Starbucks. Purina PetCare reportou forte crescimento contínuo nas marcas premium Felix, Purina Pro Plan e Purina ONE, bem como nos produtos veterinários. Tails.com e Lily’s Kitchen também tiveram forte impulso com base no aumento da adoção do consumidor. O crescimento em Nestlé Professional e em Águas tornou-se positivo, com forte evolução das vendas no segundo trimestre, conforme as restrições ao movimento diminuíram. Perrier Energize, uma bebida energética natural de baixa caloria foi lançada com sucesso na França. As vendas em Confectionery atingiram a taxa de um dígito, com base na maior demanda por produtos de impulso e presentes. Com base na experiência da Nestlé em inovação em chocolates e alternativas não lácteas, um KitKat vegano foi lançado em vários mercados europeus em junho. Produtos culinários teve baixo crescimento de um dígito. A forte demanda por Garden Gourmet e Mindful Chef foi parcialmente contrabalançada pelo crescimento ligeiramente negativo de Maggi após a alta demanda em 2020. Nutrição Infantil registrou queda nas vendas devido às menores taxas de natalidade no contexto da pandemia, mas ganhou participação de mercado.
A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 50 pontos-base. A alavancagem operacional, as reduções de custos estruturais e o mix de produtos contrabalançaram amplamente o aumento das despesas de marketing voltadas para o consumidor e a inflação das commodities.
Zona Ásia, Oceania e África Subsaariana (AOA)
• 6,8% de crescimento orgânico: 6,3% de crescimento real (RIG); 0,5% de variação de preços.
• A China registrou crescimento orgânico de dois dígitos, com base em forte RIG e variação de preços positiva.
• O Sudeste Asiático relatou crescimento orgânico ligeiramente negativo, com RIG positivo e variação de preços negativa.
• O Sul da Ásia teve crescimento orgânico de dois dígitos, com RIG forte e variação de preços positiva.
• A África Subsaariana registrou crescimento orgânico de dois dígitos, liderado por forte RIG e variação de preços positiva.
• O Japão, a Coreia do Sul e a Oceania combinados tiveram crescimento orgânico de um dígito. O forte RIG foi parcialmente contrabalançado pela variação de preços ligeiramente negativa.
• A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 40 pontos-base para 22,3%.
O crescimento orgânico foi de 6,8%, com forte crescimento real de 6,3% e variação de preços de 0,5%. Os desinvestimentos líquidos tiveram impacto negativo de 3,7%, principalmente relacionados ao desinvestimento dos Negócios Yinlu de leite de amendoim e mingau de arroz enlatado na China. O câmbio reduziu as vendas em 1,7%. As vendas reportadas na Zona AOA aumentaram 1,5%, para 10,2 bilhões de francos suíços.
A Zona AOA reportou alto crescimento orgânico de um dígito, mostrando resiliência em um ambiente difícil. A maioria das categorias ganhou participação de mercado, principalmente alimentos para animais de estimação, café, confeitos e produtos culinários.
A China registrou crescimento de dois dígitos, apoiado pela recuperação dos canais fora do lar e pelo calendário do Ano Novo Chinês. O maior contribuidor para o crescimento foi Nestlé Professional, com vendas acima dos níveis de 2019. Cafés, produtos culinários, laticínios e Purina PetCare cresceram a fortes taxas de dois dígitos. Nutrição Infantil registrou queda nas vendas, com as participações de mercado diminuindo, mas se estabilizando lentamente.
O Sudeste Asiático apresentou crescimento ligeiramente negativo em um ambiente econômico difícil. O alto crescimento de um dígito na Malásia e no Vietnã foi contrabalançado pela queda de vendas nas Filipinas devido à alta base de comparação em 2020. O Sul da Ásia reportou crescimento de dois dígitos, com forte impulso contínuo no e-commerce. O crescimento foi amplo na maioria das categorias, liderado por Maggi, KitKat e Nescafé. A África Subsaariana registrou crescimento de dois dígitos, com base nos fortes desenvolvimentos de vendas de Maggi, Milo e Nescafé, juntamente com Golden Morn na Nigéria.
