Por Jennefer Oliveira
De modo geral, as pessoas estão mais conscientes sobre como seus hábitos impactam o meio ambiente. O consumo sustentável abrange a moda: as vendas de produtos seminovos estão crescendo, o que diminui o consumo de água para a produção das peças; o consumo de carne de origem animal está diminuindo; e a preocupação em usar cosméticos e produtos de cuidado e beleza orgânicos é tendência.
Ainda causa certa dúvida sobre o que são e como são feitos os cosméticos orgânicos: são aqueles cuja cadeia produtiva inteira se pauta na sustentabilidade, por isso é muito mais que produtos com ingredientes orgânicos. Por exemplo, também há o respeito pelo plantio, pelo tempo de cada planta e árvore. Sendo assim, muitas vezes alguns produtos não são encontrados, pois não é o tempo de colheita daquele ingrediente, envolvendo um cuidado maior com a natureza.
Seu processo de produção é diferenciado. Existe um acompanhamento desde a terra da plantação, sem agrotóxicos e pesticidas, até a produção e o processamento de matérias-primas que vão para a indústria, para preparação e embalagem – outro item importante. Algumas embalagens têm o Selo Verde (I am green), ou são feitas de PET reciclado, ou são compensadas e certificadas pelo selo EUReciclo.
Os cosméticos orgânicos trazem a segurança de não ter ingredientes tóxicos que possam causar algum tipo de alergia à pele, ou problemas mais graves como neurais ou gestacionais, proporcionando ao consumidor a certeza de que todos os processos que fizeram parte da cadeia produtiva são ecologicamente corretos e socialmente justos. Eles transmitem o poder da natureza, da pureza da planta e a segurança que não existe nenhum ingrediente usado só por ser mais barato, por exemplo, os parabenos, como em muitos cosméticos convencionais.
Visando trazer benefícios à saúde, esses produtos reduzem as alergias tópicas, diminuem as coceiras e descamações, cumprindo seus propósitos sem o efeito rebote. Em casos de grávidas e lactantes, independentemente do tipo de cosmético a ser utilizado, é importante consultar um especialista, como um dermatologista, principalmente se o produto está sendo comprado para o tratamento de alguma doença específica, também deve ser verificada a composição para pessoas que possam ter sensibilidade a algum componente, uma vez que, embora orgânicos e naturais, não são livres de causar alguma alergia em pessoas com sensibilidades específicas a algum dos componentes. Ademais, seu uso é livre para todas as pessoas.
Buscando estar atento às tendências, consigo pensar em três, no quesito de cosméticos orgânicos:
o O BeutyVerse, uma variante do metaverso, pode começar em alguns lugares para trazer mais experiência para o cliente, através de encontros, palestras, compra de produtos ou contratação de serviços.
o A Beauty Beer pode ter mais relevância neste novo ano, em decorrência de um grupo de pesquisadores italianos afirmar ter descoberto o poder antioxidante de algumas cervejas artesanais. Essa tendência pode andar com a ideia de cosméticos probióticos e fermentados, que também pode ser uma grande novidade para este ano.
o A Beleza Upciclyng também pode estar um pouco mais em alta, muito usada em alguns esfoliantes e sabonetes, e as marcas podem trazer mais essa ideia de usar algo que a indústria alimentícia descartaria, por exemplo, as sementes de goiaba e maracujá. É ecologicamente correto e altamente sustentável para toda a indústria cosmética.
É válido lembrar que, para ser considerado orgânico, o cosmético deve possuir em sua composição ao menos 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas; os outros 5% devem ser água ou outros ingredientes naturais. É importante reforçar que todo produto orgânico é natural, mas nem todo produto natural é orgânico.
Está comprovado que os cosméticos orgânicos são uma tendência. E você, vai aderir?
*Jennefer Oliveira é head de produtos na Use Orgânico, empresa de produtos de beleza, higiene e bem-estar que visa trazer a real saúde – useorganico@nbpress.com
Sobre a Use Orgânico
Criada em 2017, a Use Orgânico nasceu para ser o caminho confiável entre produtos naturais e orgânicos e o consumidor. Através de uma curadoria complexa, oferece mais de 2 mil produtos de 60 marcas, entre cosméticos, corpo e banho, maquiagem, gestante e bebê, mundo pet, aromaterapia, casa e ambiente. A Use Orgânico é referência no mercado por ser transparente na sua operação em todos os momentos. O cuidado se dá na seleção dos produtos, na verificação dos certificados e selos dos fabricantes, na gestão sustentável da empresa e no compartilhamento de conhecimento, para que todos os dias mais e mais pessoas possam fazer melhores escolhas, alicerçadas na educação e no autocuidado.
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