Fintech divulgou esse ano um relatório com os seus compromissos ESG para os próximos 5 anos
POR: oliver press
A ONU realizará no dia 25 de abril, o jantar de lançamento do Ambição 2030, com o objetivo de debater ações para a realização de medidas sustentáveis e convidou Fernanda Ribeiro e Sérgio All, fundadores e CCO e CEO, da Conta Black – hub de produtos e serviços financeiros alocados em uma conta digital. A fintech divulgou, esse ano, um relatório com os seus compromissos ESG para os próximos 5 anos. Algumas das metas dele são o controle na emissão de carbono e concessão de crédito baseado em educação financeira.
Segundo Fernanda Ribeiro e Sérgio All, “se reunir com outros profissionais para pensar a sustentabilidade mundial é importante e é um assunto que merece atenção de toda sociedade, principalmente no ambiente empresarial com o avanço das pautas sobre ESG. Hoje, percebemos o quanto a sigla tem sido falada por grandes corporações, mas ainda faltam mais prática por parte de muitas delas. Destacamos também que as pequenas e médias empresas, que ainda não começaram a mapear os seus impactos ambientais, sociais e de gestão, precisam começar”, explicam.
Com o tema “Não temos outra opção, não existe ‘Planeta B’, a Organização das Nações Unidas também convidou outros brasileiros para fazerem parte do lançamento. Também estarão presentes: Jeffrey Sachs, Rachel Maia, Sandra Ojiambo e John Denton.
Compromisso ESG da Conta Black
A fim de apresentar o seu comprometimento com os indicadores ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês), desde a sua fundação, a fintech divulgou o seu compromisso com a pauta para os próximos cinco anos, em janeiro de 2022. Realizado com apoio da SAP Brasil – empresa de softwares para organizações – por meio de um programa de voluntariado, o documento traz as principais metas da fintech.
Com o documento, a Conta Black organiza ainda mais as suas metas e desafios como uma empresa comprometida com a diversidade e o impacto social em diferentes frentes, de forma bastante realista. Entre as medidas estabelecidas estão o controle na emissão de carbono, atividades diretas e indiretas da empresa e concessão de crédito baseado em educação financeira.
Sobre a Rede do Pacto Global da ONU
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.
Apoiadores institucionais da Rede Brasil do Pacto Global: Aegea, Klabin e MRV.
Sobre a Conta Black
Fundada em novembro de 2017 a Conta Black – hub de serviços financeiros e de consumo, alocado em uma conta digital – nasceu com o propósito de atender desbancarizados que não têm acesso a serviços bancários. Destinada a pessoas de todas as classes, a fintech oferece um leque de serviços com foco na educação financeira de seus usuários. O negócio teve início com investimento próprio, tendo recebido investimento-anjo recentemente.
Fernanda Ribeiro e Sérgio All, fundadores e CCO e CEO, da Conta Black
Foto: Divulgação Podcast do Zero ao Topo