Tecnologia identifica células cancerígenas do câncer de próstata com precisão e tratamento aumenta significativamente a sobrevida do paciente acometido pela doença
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), atinge 2 milhões de homens por ano e é a segunda doença que mais mata os brasileiros. Com o intuito de conscientizar os homens sobre os cuidados com a próstata, acontece neste mês a Campanha Novembro Azul.
A tecnologia tem sido a grande aliada para a detecção precoce do câncer de próstata, bem como para a escolha do melhor tratamento, o que aumenta de forma considerável as chances de cura. A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza pequenas quantidades de radiação tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento de diversas doenças, entre elas o Câncer de Próstata.
“A Medicina Nuclear conta com exames que mostram a extensão do câncer e localizam possíveis metástases, antes mesmo de elas provocarem alterações anatômicas ou grandes alterações nos níveis de PSA”, comenta a médica nuclear da DIMEN SP, Ana Luiza Campos. PET/CT com PSMA é um exame que diagnostica precocemente os focos de câncer de próstata antes das alterações anatômicas propriamente ditas e permite tratamento assertivo.
Diagnóstico precoce
O exame chamado PET/CT com PSMA reúne a tecnologia do PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) e a CT (Tomografia Computadorizada) após a injeção do Ga68-PSMA – um radiotraçador que se concentra nas células cancerígenas do Câncer de Próstata. Outros exames disponíveis são: o PET/CT com 18F-Fluoreto e a Cintilografia Óssea, realizados para diagnosticar possíveis metástases do câncer de próstata nos ossos.
“Estes exames têm sido uma ferramenta indispensável para avaliar o avanço inicial da doença, a resposta ao tratamento, investigar possíveis recidivas e validar o uso de algumas terapias”, afirma a especialista.
Tratamento preciso
Além da esfera diagnóstica, a Medicina Nuclear também auxilia no tratamento do câncer de próstata, com medicações específicas para cada tipo de metástase (metástases exclusivamente ósseas e metástases ósseas/viscerais/linfonodais).
“Estas medicações são infundidas via endovenosa em doses seriadas e já demonstraram aumento significativo na sobrevida dos pacientes com metástases do câncer de próstata”, afirma a médica nuclear.
Sobre a DIMEN
A DIMEN – referência em medicina nuclear no país, com mais de 37 anos de atuação – possui doze unidades no interior de São Paulo e Minas Gerais. No Brasil, é pioneira no uso de cirurgia radioguiada e na tecnologia PET-CT. A nova unidade na capital paulista está localizada na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 325, Vila Mariana. A DIMEN é a primeira clínica de Medicina Nuclear da América Latina a receber o certificado “QMentum International”, do Conselho Canadense de Acreditação de Serviços de Saúde (Canadian Council on Health Services Accreditation – CCHSA), com critérios internacionais de performance em qualidade e segurança, concedido a todas as unidades no último ano.