O Japão registrou alto crescimento de um dígito, liderado por Nescafé e Purina PetCare. As vendas na Coreia do Sul cresceram à forte taxa de dois dígitos, impulsionadas pelo café. A Oceania registrou crescimento ligeiramente positivo, com forte demanda por KitKat e Purina PetCare.
Por categoria de produto, os principais impulsionadores de crescimento foram produtos culinários, cafés e Nestlé Professional. As vendas de confectionery e sorvetes cresceram à taxa de dois dígitos, com impulso particularmente forte na Malásia. A indústria de laticínios teve crescimento de um dígito, liderado pela forte demanda por leites fortificados. Nutrição Infantil registrou crescimento negativo e continuou a ganhar participação de mercado no Sul da Ásia e na África.
A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 40 pontos-base. A inflação de commodities e o mix de produtos contrabalançaram amplamente a alavancagem operacional e as reduções de custos estruturais.
Nespresso
• 14,6% de crescimento orgânico: 13,8% de crescimento real (RIG); 0,8% de variação de preços.
• A margem de lucro operacional subjacente subiu 10 pontos-base para 26,0%.
O crescimento orgânico atingiu 14,6%, com base no forte crescimento real de 13,8% e variação de preços de 0,8%. O câmbio reduziu as vendas em 0,1%. As vendas reportadas da Nespresso aumentaram 14,3% para 3,2 bilhões de francos suíços.
A Nespresso teve crescimento orgânico de dois dígitos, refletindo a expansão contínua do sistema Vertuo e a demanda robusta do sistema Original. O crescimento foi impulsionado pela adoção de novos consumidores, retorno ao crescimento positivo em boutiques e canais externos, bem como inovação. Novos produtos incluíram Kahawaya Congo, o primeiro café orgânico na linha Reviving Origins, e o lançamento da Momento, uma máquina automática versátil que cria cafés especiais com leite fresco para os canais fora do lar.
Por geografia, as Zonas Américas, EMENA e AOA registraram crescimento de dois dígitos. No geral, a Nespresso ganhou participação de mercado, com contribuições da maioria dos mercados.
A margem de lucro operacional subjacente da Nespresso cresceu 10 pontos-base. A alavancagem operacional e as reduções de custos estruturais contrabalançaram amplamente o aumento das despesas de marketing voltadas para o consumidor.
Nestlé Health Science
• 13,6% de crescimento orgânico: 13,6% de crescimento real (RIG); 0,0% de variação de preços.
• A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 580 pontos-base para 13,5%.
O crescimento orgânico foi de 13,6%, totalmente impulsionado pelo crescimento real. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 15,1%, principalmente relacionadas às aquisições da Vital Proteins, Zenpep e Aimmune. O câmbio impactou negativamente as vendas em 4,4%. As vendas reportadas na Nestlé Health Science aumentaram 24,3%, para 1,9 bilhão de francos suíços.
A Nestlé Health Science registrou crescimento orgânico de dois dígitos com base de comparação elevada em 2020. O crescimento foi apoiado pelo impulso sustentado do e-commerce, lançamentos de novos produtos e expansão geográfica.
Produtos para o Cuidado do Consumidor registrou crescimento de dois dígitos. Vitaminas, minerais e suplementos que apoiam a saúde e o sistema imunológico continuaram a apresentar forte demanda. Vital Proteins e Persona mais do que dobraram suas vendas. Garden of Life teve impulso contínuo, particularmente no e-commerce. Os produtos para o envelhecimento saudável cresceram à taxa de dois dígitos, sustentados por Boost na América do Norte, Nutren nos mercados emergentes e Meritene na Europa. Medical Nutrition reportou crescimento de um dígito, com forte demanda de Compleat, um produto médico para adultos, e os produtos pediátricos Althéra, Alfaré e Alfamino .
Por geografia, as Zonas Américas, EMENA e AOA registraram crescimento de dois dígitos.
