[radio_player id="1"]
Empregos

Nova era para recrutamento e contratação

2 Mins read

Mudanças impostas nesses dois anos de pandemia, somada ao contínuo avanço

das novas tecnologias são desafios para as organizações selecionarem e manterem talentos

POR: contextual comunicação

A evolução é algo natural na história da humanidade. Avanços tecnológicos, novas técnicas, tendências, entre outras inovações fazem parte do desenvolvimento, porém, por motivo de força maior, muitas dessas mudanças foram antecipadas e requerem agilidade das organizações para se adaptarem e adotarem novas práticas na gestão de talentos, a começar pelo recrutamento e contratação. Na atualidade, após esses dois anos de pandemia, novas tendências despontam como fundamentais na “guerra” por talentos que está por vir nesta retomada da economia, como processos automatizados que verificam currículos e competências, processos virtuais, olhar inclusivo etc.
Em verdade, o bordão “novo normal” fica defasado a cada dia. A pandemia que persiste, agora com novas variantes, impacta os negócios, essencialmente pela imprevisibilidade do futuro. Mas, se para uns o cenário representa forte recessão, para outros são oportunidades que levam a companhia a recrutar e contratar pessoas para trabalhos importantes, considerando as transformações que estão acontecendo. “De fato alguns setores sofreram mais os efeitos da pandemia do que outros. Entretanto, todos precisam se adequar ao momento, entendendo as habilidades que precisarão dos novos colaboradores”, afirma Ricardo Rocha, diretor executivo da divisão de Recrutamento da LHH.
O executivo explica que as tendências agora mudaram as regras de recrutamento e contratação, exigindo novas práticas das organizações para serem mais competitivas na aquisição de talentos, o que implica em maior cautela na hora de contratar. “Com tantas mudanças, as demandas estão crescendo avassaladoramente, forçando que os processos de contratação se tornem mais ágeis. Já se foi o tempo que tínhamos meses para um processo seletivo.”, afirma, ressaltando que tais seleções estão sendo realizadas no ambiente virtual.
José Augusto Figueiredo, presidente da LHH e Country Head do Grupo Adecco, lembra que esta disputa está cada vez mais acirrada e os principais candidatos provavelmente terão que selecionar várias ofertas de emprego, colocando pressão sobre os empregadores, que terão a missão de identificar rápido os melhores e os que se encaixam na necessidade da organização. “A palavra de ordem é agilidade e assertividade para a aquisição do melhor talento para a companhia, utilizando os recursos tecnológicos e virtuais que aí estão, mas também cientes de que é preciso perceber e reconhecer quando o candidato está alinhado à cultura, objetivos, visão e valores da empresa”, alerta.

Segundo o executivo, recrutar, avaliar e contratar no ambiente virtual, sem o contato presencial, é um desafio que exige toda a expertise e as melhores práticas de contratação e integração, somado a rápida adaptação dos processos. “Mais do que se adaptar neste momento, as organizações precisarão estruturar e otimizar esse modelo”, diz Figueiredo, acrescentando que, há mais ou menos cinco anos, a LHH realizou um estudo que já apontava que os recursos tecnológicos iriam aumentar significativamente, com novas ferramentas e plataformas. “O que aconteceu foi a pandemia acelerar essa tendência. Estamos efetivamente numa nova era”, concluiu

Related posts
Empregos

Programa de ascensão profissional de lideranças da Louvre engaja talentos e potencializa experiência de hóspedes

3 Mins read
‘BETA’ promove benefícios e motiva profissionais recém-promovidos O programa de capacitação e desenvolvimento profissional da Louvre Hotels Group – Brazil, o “BETA”,…
Empregos

Diversas vagas são ofertadas para áreas como vendas, logística, dados e marketing

5 Mins read
Heineken, Cielo, Elgin, Adeste, Motz, PilotIn, SoftExpert e Funcional Health Tech estão com posições abertas Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de…
Empregos

Dia do Trabalho: buscas pelo termo 'MEI' no Google cresceram em 2025, após dois anos de queda

1 Mins read
Análise da Timelens mostra que houve uma escalada até 2022 (+10%), seguida de diminuição do interesse em 2023 e 2024 (-7% e…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.