[radio_player id="1"]
Eventos

OIAMO NA PARIS DESIGN WEEK 2024

10 Mins read

Lançamento internacional da Coleção Rizomas

The Collector’s House

bref, design art

EXPOSIÇÃO “UMA COLEÇÃO PARA FRANS KRAJCBERG”

04 A 08 DE SETEMBRO

Em sua segunda exibição na Paris Design Week, Tiago Braga fará o lançamento internacional da Coleção Rizomas, que destaca a importância da preservação do Bioma Pampa Brasileiro, compartilhando os mesmos valores do aclamado escultor, pintor e fotógrafo polonês-brasileiro Frans Krajcberg (1921-2017), reconhecido como o precursor da arte ambiental.

Nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, Krajcberg sobreviveu ao Holocausto e se estabeleceu no Brasil em 1948, onde desenvolveu um trabalho artístico focado na denúncia da destruição ambiental.  Suas esculturas, pinturas e fotografias servem como um poderoso protesto contra o desmatamento e as queimadas na Amazônia, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação da natureza.

Tiago Braga comemora: “É uma honra ter a oportunidade de expor minha coleção no Espace Frans Krajcberg. Este museu, localizado em uma viela bucólica no 15º arrondissement, no coração da antiga Paris, abriga o antigo ateliê de Krajcberg. Sua dedicação à arte e sua visão de sustentabilidade são uma grande inspiração para mim, e poder compartilhar meu trabalho em um lugar tão significativo é extremamente gratificante.”

No clamor da temática expositiva, a Coleção Rizomas é composta por esculturas luminosas e bancos que transcendem a funcionalidade. Rizomas incorpora responsabilidades socioambientais e valores do Design Ancestral, metodologia idealizada por Braga que interpreta práticas e culturas tradicionais.

Com linhas orgânicas e fluidas, o design da Coleção Rizomas mimetiza a estrutura dos rizomas, emaranhados de caules e raízes que se estendem tanto subterraneamente quanto paralelamente à superfície do solo. Os rizomas interagem em fluxos contínuos, sem início ou fim, estratificando-se ora em bases sólidas, ora em formas aéreas.

Inspirada na interdependência e resiliência dos rizomas, onde cada parte contribui para a harmonia do todo, a coleção Rizomas carrega um profundo simbolismo de conectividade e sustentabilidade. Este conceito é refletido em uma rede interativa de fios de lã torcida e feltrada, um recurso natural, renovável e biodegradável, extraído de maneira respeitosa.

Desenvolvida pelo designer Tiago Braga em parceria com as artesãs da Associação Ladrilã, a coleção valoriza o saber-fazer tradicional das artesãs rurais do extremo sul do Brasil e atualiza o manejo sustentável da lã de ovelha, promovendo a saúde dos rebanhos e a economia circular.

Com profundo respeito e admiração, Tiago Braga compartilha com Frans Krajcberg uma visão comum de sustentabilidade e preservação ambiental. A coleção Rizomas está profundamente enraizada na relação simbiótica entre arte e natureza, transformando elementos naturais para promover a conscientização.  Enquanto os artefatos de Rizomas utilizam a lã de ovelha para simbolizar e preservar o Bioma Pampa, Krajcberg usava troncos, raízes e cinzas para manifestar a necessidade urgente de proteger os ecossistemas brasileiros. Ambos os trabalhos convergem na ideia de que a arte pode ser uma poderosa ferramenta de resistência e transformação, ressaltando a importância da conexão harmoniosa entre humanidade e natureza.

Processos Artesanais da Coleção Rizomas

Os artefatos culturais da coleção Rizomas retornam no espaço e no tempo e transportam-nos ao casarão da Estância Nossa Senhora de Lourdes, depois de percorrer uma longa estrada de chão que evidencia as distâncias que separam o mundo pastoril da cidade. Após a tosa responsável das ovelhas, no início do verão, as artesãs da Associação Ladrilã retornam ao campo e a lida, como suas vovós nas fainas da fazenda lavam a lã com água quente e sabão neutro e muitos enxágues. “Nesta etapa, buscamos aproveitar a água da chuva e da máquina de lavar. A água da primeira lavagem, inclusive, volta para o pasto como adubo carregando todos os nutrientes que estavam no pelo da ovelha.” Afirma Tânia Tunes Furtado, líder da Associação Ladrilã.

