A importância do uso consciente
Com a crise advinda da COVID-19, surgiram muitas dúvidas, algumas delas relacionadas com a área química, como o uso do álcool em gel e o preparado da solução de água sanitária para higienização da casa. Como se trata de questões técnicas é importante que as respostas sejam retiradas de fontes confiáveis e qualificadas.
Para Éder Baroni, professor de química da FAM (Centro Universitário das Américas), para evitar problemas com abastecimento, nesse momento é recomendado que as pessoas tenham um consumo consciente. No Brasil, existem 961 fábricas de produtos químicos de uso industrial cadastradas no Guia da Indústria Química Brasileira (ABIQUIM, 2015/2016), sendo que 535 destas estão no Estado de São Paulo. Se o estado que possui mais da metade da produção nacional (55,7 %), demonstrou dificuldades de abastecimento, como será o abastecimento para os demais estados da união?
Diante do cenário que estamos vivendo, o químico dá dicas a população com o objetivo de orienta-los nesse período de isolamento social:
– se você está de quarentena em casa, substitua o álcool em gel 70% por “lavar as mãos com água e sabão até altura dos punhos” com maior frequência.
– Outra recomendação do Ministério da Saúde é higienizar com frequência o celular e brinquedos das crianças.
Utilize este link http://cfq.org.br/noticia/solucao-caseira-para-eliminar-o-coronavirus-da-sua-casa/ para obter as informações dadas pelo Conselho Federal de Química (CFQ) de como preparar uma “Solução caseira para eliminar o coronavírus da sua casa”.
Trata-se de uma solução de água sanitária muito barata, simples e rápida de ser preparada. Lembre-se que a água sanitária não diluída não é eficiente no combate ao vírus.
– Quanto a questões de segurança na utilização do álcool em gel, não entre em contato com fontes de ignição de chama, como isqueiros, palitos de fosforo e chama do fogão. Se você está sujeito a esse tipo de exposição, lave as mãos com água e sabão até a altura dos punhos ao invés de utilizar álcool em gel.
Caso de dúvidas a respeito da COVID-19, o Ministério da Saúde, em parceria com o Facebook, disponibilizou um aplicativo gratuito para essa finalidade. Basta adicionar o número 61-9938-0031 (Ministério da Saúde Responde) nos contatos do WhatsApp. O serviço é realizado por um robô.