As grandes exposições de rua e galerias foram, durante anos, o principal meio de divulgação que os artistas tinham para exibir o seu trabalho à sociedade, cenário esse que sofreu alterações nos últimos anos pelo crescimento dos usuários nas redes sociais e a sua forte presença no cotidiano das pessoas.
Segundo pesquisa realizada em dezembro de 2019 pela consultoria americana ComScore, os brasileiros gastavam 1 hora e 22 minutos em médias navegando na internet, número que deve ser ainda maior com a pandemia da Covid-19 neste ano.
As redes sociais têm sido a grande aliada dos artistas para divulgarem e comercializarem os seus produtos. A interatividade que promovem, praticidade para adquirir uma obra de arte e os meios para se alcançar o público desejado, as tornam peças-chave no modelo de negócio.
“As redes sociais são uma vitrine sem limites. Você pode alcançar o mundo todo. Essa janela me projetou para o mundo, e através das redes eu pude receber o convite para expor no Carrousel Du Louvre, na França, comercializar obras nos Estados Unidos e outros países”, comenta o artista Rafael Rocha.
Rafael é músico e artista plástico conhecido por seus quadros feitos com acrílico sobre a tela. Inspirado no Cubismo europeu para representar a cultura brasileira, Rafael apostou nas redes sociais desde o começo da carreira para propagar o seu trabalho e gerar novos negócios.
“Logo que comecei (em 2010) fui direto para as redes sociais. Elaborei meu trabalho, criei uma rede social e meu trabalho foi criando visibilidade, tamanho, chegando em muitas pessoas, no Brasil e no exterior. Facebook e o Instagram foram grandes vitrines que me ajudaram a divulgar a minha arte”, complementa Rafael, que atualmente possui mais de 23 mil seguidores em suas redes.
Sobre Rafael Rocha
Músico e artista plástico brasileiro, nasceu no dia 10 de novembro, em Recife no estado de Pernambuco. Iniciou sua trajetória na música, no final dos anos 80, mas tempos depois surgiu o seu interesse pelas artes plásticas.
No ano de 2010, decidiu transformar o interesse em profissão. Suas experimentações fizeram o artista desenvolver uma forma particular de trabalhar e se expressar diante das suas próprias necessidades.
Participou de exposições pelo Brasil, em São Paulo pela Galeria Mali Villas Bôas e Museu da Imagem e do Som-SP, Florianópolis, na Sociedade Cultural Brasil/Portugal. No exterior participou da exposição ArtBrazil, realizada pela curadora Jade Matarazzo (Flórida), e no projeto Arte que Salva (Miami).
Rafael Rocha tem trabalhos publicados em revistas e jornais no Brasil, México e Estados Unidos. Sua obra ganha projeção internacional e é comercializada para o Japão, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Estados Unidos e Europa. No Brasil, os trabalhos se espalharam por todas as capitais.
Redes sociais
Instagram: @rafaelrochartista
Facebook: Rafael Rocha