Só neste primeiro ano a plataforma vai conectar cerca de 300 lojistas renomados e otimizar as compras de mais de 50 mil consumidores
POR: Villa Comunicação
Fundada por quatro experientes lojistas do setor, a plataforma foi criada para ser o ponto de encontro das famílias com milhares de lojistas, ávidos por atender bem seus clientes.
A deficiência na conexão digital entre os lojistas, somada à carência de uma solução one stop shop, que otimize a experiência de compra do consumidor, foram os propulsores deste projeto. O principal objetivo é reunir em uma única URL todo o varejo e serviço especializado na jornada de compra, que se inicia com a notícia da gravidez, até o crescimento dos pequenos.
“A ideia surgiu em 2019, mas ganhou força no início da quarentena, quando nós quatro estávamos vivendo na pele aquela situação. Então nos reunimos para debater o que podíamos fazer pelos nossos clientes e por nossos colegas lojistas”, relata Milena Cazentini Matta D’ Ippolito, uma das idealizadoras, e sócia proprietária há 20 anos da Baby Center, uma das lojas-âncoras da startup. “Fazemos questão de refletir, no ambiente online, o mesmo carinho que temos com nossos clientes nas nossas lojas físicas”, diz.
Vantagens para o lojista e para o consumidor
O universo do varejo infantil hoje se divide em três grandes vertentes: lojistas tradicionais e especialistas no varejo físico; marcas consolidadas, mas mal alocadas em grandes marketplaces; e novas marcas e lojas com participação apenas no universo digital.
Estes enfrentam problemas para alcançar audiência digital e gerar tráfego isoladamente, para encantar o consumidor que está em um momento tão especial e necessita de especialistas que facilitem sua jornada. Além dessas questões, muitas vezes não têm um grande portfólio de produtos, com margem para investir em mídia digital e reforçar a conversão em vendas.
“Desde 2019, mergulhamos nos estudos do segmento. Fazemos parte das principais associações do setor e conhecemos de perto o dia a dia e os desafios de todo o ecossistema infantil”, relata Renato Pantaleão, cofundador da plataforma e sócio proprietário, há 17 anos, da Bicho Papão. “Enfim damos vida a essa iniciativa, que vai unir todo o setor”, celebra.
Mais do que reunir tudo em um mesmo “endereço”, a proposta da plataforma é criar uma experiência única para o consumidor, que vai desde uma relação digital mais humanizada entre loja e cliente até uma solução completa de logística, que tem como meta o same day delivery, para atender um público cada vez mais exigente e imediatista.
“O mundo mudou e, com ele, os consumidores também modificaram sua maneira de comprar. As pessoas estão mais sensíveis e ampliando suas percepções. Entender essas transformações drásticas e colocar o consumidor no epicentro de todas as atenções não é mais um diferencial; é um requisito, e, quando se fala em universo bebê e infantil, essas impressões ficam ainda mais evidentes”, ressalta Anny Meisler, da LZ Mini, referência em décor infantil, mobiliário e enxoval, e outra das idealizadoras e sócias da BabyBiz.
A pandemia transformou o comportamento das pessoas, que, a cada dia, se tornam mais receptivas às soluções de conveniência. Diante desse cenário, a tecnologia assume um papel fundamental na vida em sociedade. “É preciso oferecer soluções práticas, rápidas, que apresentem variedade, qualidade e preços justos aos consumidores e competitivos aos lojistas. Esta é a finalidade da BabyBiz”, completa Cinthia Calil Botelho, que compõe o quadro societário da BabyBiz e está à frente da Anjo da Guarda, líder no segmento em São José dos Campos.
Para este primeiro ano de operação, a startup projeta atribuir à plataforma aproximadamente 300 novos sellers, e fidelizar em torno de 50 mil clientes, o que vai garantir à BabyBiz um crescimento mensal de 20%.
*Quem são os empresários e as lojas-âncoras da BabyBiz:
Anny Meisler e David Rodin: sócios da LZ Mini, referência em décor infantil, mobiliário e enxoval, com 3 lojas no Rio de Janeiro.
Milena Cazentini D’Ippolito: sócia proprietária da Baby Center, que há 44 anos é referência do segmento infantil em Ribeirão Preto e região.
Renato Pantaleão: sócio proprietário há 17 anos da Bicho Papão, uma das principais lojas de decoração e mobiliário infantil da capital paulista, também com unidades em Campinas e Sorocaba.
Instagram: @temnababybiz
Site: www.babybiz.com.br