Ainda pela manhã no campo o ritual é preparado na sombra de uma figueira centenária, onde acomoda-se a lenha trazida pelo posteiro. O fogo aquece a água na panela com urucum enquanto o objeto de memória é pendurado na árvore, erguendo-se há 6 metros de altura sustentado por uma corda. Apenas as pontas dos fios alcançam a panela e mergulham lentamente no vermelho natural. Na cultura indígena, o urucum é considerado sagrado e possui uma forte ligação com a espiritualidade, sua cor vermelha está associada a diversos significados, como força, paixão, proteção e energia vital.

A lã é obtida com tosa australiana que respeita o bem-estar animal. Todo o processo é sustentável, respeitando os ciclos naturais das ovelhas. Mais de 300 metros de fio primitivo que constituem a escultura luminosa Rizoma são criados com o hábil movimento de mãos e dos pés, girando a roda e pedalando na roca de fiar, instrumento milenar, importante da história do trabalho e do cotidiano dos ofícios artesanais no Brasil, desde os tempos coloniais.”

SERVIÇO

OIAMO NA PARIS DESIGN WEEK 2024

Exposição: “Uma coleção para Frans Krajcberg” | “The Collector’s House

Realização: bref, design art

Lançamento internacional da Coleção Rizomas

Data: 04 a 08 de setembro

Local: Espace Frans Krajcberg | Chemin du Montparnasse, 21 Avenue du Maine, Paris, França

https://pt.espacekrajcberg.fr

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 14h às 18h; noturno na quarta, das 14h às 20h

Acesso metrô: Montparnasse-Bienvenüe (saída n°2 Place Bienvenüe)
linhas: 4, 6, 12, 13 | Acesso ônibus: 28, 48, 58, 89, 91, 92, 94, 95, 96

dealizada em 2019 pelo designer Tiago Braga, a Oiamo é um ateliê localizado no Rio Grande do Sul, cujo foco é mapear e revitalizar a memória das comunidades originárias do extremo sul brasileiro. O Design Ancestral da marca valoriza a materialidade natural e orgânica, enriquecida pelo saber fazer manual. Em conexão com a cultura imaterial, a Oiamo resgata técnicas ancestrais antigas e preserva as tradições da lã artesanal gaúcha. Com um profundo senso de identidade, o resultado traz uma experiência estética e sensorial que celebra a herança cultural da região meridional brasileira.

Seus projetos combinam habilidades tradicionais, como tricô, tear, crochê, bordado, cestaria e marcenaria. Inspiradas pela vida rural, litorânea e urbana, as criações exploram de forma inovadora a riqueza das fibras naturais, como bananeira, bambu, vime, algodão reciclado e lã pura, de maneira sustentável. As obras da Oiamo capturam o ritmo da paisagem cinza do extremo sul brasileiro e o clima frio, contrastando com o Brasil Tropical. Essa diversidade se manifesta em visões poéticas de cenários e instalações, enriquecendo a prática do artesanato e valorizando o modo de vida ancestral.

O processo criativo é influenciado pelo intercâmbio cultural, respeitando o fluxo do tempo e o uso completo da matéria-prima, transmitido oralmente de geração em geração, no encontro entre design e artesanato. O resultado é uma experiência estética orgânica que celebra a multiplicidade de ideias e aprimora as colaborações com coletivos de artesãs, expandindo memórias além das fronteiras.

As coleções da Oiamo são destaque em renomadas curadorias nacionais, como a Feira na Rosenbaum, plataforma criativa que promove um dos maiores eventos do design independente, artesanato contemporâneo e arte brasileira, além de Constanza Pascolato, empresária e consultora de moda. A Oiamo colabora com profissionais e marcas de prestígio, como os arquitetos e designers Marcelo Rosenbaum e Maurício Arruda, Stephanie Ribeiro, arquiteta e apresentadora da GNT e Gloplay, a FARM RIO, empresa brasileira sustentável de moda com forte presença internacional, e o diretor criativo Michell Lott. Além disso, a Oiamo marcou presença em diversas mostras, como a DW! São Paulo Design Week, Design Oriundi 2020, com curadoria de Joice Joppert, e Casa Cor, dentre outras participações relevantes.

