
Computação em nuvem dá mais praticidade e agilidade no dia a dia, e se tornou uma das grandes revoluções tecnológicas
Sem dúvidas, uma das maiores invenções revolucionárias que a internet trouxe para as empresas, o cloud computing é uma maneira ágil, flexível e escalável de reduzir custos e tornar o processamento e o armazenamento de dados muito mais simples e eficientes.
Mas, afinal, o que é o cloud computing e quais são as reais vantagens dele para o dia a dia dos negócios? Confira a seguir!
O que é o cloud computing
“Computação em nuvem”, traduzido para o português, o cloud computing é a entrega de recursos computacionais como hardware, bancos de dados, redes e softwares para empresas e pessoas por meio da internet.
Na prática, isso significa que é possível acessar uma “intranet” (ou seja, uma rede própria compartilhada apenas com pessoas específicas) e arquivos de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.
Anteriormente ao cloud computing, era necessário ter servidores potentes próprios, e os custos eram consideráveis, pois nessa conta também entravam licenças de softwares e espaço físico para armazenar os servidores.
Esse avanço tecnológico amplia a análise de dados, a segurança da informação e a otimização de processos, já que se ganha tempo e, consequentemente, mais produtividade.
Vantagens de aderir ao cloud computing
A principal vantagem do cloud computing provavelmente seja a praticidade no dia a dia. Com essa nova tecnologia, é possível acessar arquivos de qualquer lugar do mundo e de qualquer dispositivo por meio de um link na internet; e, também, é possível usar softwares sem que seja necessário instalar aplicativos no computador.
A eficiência que se ganha no negócio é consequência dessa vantagem do cloud computing. Os aplicativos e outras ferramentas estarem em nuvem fazem com que os colaboradores de uma empresa acessem em tempo real as operações de outras áreas, ganhando agilidade para a resolução de possíveis gargalos.
Além disso, o cloud computing ganha muito quando permite a integração das informações em altas proporções. É possível, por exemplo, administrar os recursos orçamentários da empresa, acompanhar interações e leads em tempo real e analisar dados de bases gigantescas.
Isso impacta na ponta mais importante do atendimento: a experiência dos clientes. A empresa fica mais disponível para os clientes, que a enxergam em tempo real. A interação pode ser multiplataforma, e isso dá poder para o cliente escolher como quer entrar em contato e fazer uma compra com sua empresa.