A Niiw, plataforma de inteligência de negócios para redes de franquias e varejo, fintechs e manufatura inicia seu processo de expansão pelo Brasil. A varejotech, instalada no Impact Hub Florianópolis, associada à ACATE e acelerada pela Cotidiano, já está em operação em sete estados. Nos próximos dias, a startup abrangerá mais 17 estados.
“A ideia da Niiw surgiu em 2021, quando não identificamos no mercado uma plataforma capaz de fornecer dados de comportamento de consumo de forma granular e ampla. Verificamos que a fonte de dados que vem de uma simples compra (NFCe e NFE) é uma verdadeiro ‘poço de petróleo bruto’ de dados. Em 2022 observamos um potencial enorme da nossa solução para fintechs, serviços financeiros, bancos e a indústria de bens de consumo duráveis”, explica Rodrigo Barbosa, CEO da Niiw.
“Entregamos para a população um aplicativo 100% gratuito que fará seus controles de gastos e pesquisas de preços”, completa Digo Barbosa.
O crescimento rápido da startup, se deve aos diferenciais de mercado em relação à concorrência. “A nossa solução é a única capaz de ler o QR Code de qualquer cupom fiscal ou código de barras de NFes, processá-las e categorizar os dados através de Inteligência Artificial e Machine Learning retornando as informações em tempo real”, aponta.
“Para 2023, estamos com algumas parcerias estratégicas que alavancará o engajamento do aplicativo, em especial no mercado de plataformas de educação financeira, serviços financeiros e trade marketing para a indústria. Além disso, estaremos mais fortes nos ecossistemas de Inovação, em especial no eixo São Paulo – Florianópolis – Brasília”, completa Digo, em relação às principais estratégias para o próximo ano.
De acordo com a Associação Brasileira de Startups, de 2015 até 2019, o número saltou de uma média de 4.100 para 12.700 startups criadas, representando um aumento de 207%. Hoje, o país tem 14.065 startups distribuídas em 78 comunidades e 710 cidades brasileiras. Apesar desses números, o mercado ainda enfrenta algumas dificuldades.
“Por um lado temos hoje um ambiente muito propício para aprendizado para profissionais com pouca experiência de mercado, entretanto, enxergo uma certa “bolha” de ecossistemas, eventos, quantidade de startups, ideias que se repetem ou até mesmo empresas que não tem as características básicas de uma startup e que se autodeclaram como sendo. Isso é ruim. Como todo movimento acredito que entramos numa fase de depuração. Os ecossistemas de Inovação podem e tem o propósito de fechar algumas dessas lacunas, porém não conseguem preencher essas lacunas em toda sua extensão”, finaliza.
Você pode conhecer a plataforma Niiw através do link https://www.niiw.io/
Para conhecer o aplicativo:
POR: Yeux Comunica