Por Douglas Castro
O marketing mudou muito no decorrer dos últimos 10 anos. A comunicação ficou mais fluida e digital. Aliás, digital é a palavra do momento. O novo marketing está centrado nas ações e estratégias de marketing digital. As empresas de hoje investem todos os seus esforços em captar e reter clientes de diferentes maneiras que podem ser aplicadas no meio online.
O marketing digital é um conjunto de práticas, de processos e de ferramentas de marketing utilizados nos ambientes virtuais, ou seja, são as ações de marcas feitas pela internet, por dispositivos móveis e, principalmente, pelas redes sociais.
Além de permitir uma igualdade de oportunidades para empresas de todos os portes, o marketing digital pode possuir um custo reduzido, negócios de pequeno porte podem ter a mesma visibilidade que aqueles mais conhecidos pelo público.
As estratégias implementadas no ambiente digital também são muito mais seguras. Afinal, elas dão a possibilidade de serem mensuradas. Os resultados das ações podem ser medidos no momento em que estiverem acontecendo. Isso cria campanhas muito mais eficazes e muito mais baratas.
O mercado de trabalho de forma geral está cada vez mais competitivo, ser diferente e/ou mesmo disruptivo é algo que se faz essencial e necessário em diversos segmentos.
“As demandas e tarefas diárias hoje estão sendo automatizadas em uma esteira de trabalho e entrega ágil, a famosa cultura ágil se faz presente e necessária, as squads, sprints e dailys metings, não faz parte somente mais de empresas de TI, aliás, quem ainda não se “aculturou”, com certeza, ficou e/ou ficará para trás.”
Hoje, temos algumas opções de metodologias e ferramentas que podem ser muito interessantes para melhorar o desempenho das áreas estratégicas de uma organização, mas, mesmo assim, investir por investir não é o suficiente. Por isso, a importância de cada vez mais termos soft skills e habilidades diferenciadas para o crescimento e impulsionamento digital.
Parece difícil, porém a tônica da cultura Data Driven se faz presente em muitas coisas que fazemos no dia a dia navegando pela net, porém hoje fazemos com base e dados, analisar o comportamento do consumidor não é mais um conceito impossível como era antes. Hoje é uma realidade, o conceito do Data Driven Marketing é fazer um “mix” de todas essas ferramentas disponíveis, tais como: inteligência artificial, machine learning, analytics e cloud computing.
Grande parte desses dados através do conceito de data driven vem de todos os dados dos clientes que podem ser obtidos a partir de qualquer interação, desde hábitos em redes sociais e compras até dados de busca online.
A tecnologia de hoje permite que as empresas sejam capazes de conhecer e entender os seus consumidores como nunca outrora antes, porém o desafio de agora é o que fazer com os dados e transformar os insights em decisões concretas e ainda mais assertivas.
Promover novas ações resulta em novos horizontes, por meio da avaliação de novas necessidades é possível promover mudanças, que hoje são cada vez mais constantes. Para mudar, é preciso saber quais são os gaps e os motivadores do porquê da mudança.
Se o seu departamento de marketing ainda sofre para ter acesso a dados atualmente, a tecnologia está pronta para nos ajudar com isso. Abra o olho e fique esperto, faça a sua transformação digital em seu negócio.
Será cada vez mais evidente a competição entre empresas tradicionais que ainda não passaram por sua transformação digital, cada vez mais empresas e startups serão escalados por algoritmos.
Atualmente não basta ser diferente, tem que se sentir diferente e motivado, qualquer área ou segmento que você ingresse tem que dar o seu melhor, não pode vacilar, vai lá e dá seu jeito, fique antenado, faça cursos, atualizações, leia muito, siga quem te inspira e troque ideia com muita gente influente do meio digital.
Saia da sua zona de conforto do dia a dia para obter o hábito de analisar e estudar os dados que possuem dentro de casa, avalie com um olhar crítico como seu público-alvo está interagindo com a marca e recebendo as ações produzidas.
Na área de marketing não é diferente, levo comigo mesmo que de tudo um pouco você tem que saber claro que esforço e dedicação são as palavrinhas magicas de qualquer profissional que almeje ser disruptivo e inovativo.
Para mudar, é preciso sabedoria, por que mudar e como fazer essa mudança. Faça sua mudança de dentro para fora, a sua transformação pode começar com simples ações no seu cotidiano, seja inteligente e amplie seu leque de conhecimento e sabedoria.
*Douglas Castro é Gerente de Marketing & Comunicação da CotaBest.