[radio_player id="1"]
Empreender

O iceberg de toda empresa

2 Mins read

Por: Mercado da Comunicação

O objetivo deste texto é evidenciar a importância da informação contábil a partir de seu instrumento inicial: o balancete contábil.

O “iceberg”, utilizado como referência, demonstra, em sua parte submersa, o mundo, muitas vezes invisível, da quantidade de esforço e sinergia existentes para que um balancete seja concebido.

É notório que a utilização do Planejamento dos Recursos da Empresa (ERP, na sigla em inglês), juntamente com a transformação digital, vem otimizando o processo de geração das informações, contudo, a presença de profissionais capazes de analisar e trabalhar tudo isso é fundamental.

Já a parte visível do iceberg, do nível do mar até o seu pico, demonstra todos os relatórios que podem ser produzidos a partir deste balancete e utilizados para análise e tomada de decisão. 

Em suma, as demonstrações financeiras, as análises estruturadas de balanço e o mapeamento de possíveis riscos, tem como origem o balancete contábil. E digo mais: o ponto de partida para um bom planejamento financeiro e determinação da capacidade de geração de riqueza de uma empresa, acreditem, também parte dele.

Fica clara, então, a necessidade de cuidado e zelo para que o balancete seja um instrumento fidedigno e sempre em linha com as normas e legislações em vigor.

Por isso, considero vital para um bom acompanhamento do negócio a garantia de que o balancete contábil esteja correto e que eventuais saldos que geram incerteza sejam mapeados e regularizados. Conscientizar a todos de que o balancete não é da contabilidade e sim da empresa também é de extrema importância.

Dentre outros aspectos que contribuem para a assistência ao negócio, estão conhecer e criar sinergia com os departamentos e a operação, pois isso ajuda a entender e a interpretar o balancete, e nunca falar uma língua que só você entenda. A numerologia deve ser interpretada de forma que todos possam compreender.

Para finalizar, apenas uma última certeza: aquele power point pode ser lindo e pirotécnico e os gráficos podem estar muito bem formatados, mas, se o balancete contábil estiver errado ou apresentar qualquer exposição, a decisão a ser tomada estará seriamente comprometida.

*Marcus Santos é especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, contador e CEO da CG Consultoria.

Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.