Empresa anuncia a compra da startup de logística com objetivo de ampliar 6x as atividades de cross docking
POR: NR-7 Comunicação
São Paulo, dezembro de 2020 – Com objetivo de complementar seu ecossistema e impulsionar os clientes, o olist, solução de vendas que alia tecnologia e inteligência de mercado para o e-commerce, anuncia a aquisição da PAX, startup de tecnologia e soluções de logística. A transação é o segundo M&A após o recente aporte de R$ 310 milhões, e faz parte do plano de expansão da empresa, além de fortalecer a presença da marca no segmento de comércio eletrônico e marketplaces.
Hoje, a PAX já conta com cinco centros de cross docking em funcionamento nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. Com a compra, o olist tem como plano fechar 2021 com 30 novos hubs nas principais cidades do país e, assim, se tornar o pioneiro na coleta de pedidos diários, independente do porte da loja cliente.
“Vamos aumentar nossa capacidade produtiva para centenas de milhares de pedidos por mês. Esse M&A terá um impacto considerável no nosso negócio como um todo, uma vez que com a eficiência no prazo de entrega, conseguimos ser ainda mais competitivos para entregar a melhor experiência para o consumidor e gerar valor para nossos parceiros”, afirma Tiago Dalvi, CEO do olist .
“Uma das nossas prioridades é acelerar a dinâmica de aquisições em mercados e produtos que façam sentido. A chegada da PAX é o nosso segundo grande movimento, após o anúncio da rodada de investimentos. A primeira foi na Clickspace, uma startup especializada em soluções relacionadas a marketplaces e social commerce. Estamos ativamente conversando e negociando com outros players.“, completou Eduardo Ferraz, CFO do olist .
Após um ano e nove meses de atuação, a PAX irá focar na expansão do first mile, acelerando os diferentes pilares de logística no olist e possibilitando uma integração ainda mais robusta com outros operadores. O objetivo é ajudar o comerciante a vender mais, partindo da redução do prazo de entrega, independente da região, fator decisivo no momento das compras. O frete é um componente importante, e se apresenta como um entrave para a conclusão das compras. Pesquisas feitas pelo Facebook, mostram que 90% dos consumidores disseram que se importam com o tempo que os produtos levam para serem entregues e 71% declararam estar insatisfeitos com o valor do frete.
“Em tempos de crescimento expressivo do mercado online, é preciso estar atento a todos os diferenciais que as empresas podem oferecer para uma jornada de compra memorável. O uso da tecnologia na logística trazendo, por exemplo, a rastreabilidade do produto é fundamental, tanto para o consumidor, quanto para a empresa, e o know how do olist e da PAX estão em linha com essa estratégia”, ressalta Dalvi.