O fechamento de bares e restaurantes durante a pandemia e a falta de insumos fez com que pequenos e médios varejistas apostassem em diferentes formas para chegar ao consumidor. Para facilitar o processo o Clube do Malte criou o Beer Brokers, plataforma online para venda corporativa
POR: Chris Alves
O mercado cervejeiro vem sendo afetado pelas mudanças causadas pela pandemia de Covid-19, o fechamento de bares e restaurantes, a alta do dólar e a falta de insumos tem feito com que empresários do setor apostem em ferramentas como delivery e e-commerce para chegar aos consumidores. Avaliando o mercado e a dificuldade das cervejarias artesanais em manterem as portas abertas, o Clube do Malte, o maior site de cervejas especiais do Brasil, criou o Beer Brokers, plataforma de vendas corporativas para o mercado B2B. A ferramenta permite que pequenos e médios varejistas de qualquer região do Brasil comprem cervejas especiais pela internet de forma simples e prática. O projeto conta com diversas inovações e pretende promover uma integração entre produtores e varejistas.
A venda online se tornou a principal forma de chegar ao consumidor, o aumento nas vendas elevou também a procura por embalagens para fracionar os produtos comercializados, fazendo com que as cervejarias artesanais sejam mais afetadas pela escassez de insumos, já que compram pequenas quantidades e de forma reduzida.
Tentando reduzir os danos e oferecer aos varejistas comodidade e acesso a uma diversidade maior de rótulos, o Beer Brokers chega para facilitar o processo. Os varejistas poderão comprar diferentes marcas em pequenas quantidades podendo oferecer aos seus clientes ampla opções produtos. Fracionamento com variedade é um dos benefícios oferecidos pela ferramenta. Uma das maiores dificuldades de quem compra para o comércio é criar um portfólio diversificado, já que é comum importadores e fabricantes exigirem um pedido mínimo para viabilizar a operação. “Através da plataforma é possível oferecer uma extensa variedade de cervejas nacionais e importadas com um grande diferencial: fracionamento de produtos”, explica Douglas Salvador, CEO e fundador do Clube do Malte.
A logística simplificada tem chamado atenção, e é um dos fatores que torna o projeto único. “Normalmente os fabricantes usam o modelo de frete FOB, ou seja, o comprador é responsável pelo processo de entrega, é ele quem precisa cotar e receber a mercadoria de cada fornecedor. Através do Beer Brokers é possível fazer o rastreamento de todas as entregas ponto a ponto até chegar ao comerciante”, ressalta o CEO. Com a plataforma os compradores poderão simplificar o processo de contas a pagar, realizando os pagamentos de forma unificada em boleto ou cartão de crédito.
A ideia é oferecer praticidade para toda a cadeia e promover uma integração ainda maior entre varejistas e produtores de todo o país.
O projeto tem sido uma das prioridades do Clube do Malte já que vai de encontro a visão e estratégia da empresa: criar a maior comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil. A conexão com outros players da cadeia dá início a uma integração cada vez mais intensa, marcando sua presença no mercado.
A marca está presente hoje em todos os estados brasileiros através do e-commerce www.clubedomalte.com.br . Os varejistas podem fazer seus pedidos através do www.clubedomalte.com.br/b2b .
Sobre o Clube do Malte
O Clube do Malte iniciou sua operação em 2010, em Curitiba, com uma loja física e hoje é a maior e-commeece de venda de cervejas premium do País.
Com a aquisição recente da Beer.com.br, ativo de cervejas da Wine, a empresa se consolida na liderança do mercado Craft Beer do país, com 13 mil assinaturas ativas, um milhão de seguidores nas redes sociais, e uma base de compradores de 200 mil clientes únicos. Com mais de mil rótulos entre produtos nacionais e importados, o Clube do Malte já realizou mais de 500 mil entregas em todo o Brasil.
A empresa conta hoje com a maior comunidade de investidores do país e o apoio dos apaixonados por cerveja para sua captação de recursos realizada através de equity crowdfunding. A ação fez parte da execução de quatro projetos que têm potencial para triplicar o faturamento da empresa.