PRESENÇA E RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A participação da Oiamo nos palcos internacionais de Paris e Milão e Estados Unidos destaca não apenas a excelência do design brasileiro, mas também seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade ambiental e social, e a preservação da herança cultural do extremo sul do brasil.

Em abril de 2024, a Oiamo foi representada na PAD PARIS | DESIGN + ART, no Jardin des Tuileries, Paris, pela galeria BRAZIL MODERNIST / PEREIRA & MATIS. Na ocasião, apresentou a escultura luminosa YBATINGA RELUZENTE, em colaboração com o coletivo de artesãs da Associação Ladrilã para o Projeto Raiz, homenageando a cultura dos povos indígenas do Pampa brasileiro.

Durante a Semana de Design de Milão 2024, a Oiamo estreou no ISOLA DESIGN FESTIVAL com o projeto FIO DAS ÁGUAS, desenvolvido em colaboração com o coletivo de artesãs da Associação de Mulheres Redeiras do extremo sul do Brasil. Apresentado na exposição coletiva “IS ONE LIFE ENOUGH?”, o projeto enfatizou a importância da redução do impacto ambiental, aproveitando recursos naturais de forma consciente. A coleção de luminárias FIO DAS ÁGUAS, produzida a partir de redes de pesca de camarões recicladas, é um exemplo concreto do compromisso da Oiamo com a sustentabilidade e o upcycling, enquanto resgata técnicas tradicionais e promove a valorização das comunidades artesãs locais. Também durante a Semana de Design de Milão, a Oiamo participou da exposição COCCOLOBA, organizada pela ApexBrasil, no INTERNI FUORISALONE, apresentando os bancos Turi. Feitos com madeira maciça de reflorestamento e incorporando a técnica japonesa milenar de carbonização, os bancos refletem a riqueza cultural e a diversidade linguística indígena do Brasil.

Em 2023, participou da exposição da “The Collector’s House“, a convite do “bref, design art” durante a Paris Design Week 2023 (Paris/FR), além da Mac Design (Miami/EUA). Oiamo foi oficialmente nomeado pelo comitê da Global Sustainable Association (GSA) para o Kyoto Global Design Awards 2023 na categoria “Best 100” e foi vencedora Prêmio Bornancini de Design 2022 na categoria “Impacto Econômico e Cultural”.  

SOBRE TIAGO BRAGA

O designer Tiago Braga atualiza o imaginário gaúcho brasileiro em pequenas coleções feitas em parceria com comunidades locais. Natural de Osório, uma pequena cidade litorânea do Rio Grande do Sul, cercada por lagoas entre a serra e o Oceano Atlântico, Tiago Braga não se reconhece no estereótipo do gaúcho tradicional, caracterizado como um homem do campo em uma sociedade com forte segregação de gênero.

Suas raízes criativas vêm da avó costureira, do pai músico e da mãe professora e artesã. Essa influência o levou a cursar Comunicação Social e a se estabelecer na capital gaúcha, onde expressou seu potencial criativo como diretor de arte, designer gráfico e cenógrafo para grandes marcas. No final de 2019, após sua pesquisa acadêmica sobre Design e Sustentabilidade, Tiago encontrou um novo propósito de vida. Movido por sua intuição e pelas experiências com coletivos de artesãs e artesãos gaúchos, ele fundou a Oiamo, abraçando um novo desafio.

Utilizando o poder transformador do design, Tiago continua a resgatar e reinterpretar as tradições artesanais do estremo sul do Brasil, revivendo a herança ancestral quase esquecida que dá vida aos seus projetos, que ele chama de Design Ancestral.

SOBRE A “bref, design art”

Do francês, bref significa “em suma, sendo conciso, indo para o essencial”. Bref também demonstra a união, a comunhão entre o Brasil BR e França, dois países que em 2024 se preparam para celebrar o ano do Brasil na França e da França no Brasil em 2025.

