POR: Menta Criativa
O que é “cringe”? Com certeza deve ter observado essa palavra sendo abordada ultimamente nas redes sociais. “Cringe” é a expressão usada pela Geração Z – nascidos após 1994 – que significa algo ultrapassado ou “cafona”.
No último final de semana, a palavra se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais, devido aos exemplos que a Geração Z afirmou ser “cringe” na Geração Millenials, nascidos entre os anos 80 e 94. Usar emoji chorando de rir; a hashtag #partiu #bora sem a intenção de ironizar a situação e até mesmo usar facebook (sim, o facebook já está sendo esquecido pela atual geração), estão entre os exemplos do que seria considerado cringe.
É compreensível o espanto que os exemplos causam, afinal são ações comuns do dia a dia. Mas, é importante lembrar para aqueles que cuidam do perfil de sua própria empresa, como é preciso ficar atento às mudanças e movimentos comportamentais do seu público-alvo nas redes sociais. Estudar a sua persona, saber como ela se comunica e conseguir criar uma comunicação que se conecte com ela, é importantíssimo para conseguir atingir o público ideal.
Se o seu público faz parte da Geração Z, e você se comunica com eles utilizando emojis ou colocando a hashtag #partiufimdesemana, ao invés de ganhar novos consumidores você será visto como uma empresa ultrapassada. Então, é importante ter cautela e principalmente, conhecer o seu público-alvo.