POR: Renato Cipriano
Realizado pela Casting Misses, empresa que atua no mercado há 8 anos, o Concurso Belezas do Brasil é o único no país em que são aceitas mulheres de até 35 anos independentemente do estado civil, mães, mulheres trans redesignadas com documentação de acordo com a legislação nacional, além disso, não há altura mínima. Adaptando-se aos tempos atuais, o concurso é abrangente e ressignifica a palavra miss.
As candidatas não são divididas por categorias, todas disputam, em pé de igualdade, o título de BELEZA DO BRASIL. A empresa possui 14 franquias internacionais, ou seja, dá oportunidade às candidatas de representarem o país em 14 diferentes concursos. A vencedora é encaminhada para o concurso que mais contempla seu perfil, permitindo assim uma avaliação mais ampla.
Seguindo o lema “MUITO ALÉM DO TCHAUZINHO DE MISS”, antes de pisar na passarela, todas as candidatas passam por workshops nos quais recebem consultoria de comunicação e expressão, além de treinamento de liderança.
“Mais que misses, queremos líderes, já que apenas uma candidata será coroada BELEZA DO BRASIL, mas todas as outras podem se tornar líderes e fazer a diferença em suas comunidades. – diz Elaine Cristina – CEO da Casting Misses.
A ideia é desmistificar os concursos de beleza, refutando a ideia de que estes têm como único objetivo reforçar estereótipos; e valorizar as misses como mulheres que passam pelos mesmos problemas de todas as outras, mostrando que a beleza não as blinda de adversidades muito menos as torna “seres superiores”.
“É preciso entender que a miss, antes de tudo, é uma mulher e não um ser místico. A miss é a mulher que te atende na padaria, no shopping, no posto de saúde, no hospital, que pode ser sua advogada ou estar sentada ao seu lado no ônibus. A diferença é que ela escolheu uma forma diferente de usar sua imagem e capacidade de projeção em prol das causas nas quais ela acredita” – afirma Elaine Cristina
A 8ª edição do CONCURSO BELEZAS DO BRASIL acontecerá dia 21 de julho, em Natal – Rio Grande do Norte.