A frente da “bref, design art”, Pat Monteiro Leclerq é curadora e consultora experiente em Arte e Design, com mestrado em Design de Interiores, História do Design e Estudos Curatoriais. Sobre a iniciativa, Leclerq celebra: “Em 2023 apresentamos a primeira edição da “The Collector’s House“. O evento aconteceu durante a Paris Design Week, nas instalações da Rue du Faubourg Saint-Honoré, em Paris. Por cinco dias mais de 20 artistas e designers se conectaram a mais de 500 visitantes. Entre eles profissionais da mídia internacional e local, autoridades, formadores de opinião de todas as partes do mundo e os visitantes da Paris Design Week, ávidos pela produção artística e cultural brasileira.”

Para enriquecer a experiência da segunda edição da “The Collector’s House“, Marcelo Lima foi convidado para a curadoria de artistas e designers brasileiros. Arquiteto, crítico de design e grande disseminador do design brasileiro, atualmente Marcelo é repórter especial do jornal O Estado de São Paulo, cobrindo, prioritariamente, grandes eventos internacionais como o Salone del Mobile, em Milão, a Maison & Objet, em Paris, e o London Design Festival, na capital inglesa.

SOBRE A PARIS DESIGN WEEK 2024

Realizada de 05 a 14 de setembro de 2024 e em paralelo à feira de negócios Maison&Objet, a Paris Design Week oferece aos profissionais do setor, entusiastas do design e ao público em geral, a oportunidade de mergulhar nos últimos movimentos em design e decoração, explorar inovações e realizar uma imersão cultural no design e arte europeu e francês. Com movimentação global, mais de 200.000 visitantes frequentam mais 350 lugares em 4 diferentes distritos. A Paris Design Week se beneficia da presença no cidade de 3.000 expositores, 80.000 profissionais de 140 países e a atenção de 2.500 jornalistas esperados na Maison&Objet.

SOBRE A SEMANA DE DESIGN DE PARIS

Criada em 2010 pela Maison&Objet, a Paris Design Week tem como objetivo dar vida à cidade todo mês de setembro, sensibilizando o público em geral e profissionais para as últimas tendências e pensamentos no mundo do design, decoração e arte de viver. Organizada paralelamente à mostra Maison&Objet, a Paris Design Week é uma oportunidade para descobrir coisas novas e conhecer pessoas em showrooms, butiques e galerias, bem como em instituições como museus e escolas. É um ponto de encontro para todos os envolvidos no design. Com foco em talentos emergentes, a Paris Design Week pretende ser um trampolim para jovens talentos, dando-lhes a oportunidade de mostrar seu trabalho em um ambiente excepcional, tendo a cidade como pano de fundo. A Paris Design Week também é uma oportunidade para famílias, amantes do design e curiosos de experimentar Paris de uma maneira diferente, graças a instalações temporárias nos espaços culturais da cidade, criadas por designers e abertas gratuitamente a todos. Pontuada por noites de vernissage e palestras, a Paris Design Week coloca o convívio e o intercâmbio no centro de seu programa, reunindo profissionais e o público em geral para compartilhar a essência do design na encruzilhada do comércio e da cultura. Acompanhe a Paris Design Week nas redes sociais.

Related posts
DestaquesEventos

Confira uma lista de bares e baladas ideais para encontrar um par

3 Mins read
Se você cansou da vida de solteiro e está em busca de um par para chamar de seu, deixar o sofá –…
DestaquesEventos

Experiências memoráveis: Importância da ativação de uma marca em eventos

2 Mins read
Por Fabio Zibenberg, sócio e líder em comercialização de eventos do Grupo T.T. Burger, Ella Pizzaria e CEO do Grupo BERLINN, holding de…
DestaquesEventos

IRMÃOS DE TALHERES e OIM promovem jantar em prol da retomada do Rio Grande do Sul

1 Mins read
Evento solidário com lideranças públicas e empresários vai arrecadar fundos para iniciativas visando o recomeço de pessoas afetadas pelas enchentes O Irmãos…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.