[radio_player id="1"]
Moeda Forte

Nude conclui série A com aporte de R$25 milhões para ganhar escala e ampliar o impacto

3 Mins read

Foodtech de substitutos lácteos a base de aveia planeja produzir 5 milhões de litros e lançar novas linhas de produtos

POR: TAO PR

Depois de celebrar um ano do lançamento da primeira marca de alimentos carbono neutro do Brasil, a empresa fundada por Giovanna Meneghel e Alexander Appel em dezembro de 2020, anuncia o aporte financeiro de R$25 milhões e integra a terceira geração de investimentos da Vox Capital. A Nude se consolidou como a primeira do setor alimentício a estar alinhada com as propostas de transformação socioambiental do fundo. A rodada série A, conta ainda, com fundos especialistas no mercado plant-based como Lever VC (com sede em Singapura) e outros fundos como Endeavor Scale-up Ventures, Ecoa Capital e Angel Ventures (fundo Mexicano com foco em LATAM que faz seu primeiro investimento no Brasil).

Com o novo aporte, a empresa é avaliada em BRL 125 milhões. “O propósito da Nude é ganhar escala promovendo a mudança dos hábitos de consumo e uma economia de baixo carbono. A conclusão desta rodada é importante para construção de um time sólido, que apoie a nossa missão. Seguido da expansão do nosso portfólio de produtos inovadores e gostosos à base de aveia. Queremos chegar em mais lares brasileiros e já estamos trabalhando nisso”, revela Alexander Appel, Co-Fundador e Diretor de Operações da Nude.

A Nude propõe um modelo de inovação que se aprofunda em suas práticas. O início da conscientização foi a neutralização das emissões de carbono, hoje a empresa é signatária do pacto global da ONU, é uma empresa Selo B que promove impacto socioambiental positivo, atende a política nacional de resíduos sólidos e, no último mês, implementou uma iniciativa prática de logística reversa nos pontos de venda, em parceria com a Musa e patrocinado pela Tetra Pak.

A preocupação urgente em responder à crise climática, rendeu em maio de 2021, uma menção honrosa no evento World Changing Ideas 2021, pela revista Fast Company, dos Estados Unidos, no qual a Nude entrou para a lista como uma das empresas mais inovadoras do mundo por protagonizar o debate sobre a pegada de carbono na América Latina.

“Seria muito fácil criar um produto e embalar com um discurso bonito, mas não é o que acreditamos e por isso decidimos tomar o caminho que envolve mudar os pequenos hábitos e toda a indústria. Neste momento, faz sentido para nós receber o aporte de um fundo de impacto como a Vox, pois significa que estamos alinhados com o propósito de transformação do planeta. Nossa sustentabilidade é sustentável de verdade e não um discurso vazio”, declara a CEO da Nude, Giovanna Meneghel.

Segundo informações da pesquisa Ibope de Tendências 2018, a preocupação com o impacto ambiental é um dos motivos que levam as pessoas a procurarem alternativas vegetais ao leite de vaca. A marca, que é clean label – feita somente com essencial: aveia, água e sal, aproveita o aumento significativo de produtos feitos de plantas no Brasil como uma oportunidade para atrair novos consumidores que buscam se aproximar de produtos naturais, aliada a demanda de ⅓ da população brasileira que é intolerante à lactose. No crescente e cada vez mais competitivo mercado plant based, o segmento de leite de aveia apresenta uma expansão com maior destaque comparado às outras opções vegetais, a aveia tem se destacado por questões de acessibilidade nutricional, versatilidade e sabor. Na Alemanha, por exemplo, o leite de aveia conquistou uma parcela significativa na categoria geral de leite de base vegetal e nos últimos anos subiu 94%.

De acordo com um estudo da Future Market Insights, a demanda global por bebidas de aveia continuará a crescer, com uma taxa de 8,2% até 2027. Além disso, o valor global de leite de aveia pode chegar a quase R$ 11 bilhões até 2026, segundo o relatório da Market Research Future (MRF)  – cenário favorável para o desenvolvimento e investimentos mais agressivos no setor.

Empresas como a sueca Oatly e a norte-americana Chobani são o reflexo desse crescimento do mercado de aveia. A Oatly, por exemplo, levantou US$ 1,4 bilhão em seu IPO em maio deste ano, enquanto a Chobani, desde que entrou no segmento de aveia em dezembro de 2019, cresceu 15,1% da participação de mercado total, ganhando destaque em relação à categoria de iogurte, onde possui quase metade do volume de vendas nos Estados Unidos.

No Brasil, para ir além do nicho de quem já conhece produtos à base de plantas e se integrar à rotina da população, a Nude lançou a edição Barista, usada nas cafeterias para substituir o leite no preparo de cappuccinos e outras bebidas. Aproveitar a cultura do café e todo seu público formador de opinião para atrair novos consumidores e fidelizar os clientes pelo sabor, rendeu bons resultados. Hoje a marca está em mais de 500 cafeterias pelo país e se relaciona com uma comunidade de milhares de pessoas que se identificam com a cultura Nude.

Related posts
Moeda Forte

Transfeera movimenta mais de R$18 bilhões no primeiro semestre de 2024 e lança pagamento via link com cartão de crédito

2 Mins read
Empresa cresceu 58% nos primeiros seis meses do ano e foca no produto para PMEs, que é utilizado para vendas rápidas, redes…
DestaquesMoeda Forte

A ousadia do Poder

1 Mins read
* Por Laura Porto, Administradora, Escritora e Mentora Organizacional Dizem que poder e sedução são armas infalíveis de sucesso; o poder é…
BusinessMoeda Forte

Funcional celebra um ano do seu cartão multibenefícios Funcional Multi com lançamentos e expectativa de movimentar R$ 1 bi em transações

3 Mins read
Empresa anunciou no CONARH 2024 o lançamento da carteira Multi CashCare, que reverte o valor gasto nas compras de medicamentos em créditos para investimento…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.