A margem de lucro operacional subjacente da Nestlé Health Science diminuiu 580 pontos-base. Como esperado, os investimentos na Aimmune e as despesas de marketing voltadas para o consumidor contrabalançaram amplamente a alavancagem operacional. A diluição da margem da Aimmune reflete os investimentos comerciais iniciais por trás do Palforzia. O lançamento deste tratamento para a alergia ao amendoim foi impactado pela pandemia, mas espera-se que acelere à medida que as visitas aos alergistas sejam retomadas e as escolas reabram. O aumento das despesas de marketing voltadas para o consumidor incluiu uma campanha de celebridades de grande sucesso para Vital Proteins .
Negócios como uma força do bem: regenerando os ciclos hídricos locais para ajudar a criar um impacto hídrico positivo a partir de 2025
A água é um recurso vital que desempenha um papel crucial em nossas comunidades e nossos sistemas alimentares. É por isso que a Nestlé Waters está intensificando seu trabalho para gerenciar os recursos hídricos de forma sustentável, e planejando ajudar a regenerar os ciclos hídricos locais por meio de mais de 100 projetos específicos para seus 48 locais. A empresa definirá soluções personalizadas em colaboração com vários parceiros. A partir de 2025, essas medidas ajudarão a natureza próxima a cada local da Nestlé Waters a reter mais água do que a empresa usa atualmente em suas operações.
A Nestlé investirá 120 milhões de francos suíços para contribuir com a implementação dos 100 projetos. Este novo compromisso com a água baseia-se em nossa forte herança de proteção à natureza e gestão hídrica para ajudar a garantir a prosperidade futura dos ecossistemas e a disponibilidade de água limpa e segura.
Os projetos se concentrarão em ações como reflorestamento, restauração de áreas úmidas, captação de água pluvial e formas de melhorar a qualidade da água disponível. Como cada local é único, as soluções serão adaptadas aos desafios locais e irão além das operações da própria Nestlé. Alguns exemplos de projetos incluem:
• Buxton – Conservação de terras (protegendo as terras do desenvolvimento) e intervenções na gestão das inundações naturais em Derbyshire, Reino Unido.
• Nestlé Pure Life – Apoio aos agricultores no uso de irrigação por gotejamento em Sheikhupura, Paquistão.
• Nestlé Pure Life – Fornecimento de infraestrutura de tratamento, filtragem e tubulação de água para o abastecimento hídrico municipal em Benha, Egito.
Para avaliar se esses projetos abordam adequadamente os desafios hídricos locais e regionais e refletem as prioridades das partes interessadas, a Nestlé Waters estabeleceu um painel externo de especialistas da sociedade civil, universidades e organizações internacionais de desenvolvimento.
Cada um dos projetos também será medido usando a metodologia Volumetric Water Benefit Accounting (VWBA) do World Resources Institute. Essa metodologia dá consistência e permite que a empresa acompanhe seu progresso. A Nestlé Waters reportará o uso hídrico e o impacto dos projetos em cada um de seus locais.
Este plano expande o trabalho contínuo da empresa para certificar todas as unidades da Nestlé Waters de acordo com a Alliance for Water Stewardship (AWS) até 2025. Esse padrão envolve a compreensão dos desafios hídricos e o envolvimento com as partes interessadas locais, fornecendo à Nestlé grande parte do trabalho de base para o desenvolvimento desses novos projetos.
Perspectiva
Perspectiva atualizada para o ano de 2021: esperamos um crescimento orgânico das vendas para o ano entre 5% e 6%. Esperamos, também, uma margem de lucro operacional subjacente em torno de 17,5%, refletindo atrasos iniciais entre a inflação de custo dos insumos e a variação de preços, bem como dos custos de integração únicos relacionados com a aquisição das principais marcas da The Bountiful Company. Após 2021, nossa perspectiva de médio prazo de uma melhoria moderada contínua da margem permanece inalterada. O lucro por ação subjacente nas moedas constantes e a eficiência do capital devem aumentar este ano.